O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

388 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

camara, mande avisar, digo, de que se vae proceder á votação (apoiados).

O sr. Presidente: - Já mandei prevenir os dignos pares que não estão na sala, para saberem que se vae proceder á votação.

(Retiraram-se os srs. ministros, e logo em seguida reuniram os dignos pares que estavam no edificio.)

O sr. Presidente: - Ha duas propostas, e julgo que a do digno par, o sr. marquez de Sabugosa, é a que deve ser votada antes.

O sr. Marquez de Vallada: - Sobre o modo de propor.

O sr. Presidente: - Tem v. exa. a palavra.

O sr. Marquez de Vallada: - Entendo que as propostas devem ser votadas pela ordem em que foram apresentadas, e portanto deve preceder a do sr. Rebello da Silva.

O sr. Presidente: - Desde que indiquei uma fórma, e o digno par propõe outra, á camara é que pertence decidir.

O sr. Marquez de Vallada: - Julgo que o regimento estabelece que seja pela ordem da apresentação.

(Diferentes dignos pares pedem a palavra sobre a ordem, e sobre o modo de propor.)

O sr. Presidente: - Eu entendi que a proposta do digno par, o sr. marquez de Sabugosa, era de tal natureza, que não prejudicando por fórma alguma a do digno par, o sr. Rebello da Silva, não só se não dava inconveniente em ser votada antes, mas até conviria mais; e por isso competindo-me reger os trabalhos d'esta camara, indiquei o que me parecia melhor (apoiados); mas desde que ha questão, e que alguns dignos pares não concordam commigo, decida a camara por uma votação como é que quer que eu proponha.

O sr. Rebello da Silva (sobre a ordem): - Para poupar tempo, visto o adiantamento da prorogação, proponho que se vote pela ordem em que foram para a mesa as propostas.

O sr. Presidente: - Consulto a camara.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a proposta do sr. Rebello da Silva para se votar.

Leu-se na mesa a dita moção de ordem, que é do teor seguinte:

"A camara, acatando a prerogativa da corôa, emitte o voto de que na governação do estado sejam religiosamente mantidos sempre os principios da monarchia representativa, e fielmente respeitada a autonomia do paiz, não se adiando a actual sessão, nem encerrando o governo o parlamento sem que sejam discutidos e approvados o orçamento do estado e as medidas necessarias para se obter o equilibrio indispensavel entre a receita e a despeza publica, depois das promessas ainda não cumpridas do ministerio, passa á ordem do dia.

"Sala da camara, em 9 de agosto de 1869. = Rebello da Silva."

O sr. Fernandes Thomás: - Antes de se votar.

O sr. Presidente: - Tem v. exa. a palavra.

O sr. Fernandes Thomás: - Parecia-me conveniente dividir em duas partes (Vozes:-não, não). Digo a rasão; e vem a ser que póde haver quem não duvide votar a primeira parte, mas não queira votar pela segunda.

O sr. Presidente: - Consulto a camara sobre o pedido que faz o digno par.

Foi rejeitada esta moção.

Feita a chamada:

Disseram approvo os srs. Marquezes, de Alvito, de Ficalho, de Fronteira, de Sousa Holstein, de Vallada; Condes, das Alcaçovas, d'Avila, de Avillez, de Peniche, da Praia, de Rio Maior, de Sobral, de Fonte Nova; Viscondes, de Al-meidinha, de Seabra; Mello e Carvalho, Montufar Barreiros, Ferrão, Pessanha, Pinto Bastos, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Vaz Preto, Jayme Larcher, Ferrer.

Disseram rejeito os srs. Marquezes, de Sabugosa, de Vianna; Condes, de Castro, de Fornos, de Lavradio; Visconde de Benagazil; Mello e Saldanha, Rebello de Carvalho, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Baldy, Menezes Pitta, Fernandes Thomás.

Sendo portanto approvada a proposta do sr. Rebello da Silva por 25 votos contra 13.

O sr. Presidente: - Está portanto approvada a proposta por 25 votos e rejeitada por 13 votos.

Leu se na mesa a proposta do sr. marquez de Sabugosa que e do teor seguinte:

"A camara dos pares protesta energicamente contra a propaganda republicana federalista iberica, que se pretende fazer no paiz, bem como contra o meio pela mesma usado de se inculcar, apoiando o governo portuguez. = Marquez de Sabugosa.

Foi approvada unanimemente.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para amanhã são os pareceres impressos e já distribuidos, com os n.ºs 23, 24 e 20.

Está levantada a sessão.

Eram mais de seis horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 9 de agosto de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Alvito, de Ficalho, de Fronteira, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Sousa Holstein, de Vallada, de Vianna; Condes, das Alcaçovas, d'Avila, de Avillez, de Fonte Nova, de Fornos, de Peniche, da Praia da Victoria, de Rio Maior, do Sobral; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Almeidinha, de Benagazil, de Fonte Arcada, de Seabra, da Silva Carvalho; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Rebello de Carvalho, Montufar Barreiros, Pereira de Magalhães, Silva Ferrão, Larcher, Moraes Pessanha, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Baldy, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Preto Greraldes, Menezes Pitta, Fernandes Thomás, Ferrer.