O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

793

EXTRACTO DA SESSÃO DE 4 DE JUNHO.

As duas horas e meia da tarde occupou a cadeira da presidencia S. Ex.ª o Digno Par Visconde de Algés, vice-Presidente supplementar, acompanhado unicamente pelo Digno Par Secretario, o Sr. Conde da Louzã (D. João).

Feita a chamada pelo Digno Par 1.° Secretario, verificou este, que estavam presentes 35 Dignos Pares.

O Sr. Presidente — Está aberta a sessão; mas visto não se achar presente o Digno Par 2.° Secretario, nem algum dos Srs. Vice-Secretarios, convido o Digno Par o Sr. Margiochi a tomar logar na Mesa, até que possa ser dispensado disto, por apparecer alguem a que de direito pertença substitui-lo.

O Digno Par o Sr. Margiochi passou a lêr a acta da sessão de hontem, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Presidente — Peço a attenção da Camara. Não ha correspondencia, nem objecto algum de ordem do dia, nos termos de poder ser discutido....

O motivo por que a Camara não funccionou hontem, é o mesmo pelo qual não funcciona hoje, e por em quanto não se sabe quando poderá funccionar. Se a Camara não se oppõe, determino que a primeira sessão seja quando se indicar aos Dignos Pares, avisando-os. por circular em suas casas.

O Sr. Conde de Thomar — V. Ex.ª concede-me a palavra para fazer uma declaração?

O Sr. Presidente — Tem o Digno Par a palavra.

O Sr. Conde de Thomar — Eu, acho que estamos em uma crise, que torna da maior conveniencia que nos reunamos todos os dias (O Sr. Barão de Porto de Moz — apoiado); muito embora não haja objecto para discutir, por falta de Ministros; mas é possivel que de um momento para outro haja conveniencia e necessidade de que ambas as Camaras estejam reunidas (apoiados).

Na Camara dos Senhores Deputados, creio eu, que se resolveu haver reunião todos os dias seguidos, em quanto se não determina o contrario; parecia-me pois que este exemplo era digno de ser aqui seguido; e é de toda á conveniencia. Se V. Ex.ª pois quer tomar em consideração estas minhas reflexões, eu muito o estimarei, porque me parece que a Camara concorda em que assim se proceda (apoiados).

O Sr. Presidente — Eu em todo o caso havia de consultar a Camara; e portanto, em vista da manifestação que teve logar, vejo que ella quer reunir-se todos os dias, em quanto não fôr determinado o contrario. Nesta conformidade, pois, haverá sessão ámanhã; e a de hoje está fechada por não haver objecto de que a Camara se possa agora occupar (apoiados).

Levantou-se assim a sessão, sendo perto de tres horas da tarde.

RELAÇÃO DOS DIGNOS PARES PRESENTES NA SESSÃO DE 4 DO CORRENTE.

Os Srs. Duque da Terceira; Marquezes de Castello Melhor, de Fronteira, de Minas, de Niza, da da Ribeira Grande, e de Vallada; Arcebispo de Evora; Condes das Alcaçovas, de Alva, dos Arcos, do Casal, da Louzã (D. João), de Paraty, de Penamacor, de Peniche, de Samodães, do Sobral, de Terena, de Thomar. e de Villa Real; Bispos do Algarve, de Beja, e de Bragança; Viscondes de Algés, de Balsemão, de Benagazil, de Castellões, de Castro, de Fonte Arcada, de Francos, da Granja, de Laborim, de Podentes, e da Villa da Praia; Barões de Arruda, de Chancelleiros, das Larangeiras, de Porto de Moz, e da Vargem; Sequeira Pinto, Pereira de Magalhães, Ferrão, Margiochi, Almeida Proença, Moraes Pessanha, Osorio e Sousa, Aguiar, Larcher. Silva Costa, José Maria Grande, Duarte Leitão, Serpa Machado, e Aquino de Carvalho.