O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 19 DE JULHO DE 1887 705

posta, e como o digno par disse que o sr. Fontes, que era então o presidente do conselho, respondendo a um deputado signatario da proposta, que hoje é membro d'esta camara, lhe dirigira expressões acres, talvez mesmo offensivas; desejava eu que o sr. Camara Leme declarasse a quem se refere, porque dos signatarios d'essa proposta ha tres que têem hoje assento n'esta camara, em cujo numero entro eu.

Desejava que o sr. Camara Leme tivesse a bondade de me dizer qual é o digno par a que s. exa. se referiu, e que é um dos signatarios da moção apresentada na camara dos senhores deputados em 1873 pelo sr. Saraiva de Carvalho. S. exa. referiu-se a um deputado que tem agora assento n'esta camara.

O sr. Bandeira Coelho: - O digno par, o sr. Francisco de Albuquerque, não estava presente quando o facto se passou, mas eu estava. Eu sou um dos signatarios d'essa moção apresentada pelo sr. Saraiva de Carvalho.

O digno par, o sr. Camara Leme, referindo-se a ella, disse que havia n'esta casa um digno par que por essa occasião fazia parte da outra casa do parlamento, e proferira umas palavras acres contra o sr. Fontes, o qual lhe respondêra que desviava as suas insinuações com a ponta do pé.

Foi isto o que s. exa. disse.

O sr. Presidente: - Eu tenho a observar ao digno par que a sessão não está prorogada.

O sr. Francisco de Albuquerque: - É apenas uma explicação.

Vozes: - Falle, falle.

O sr. Camara Leme: - V. exa. dá-me a palavra?

O sr. Franzini: - Lembro a v. exa. que eu pedi a palavra na qualidade de relator do projecto Este incidente é completamente estranho ao assumpto que está em discussão.

O sr. Presidente: - O digno par, o sr. Francisco de Albuquerque, pediu a palavra para antes de se encerrar a sessão.

Vae ler-se uma mensagem vinda da camara dós senhores deputados.

Leu-se na mesa a seguinte mensagem:

Um officio da presidencia da camara dos senhores deputados, remettendo a proposição de lei, que tem por fim fixar o contingente de recrutas para o serviço do exercito, da armada e da guarda fiscal no corrente anno.

Foi remettido á commissão de guerra.

O sr. Franzini: - E eu pedi a palavra para dizer alguma cousa que tinha relação com o projecto que se discute.

Eu sou o primeiro inscripto.

O sr. Camara Leme: - Sr. presidente, eu quando me referi á moção apresentada na camara dos senhores deputados pelo sr. Saraiva de Carvalho, não quiz censurar ninguem, referi apenas um facto historico e nada mais.

Referi-me a um deputado que n'essa occasião fallou sobre o assumpto da moção, e disse que havia um collega n'esta camara.

(Interrupção que se não percebeu.)

O Diario das sessões da camara dos senhores deputados diz o seguinte com respeito á sessão de 4 de março de 1873:

(Leu.)

Foi a isto que me referi.

O sr. Fontes viu n'esta moção uma insinuação, e declarou a que calcava aos pés.

(Interrupção que não se percebeu.)

Eu não me referi a ninguem. Não fallei no nome do deputado. Aqui tem v. exa. os meus apontamentos.

V. exa. póde consultar o Diario das sessões da camara dos senhores deputados.

Sr. presidente, eu não - faço insinuações a ninguem, estou velho para acceitar os conselhos do digno par, por quem tenho muita sympathia e estima. Parecia-me melhor que s. exa. d'esse esses conselhos ao sr. ministro da fazenda, um amigo que ainda n'uma das sessões passadas se referiu a certa autocracia financeira, o que podia parecer uma insinuação a um caracter respeitavel e a um talento brilhante d'esta camara.

O sr. Francisco de Albuquerque: - Estou plenissimamente satisfeito com o que acaba de dizer o digno par, o sr. Camara Leme; entretanto, poucas palavras direi para rectificar um pouco os factos.

Não é exacto que o sr. Candido de Moraes fosse um dos signatarios da moção, nem é exacta a resposta que se attribue ao sr. Fontes.

Quando se apresentou a moção, o sr. presidente do conselho pediu á camara que a acceitasse á discussão, porque ella envolvia a sua honra e a sua dignidade, e desejava dizer sobre ella algumas palavras.

Por essa occasião o sr. presidente do conselho, sem se dirigir a deputado algum, declarou o seguinte:

(Leu.)

Estas foram as expressões de s. exa.

Agora com relação a referencias ao actual governo, eu não terei duvida nenhuma em me associar a qualquer moção que s. exa. queira apresentar á camara para censurar os srs. ministros pelo seu procedimento, se elles estiverem nas mesmas condições em que se acharam aquelles a que em 1873,se dirigia a moção; quando se pretender accusar alguns dos srs. ministros apresente se a accusação clara e franca e acabe-se por uma vez com todas as reticencias que são...

O sr. D. Luiz da C amar a Leme: - Eu não fiz reticencias. Não acceito conselhos de s. exa., nem preciso d'elles para cousa nenhuma.

O Orador: - V. exa. está intrepretando mal as minhas palavras. Já disse que estava satisfeito com o que v. exa. disse e não me referia a v. exa. no que acabei de dizer e nem nunca tive pretensão de lhe dar conselhos; exponho a minha opinião como sei e como entendo.

O sr. Presidente: - Este incidente está terminado. A proxima sessão será amanhã, e a ordem do dia a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e vinte minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 19 de julho de 1884

Exmos. srs.: Antonio José de Barros e Sá; Condes, de Alte, do Bomfim, de Castro, da Folgosa, de Linhares, de Magalhães, de Paraty; Viscondes, de Arriaga, de Benalcanfor, de Carnide, de S. Januario, da Silva Carvalho; Barão de Salgueiro; Adriano Machado, Braamcamp Freire, Quaresma, Sousa Pinto, Silva e Cunha, Antunes Guerreiro, Henriques Secco, Pequito de Seixas, Costa Lobo, Carlos Bento, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Cardoso de Albuquerque, Francisco Cunha, Ressano Garcia, Barros Gomes, Henrique de Macedo, Melicio, Valladas, Vasco Leão, Andrada Pinto, Gusmão, Braamcamp, Barjona de Freitas, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Ayres de Gouveia, Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, Lobo d'Avila, Ponte Horta, Mello Gouveia, Sá Carneiro, José Pereira, Silvestre Ribeiro, Sampaio e Mello, Bocage, Camara Leme, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, M. Osorio Cabral, D. Miguel Coutinho, Thomás de Carvalho, Serra e Moura.

Redactor = Carrilho Garcia.