O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

818

que das suas repartições veio já a declaração official, de que não existem alli provas algumas de corrupção contra o Ministerio de 18 de Junho; fica, portanto, subsistindo a minha accusação contra o Sr. Duque de Saldanha, e contra o Sr. Visconde d'Athoguia. Se me pedirdes as provas, dir-vos-hei, que existem duas accusações, uma com a data de 1831, feita pelo Duque de Saldanha, outra em 1855, feita pelo Conde de Thomar: a vossa accusação, por mais antiga, tem de ser provada em primeiro logar, e eu vos empraso para apresentar as provas (muito bem — apoiados).

Finalmente, considerando que esta discussão é enfadonha e desagradavel, parece-me dever dar-me por satisfeito. Mas o que admira é que um homem tão insignificante, esteja todos os dias sendo o objecto de todos os artigos de todos os jornaes, dos discursos dos Ministros todos, das conversações diarias, dos discursos estudados por sete dias, como o que hoje se viu com todos aquelles adubos requentados (riso). Tudo isto é o que realmente me causa verdadeira admiração e espanto!

Eu pasmo! Pois é preciso gastar tanta polvora com aquillo que não vale nada!! Um homem destes protocollisado (como disse o Sr. Ministro do Reino), e então por potencias tão fortes, como aquellas que estão na Criméa, questionando o poderio da Russia!!

Eu realmente tenho por costume não me dar mais importancia do que aquella que preza qualquer homem de bem, e de uma intelligencia clara; mas quando vejo tudo isto, tanto trabalho, tanta batalha, tanta canceira, tanta perseguição tanta hostilidade, tantas apprehensões, quando isto tudo vejo, não posso deixar de concluir, que, pelo menos, os meus inimigos me dão grande importancia (muitos apoiados repetidos, e vozes — muito tem, muito bem).

O Sr. Presidente — Tem a palavra o Sr. D. Carlos.

O Sr. Carlos Mascarenhas — Cedo da palavra, visto não estar presente o Sr. Ministro do Reino, na presença da qual eu desejo dar a minha explicação.

O Sr. Presidente — Vai entrar-se na discussão do projecto na sua especialidade.

O Sr. Visconde de Algés — Peço a palavra sobre a ordem.

O Sr. Presidente — Tem V. Ex.ª a palavra.

O Sr. Visconde de Algés — Disse que faltava muito pouco para dar a hora, e fechar-se a sessão; e que depois do que hoje se tem passado nesta Camara não lhe parecia que as cabeças e os animos dos dignos Pares estivessem dispostos, e com a placidez necessaria, para entrarem agora na discussão de um assumpto tão serio, como é o que está dado para ordem do dia; que além desta razão ainda ha outra, e é que a discussão exige que esteja presente o Governo (apoiados). O digno Par tenciona tomar parte na discussão em especial deste projecto, e desde já declara, que para combater o digno Par o Sr. Conde de Thomar, mas doutrinalmente: porém que em vista das razões que acabava de dar intendia ser conveniente que se não abrisse agora a discussão na especialidade (muitos apoiados).

Tendo a Camara concordado em que se levantasse a sessão;

O Sr. Presidente deu para ordem do dia da sessão de segunda-feira (18); na 1.ª parte, a discussão sobre a especialidade da proposição de lei n.° 209; e na 2.ª parte, os pareceres n.ºs 230 e 231, sobre os projectos n.ºs 192 e 219, da Camara dos Srs. Deputados.

Eram quatro horas e meia da tarde.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão de 16 do corrente.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Silva Carvalho; Marquez de Fronteira; Arcebispo Bispo Conde; Condes da Arrochella, do Bomfim, de Fonte Nova, da Louzã (D. João), de Mello, de Peniche, da Ponte, de Rio Maior, da Taipa, e de Thomar; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Algés, de Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Francos, de Laborim, de Nossa Senhora da Luz, de Monforte, e de Sá da Bandeira; Barões de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Sequeira Pinto, Aguiar, Larcher, Guedes, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, e Aquino de Carvalho.