O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 405

Mas como se póde prever?

Parece-me que é acautelando-o e garantindo-o.

Sr. presidente, pelo que toca ao emprestimo a effectuar eu tenho apenas de fazer uma ligeira consideração a respeito do typo desse emprestimo.

Eu peço auctorisação para realisar o emprestimo no typo que julgar mais conveniente, porque, embora se me afigure um dos typos favoravel, todavia circumstancias podem dar-se no mercado, propostas podem ser feitas que determinem a escolha de um ou outro typo, e eu não desejo ficar preso e não ter a faculdade de me determinar pelas condições do mercado, respondendo pelo que fizer perante as côrtes. Isto quanto aos typos.

Quanto ás mais considerações que s. exa. fez a respeito da nossa situação financeira eu estou perfeitamente de accordo.

O digno par disse que nós devemos ter em muita attenção os encargos da nossa divida, e que devemos olhar com todo o cuidado para as nossas despezas. De accordo.

O digno par leia o meu relatorio que eu publiquei e lá encontra manifestamente a minha opinião a respeito da divida fluctuante em 1879, 1880 e 1883, e verá s. exa. que houve uma pequena differença, apesar dos emprestimos que se realisaram desde então para cá.

Depois disso, digo eu.

(Leu.)

Qual é a norma do digno par? Administrar e não lançar novos impostos: eu trouxe ao parlamento propostas para corrigir alguns impostos, mas não apresentei novos impostos; e para administrar apresentei a mais importante medida dos negocios de administração de fazenda - a remodelação dos serviços aduaneiros.

Assim, pois, se administrar é a primeira norma de um governo, e eu trago esta medida de administração, creio que posso confiar no apoio do digno par e da camara para esta medida, a fim de levar por diante o meu pensamento.

O sr. Presidente: - A primeira sessão é amanhã: continua a mesma ordem do dia.

Está fechada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 24 de abril de 1884

Exmos. srs. João de Andrade Corvo; Duque de Palmella; Marquez de Vallada; Condes, de Alte, do Bomfim, da Borralha, de Cabral, do Casal Ribeiro, de Ficalho, de Gouveia, de Margaride, de Rio Maior; Viscondes, de Arriaga, de Asseca, de Bivar, de S. Januario, de Monte São, de Moreira de Rey, de Soares Franco, de Villa Maior; Ba-r5es, de Santos, de Ancede; Aguiar, Pereira de Miranda, Barros e Sá, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Palmeirim, Bernardo de Serpa, Montufar Barreiros, Francisco Cunha, Henrique de Macedo, Larcher, Martens Ferrão, Pestana Martel, Gusmão, Gomes Lages, Baptista de Andrade, Ponte Horta, Mello Gouveia, Silvestre Ribeiro, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu, Thomás de Carvalho, Costa e Silva.