O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.º 59

EM 26 DE MAIO DE 1903

Presidencia do Exmo. Sr. Luis Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Visconde de Athouguia
Fernando Larcher

SUMMAR10 : - Leitura e approvação da acta. - Expediente.- O Digno Par Sebastião Baracho trata da questão das carnes. Responde a S. Exa. o Sr. Presidente do Conselho. - O Digno Par Mendonça Côrtez chama a attenção do Governo para os successivos desastres occasionados pelos carros da tracção electrica, e pede que se realize a interpellação respeitante á insubordinação em infantaria 18.- O Sr. Presidente diz que essa interpellação se realizará, quando isso seja compativel com a boa ordem dos trabalhos parlamentares.

Ordem do dia - Continuação da discussão do parecer n ° 47, que interpreta algumas disposições do Codigo Civil.-Conclue o seu discurso, começado na sessão anterior, o Digno Par Antonio de Azevedo Castello Branco. - Usa em seguida da palavra o Digno Par Jacinto Candido, que apresenta e justifica uma proposta. - É admittida, e fica em discussão juntamente com o projecto. - O Digno Par Arthur Hintze Ribeiro requer que a sessão seja prorogada até se votar o projecto em discussão. Este requerimento foi approvado.- Replica ás considerações do Digno Par Jacinto Candido o Digno Par Pereira e Cunha. - O Sr. Presidente nomeia a deputação que tem de apresentar a Sua Majestade El-Rei alguns decretos das Côrtes Geraes. - O Sr. Presidente do Conselho participa que o Augusto Chefe do Estado se digna receber a deputação que o Sr. Presidente acaba de nomear, na proximo quinta feira pela 1 e meia da tarde. - Depois de uma pergunta do Digno Par Eduardo José Coelho, a que responde o Sr. Ministro da Justiça, é o projecto em ordem do dia approvado, tanto na generalidade, como na especialidade, sem prejuizo das emendas que foram á commissão. - Encerra-se a sessão, e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Ás 2 horas e meia da tarde, verificando-se a presença de 22 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Sr. Ministro da Guerra, sobre documentos pedidos pelo Digno Par Sebastião Baracho.

A secretaria.

O Sr. Mendonça Côrtez: - Pede ao Sr. Presidente a fineza de consultar a Camara sobre se permitte que elle, orador, use da palavra antes da ordem do dia para tratar de um negocio urgente.

O Sr. Sebastião Baracho - Aproveita a presença do Sr. Presidente do Conselho, para dizer a S. Exa. que num dia proximo interpellará S. Exa. sobre assumptos relativos ás Camaras de Miranda do Corvo e de Penella e sobre questões respeitantes a Lousada.

Não pode tratar extensamente d'este assumpto na presente occasião, mas

apontará que as camaras dos dois primeiros concelhos a que alludiu ainda não têem o seu orçamento approvado.

Em proximo opportunidade, pois, tratará de assumptos respeitantes a estes tres concelhos: Penella, Miranda do Corvo e Lousada; e, neste aviso, obedece mais uma vez ao systema de não colher de improviso os Srs. Ministros sobre as questões de que deseja occupar-se.

Posto isto, vae tratar da questão das carnes, o mais rapidamente que lhe seja possivel, porque não dispõe de tempo sufficiente para a versar a fundo, nesta occasião; mas referir-se-ha a ella largamente ainda antes do encerramento d'esta sessão legislativa.

Por agora dirá que este assumpto poderá alargar-se até ao ponto de, segundo é notorio - e não viu a noticia desmentida -, converter-se em questão diplomatica, visto que teve de intervir uma nação estrangeira.

A questão não pode considerar-se liquidada e, antes pelo contrario, peora, as circunstancias em que se encontrava o consumidor, prejudica a agricultura, aggrava a situação dos cortadores e offende a moralidade, como elle, orador, pode provar, se bem que perfunctoriamente, porque não tem tempo para mais, nas considerações que vae ter a honra de submetter á ponderação da Camara.

Pelo que respeita ás reclamações de caracter diplomatico limita-se a mandar para a mesa um requerimento concebido nos seguintes termos:

"Requeiro que, pelo Ministerio dos Negocios Estrangeiros, me seja enviada com urgencia copia da correspondencia trocada entre aquella secretaria de Estado e a chancellaria de Hespanha, ou seu Ministro nesta corte, correspondencia respeitante á questão das carnes e tarifas correlativas. - Sebastião Baracho".

Deseja que lhe sejam enviados com a possivel brevidade estes documentos para usar d'elles antes de terminar a actual sessão legislativa; mas se elles não vierem, ou se lhe não for dada qualquer informação correspondente ao pedido, faz saber desde já que isso não obstará a que trate do assumpto.

É sempre seu desejo proceder correctamente, e é por isso que solicita os esclarecimentos mencionados no seu requerimento tornando responsavel quem