O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1958

CAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÃO DE 20 DE JULHO DE 1861

PflESIDEJVCIA DO EX SK. VISCONDE DC LABORIM VICE PRESIDENTE

, . ,. (Conde de Mello

becretanos: os dignos pares}Conde de pcn;che

(Presentes, os ex.m0" srs. presidente do conselho e ministros ãa fazenda, guerra e marinha.)

As tres horas da tarde, achando-se presente numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da antecedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

O sr. Secretario: — Participo que os srs. marquez de Vallada e barão de Pernes não podem comparecer á sessão por incommodo de saúde.

O sr. Conde do Bomfim: — Sr. presidente, peço licença a v. ex.a e á camará para ler um artigo que vem no Jornal do Commercio de hontem, no qual se inscreve um projecto sobre melhoramentos do exercito, projecto que não è •meu, mas que adopto e mandarei para a mesa.

V. ex.* e a camará hão de conhecer até certo ponto, que o nosso exercito está extremamente reduzido, e é preciso olhar-se para isso. A um dos srs. ministros ouvi eu aqui dizer que estamos nas melhores relações com os nossos vasinhos. Não precisa o nobre ministro do meu testemunho, como auctoridade de um districto limitrophe, para confirmar a sua afirmativa. Nào obstante isso, não devemos deixar de cuidar em ter as cousas no pé em que devem estar para que a independência nacional seja mantida devidamente e a ordem publica se conserve no estado em que deve estar. No visinho reino não se descuidam d'isto, e ainda ultimamente, ali mandaram-se fazer 300:000 armas raiadas, do systema moderno, e'2:000 peças, também do mesmo systema. Nós temos mandado vir aquellas que as forças do nosso thesouro têem permittido que venham. Sobre isso hão de produzir-se alguns esclarecimentos indubitavelmente necessários para quando se trate de pôr em acção o plano que passo a ler no Jornal ão Commercio, como já disse.

«Sr. redactor.— O artigo junto, relativo a augmento de soldos, gratificações e prets do exercito, erá destinado para a Revista Militar, mas não pôde ser publicado no numero d'esta quinzena. Em consequência vou rogar av. o especial favor de publicar no seu periódico o dito artigo.— De v. etc. Lisboa, 17 de julho de 1861.= £uíz Travassos Valdez.

Augmento de soldos, gratificações e pret ao exercito

c(É reconhecida a insuficiência dos vencimentos dos officiaes e praças de pret do exercito em serviço activo. Os sol-