O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

756

representava umas certas idéas e um certo pensamento. Que porém o Sr. Ministro do Reino tinha apresentado sir Robert Peel e Canning para provar a sua proposição de que os pensamentos e as idéas nem sempre passam e acabam com a morte daquelles que as apresentaram, porque Mr. Canning representava as idéas da liberdade das nações, e estas idéas não se haviam perdido com a sua morte, nem as da liberdade de commercio proclamadas por sir Robert Peel com quanto este deixasse de existir. Que era isto o que ambos tinham dito, mas que o digno Par intendeu dever confundir;

Que o digno Par ainda insistiu nessa tal ou qual despeza que o Thesouro ia fazer com a approvação deste projecto; e que não só insistiu, mas que até chorou e suspirou por uma época, que já lá vai, em que o Parlamento discutiu por espaço de oito dias sobre o ordenado de um continuo de Secretaria! Ainda bem que essa época, pela qual o digno Par chorou e suspira, já lá vai! ainda bem que hoje o Parlamento se occupa de questões mais elevadas! ainda bem que hoje encara este projecto como um assumpto de interesse e conveniencia publica, sem fallar nesses poucos de centos de mil réis de despeza que o Thesouro fará com a Presidencia do Conselho de Ministros sem pasta! Que o digno Par não só chorou e suspirou por esse antigo systema, mas que até lhe deu as honras de escola! É muito! Pois essa escola (para S. Ex.ª) morreu, e morreu felizmente, e julga o orador que para nunca mais voltar! Morreu felizmente, e entoemos-lhe o requiescat in puce em nome dos bons e dos verdadeiros principios parlamentares! Hoje já se não discute se uma verba é mais augmentada com cincoenta ou sessenta mil réis, como outr'ora com o ordenado de um continuo de Secretaria; hoje de que se tracta é de saber se os serviços são uteis, e se são exigidos pelas imperiosas necessidades publicas; porque o que se quer é que os funccionarios sejam remunerados como o exige o seu serviço e as conveniencias publicas: é isto o que se examina; é esta a escola que hoje se segue; e não essa pela qual o digno Par tanto chorou.

Ao concluir disse o orador que o digno Par não tinha atacado, nem insultado os individuos nomeados para a commissão de Paris, o que diria em satisfação á reclamação de S. Ex.ª, mas disse que elles haviam sido nomeados por influencias particulares, e não porque nisso fosse o bem publico, praticando-se assim um completo patronato! E por isso que o Sr. Ministro tractára de fazer vêr á Camara que o Governo havia nomeado para aquella commissão unicamente os homens que um jury competente tinha julgado os mais capazes para fazerem parte della; que foram um lente de mecânica da escola polytechnica, um lente de chimica da mesma escola, e um lente do instituto industrial, os quaes são de certo os mais aptos e proprios para irem examinar todas essas machinas e instrumentos aperfeiçoados destinados á industria e á agricultura; e não para irem fazer esses exames unicamente no local da exposição de Paris, mas para irem faze-los nas officinas, nas fabricas, nos arsenaes, e onde esses trabalhos estão mais adiantados e aperfeiçoados, a fim de que fazendo depois um relatorio baseado sobre os seus estudos e observações, o Governo podesse resolver convenientemente as grandes questões que tanto interessavam á prosperidade e riqueza deste paiz.

O Sr. Presidente — Ámanhã (5 do corrente) continúa a mesma ordem do dia. — Está fechada a sessão. — Eram cinco horas e meia da tarde.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão de 4 do corrente.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Silva Carvalho; Marquezes de Fronteira, de Minas, e de Vallada; Arcebispo Bispo Conde; Condes das Alcaçovas, de Arrochella, do Bomfim, do Farrobo, de Fonte Nova, da Louzã (D. João), de Paraty, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, do Sobral, de Thomar, e de Vimioso; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Algés, de Athoguia, de Balsemão, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Francos, de Laborim, de Nossa Senhora da Luz, de Ovar, e de Sá da Bandeira; Barões de Chancelleiros, de Pernes, e de Porto de Moz; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Sequeira Pinto, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Larcher, Silva Costa, Guedes, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, Fonseca Magalhães, e Aquino de Carvalho.

Rectificação. — Na pag. 732, col. 4.ª do Diario n.° 137, de 13 do corrente, onde se lê = Extracto da sessão de 29 de Maio = deve ler-se = Extracto da sessão do 1.º de Junho.