O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

831

presidencia do Conselho: quando forem necessarios, que hão de sair das repartições do Estado, sem mais retribuição alguma.

O Sr. Conde de Thomar — Como elle orador havia já declarado que não teria duvida em se dar por satisfeito com uma declaração cathegorica dos Srs. Ministros, pede licença para retirar o additamento, desejando que se tome nota na acta de qual foi a declaração do Governo (apoiados).

A Camara conveiu em que se retirasse o additamento; e approvou que se mencionasse na acta a declaração feita pelo Sr. Ministro.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Eu desejava que o Sr. Ministro do Reino houvesse de dar a sua opinião sobre a pergunta que vou fazer, e é, se S. Ex.ª intende que o Presidente do Conselho de Ministros póde exercer qualquer emprego publico, que seja dependente de qualquer dos outros Ministros, sem inconveniencia do serviço?

O Sr. Ministro do Reino — Quando por ventura se chegar a tractar desta questão, eu prometto ao digno Par que hei-de dar a minha opinião; mas agora não a dou, porque S. Ex.ª me perdoará que lhe diga que não é esta realmente a occasião para isso (apoiados).

O Sr. Visconde de Fonte Arcada — Eu devo dizer a S. Ex.ª que não me satisfaz a resposta que deu. S. Ex.ª póde dar a resposta que quizer, mas eu, fazendo uma interpellação, posso dizer se me contento, ou não com a resposta (apoiados).

O Sr. Presidente — Ninguem mais tem a palavra, portanto vou pôr á votação o artigo 3.°

3.° Foi approvado.

4.° Approvado.

5.º Approvado, e a mesma redacção.

O Sr. Presidente — Lembro ás commissões que é muito necessario aproveitarem o dia de ámanhã para se apromptarem alguns pareceres.

O Sr. Visconde de Algés — Eu, se V. Em.ª me dá licença, mando já para a Mesa um parecer da commissão de administração publica sobre objecto de importancia. Era Relator o Sr. José Maria Eugenio, que não se acha presente, mas para se ganhar tempo se a Camara concorda póde mesmo assim tomar-se conta do parecer para se mandar imprimir (apoiados).

O Sr. Presidente — A sessão seguinte será na quarta-feira, e a ordem do dia os mais projectos que já vinham para a de hoje. — Está levantada a sessão.

Passava das cinco horas e meia.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão de 18 do corrente.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Silva Carvalho; Marquezes de Fronteira, e de Vallada; Arcebispo Bispo Conde; Condes das Alcaçovas, da Arrochella, do Bomfim, de Fonte Nova, da Louzã (D. João), de Mello, de Mesquitella, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, e de Thomar; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Algés, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Francos, de Laborim, de Nossa Senhora da Luz, de Monforte, e de Sá da Bandeira; Barões de Chancelleiros, de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Sequeira Pinto, Ferrão, Aguiar, Larcher, Guedes, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, Fonseca Magalhães, e Aquino de Carvalho.