O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

737

O Sr. Conde de Thomar — Não accumula a gratificação?

O orador — Essa sim, accumula legalmente; e desde que essas accumulações são legaes, o Sr. Ministro admira-se, e acha muito extraordinario, que venham fazer opposição por aquillo que está reconhecido pela Lei (apoiados).

Que tambem se fallou nos Ajudantes de ordens, que o digno Par disse — ser uma nuvem que acompanhava o Commandante em Chefe — mas que S. Ex. ignora que todos elles tem o seu logar nos corpos, desde essa época chamada regeneração, e não se faz mais despeza com elles. O digno Par ignora que o proprio orçamento do Ministerio da Guerra, que tinha sido augmentado em virtude dos Officiaes da convenção de Evoramonte, tem actualmente diminuido, e não augmentado; pelo que essa opposição de S. Ex.ª, desfaz-se ao primeiro exame que se fizer do orçamento; porque não basta só confrontar as cifras, é necessario ver tambem porque existem, e a razão porque se elevou a despeza em certas verbas do orçamento do Ministerio da Guerra. Quando se tractar desta questão o Sr. Ministro responderá ainda outra vez sobre este negocio que nunca acaba; mas repetirá pela quarta ou quinta Tez qual foi a razão, altamente politica e apreciada por todos os homens amigos do paiz, porque o Governo intendeu que devia dar um bocado de pão aos individuos que até então não tinham uma verba no orçamento, com quanto tivessem feito grandes serviços á patria (apoiados). Que é daqui que vem o augmento da despeza, e não do numero dos Ajudantes de ordens, que todos tem logar nos quadros do Exercito, o por isso não augmentam aquella verba de despeza (O Sr. Conde de Thomar — Eu mostrarei). S. Ex.ª de certo está ahi para mostrar, mas elle Ministro está tambem para combater as suas asserções, o que faz como póde, e não as deixa sem resposta com toda a conveniencia e dignidade. O Sr. Presidente — A hora já deu. Continúa a mesma ordem do dia na segunda-feira. Eu convido as commissões para que preparem alguns trabalhos, porque não ha sobre a mesa mais objectos para discussão. — Está fechada a sessão.

Eram cinco horas e meia.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão do 1.° de Junho corrente.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Silva Carvalho; Marquez de Fronteira; Arcebispo Bispo Conde; Condes das Alcaçovas, de Arrochella, do Bomfim, do Farrobo, do Fonte Nova, da Louzã (D. João), de Mello, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, e de Thomar; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Algés, de Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Francos, de Laborim, de Nossa Senhora da Luz, de Ovar, e de Sá da Bandeira; Barões de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem, Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, Sequeira Pinto, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Larcher, Silva Costa, Guedes, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, Fonseca Magalhães, e Aquino de Carvalho.