O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1196

CAMARA DOS DIGNOS PARES

EXTRACTO DA SESSÃO DE 11 DE AGOSTO.

Presidencia do ex.mo Sr. Visconde de Laborim, vice-presidente.

Secretários os srs. Conde da Louzã (D. João)

Conde de Linhares.

Sendo duas horas e meia da tarde fez-se a chamada, e não havendo ainda numero legal de Dignos Pares para se abrir a sessão

O Sr. Marquez de Vallada lembrou que tinha pedido hontem a palavra antes da ordem do dia, para dirigir algumas perguntas ao illustre Presidente do Conselho, mas comparecendo S. Ex.ª quando se discutia uma lei importante, alguns dos Dignos Pares pediram-lhe para não usar da palavra então, ao que elle orador annuiu por cortezia para não interromper a discussão, reservado para quando fossem discutidos todos os artigos do projecto, dirigir então as suas perguntas ao Sr. Presidente do Conselho; mas que. quando acabou a discussão, a Camara estava fatigada tinha dado a hora, e não lhe parecia opportuno usar da palavra; dirigiu-se pois ao Sr. Presidente do Conselho, e pediu a S. Ex.ª que tivesse a bondade de dizer se effectivamente podia comparecer na sessão de hoje?... S. Ex.ª comprometteu-se a isso, e auctorisou o mesmo para dizer que hoje havia de comparecer na Camara para isso. Em virtude disto, pede agora a palavra para lembrar á Camara esta circumstancia, afim de que se lhe conceda a palavra logo que entrar o Sr. Presidente do Conselho, qualquer que seja a ordem do dia, quer antes, quer depois della, porque hoje não cede de fórma alguma do seu direito (apoiados), mesmo porque não ha lei nenhuma importante que seja perturbada pelo uso que faça da palavra. O Sr. Presidente — Digo a V. Ex.ª que, independente das observações que acaba de fazer, logo que chegasse o Sr. Presidente do Conselho, havia de cumprir o meu dever.

O Sr. Marquez de Vallada - Agradeço a V. Ex.ª

O Sr. Marquez de Ficalho— O Sr. Ministro do Reino ficou de vir hoje aqui, e nós devemos esperal-o por causa desta lei dos cereaes. O Governo não póde deixar de ficar armado desta medida, que se torna muito urgente, visto que as noticias que vão chegando são cada vez mais aterradoras.