O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

815

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 6 DE JUNHO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha.

Secretarios — Os Srs.

Conde de Fonte Nova

Marquez de Vallada.

Depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 40 Dignos Pares, declarou o Em.mo Sr. Presidente aberta a sessão. Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Presidente — Tendo chegado Sua Magestade o Senhor DOM FERNANDO, a Camara convirá em que se nomeie uma Deputação para o ir cumprimentar, e dar os parabens do seu feliz regresso (apoiados). Neste caso os Dignos Pares, cujos nomes vou lêr, e que hão decompor a Deputação, serão avisados em suas casas do dia chora em que se hão de reunir no Paço das Necessidades.

A Deputação é composta, além do (Em.mo Sr.) Presidente, dos Dignos Pares Conde da Louzã, D. Pedro Pimentel, Visconde da Villa da Praya, Barão d'Arruda, Barão de Pernes, Barão de Porto de Moz. Barão da Vargem, D. Antonio José de Mello, Macedo Coutinho, Almeida Proença, e Moraes Pessanha.

O Sr. Tavares de Almeida — Mando para a Mesa varias representações dirigidas a esta Camara no mesmo sentido de outras que já aqui tem vindo, e que ha muito affluem á outra casa do Parlamento, pedindo todas a rejeição dos projectos de fazenda ultimamente apresentados pelo Sr. Ministro dessa repartição.

São as seguintes:

Uma de varios cidadãos da cidade de Castello Branco contendo 91 assignaturas

Outra da Camara municipal do Concelho de S. Vicente da Beira.

Outra da villa e concelho de Idanha-a-Nova contendo 395 assignaturas.

Outra, finalmente, da freguezia de.. na Covilhã, com 30 e tantas assignaturas.

Peço que sejam igualmente publicadas no Diario do Governo com as assignaturas (apoiados).

O Sr. Presidente — Assim se fará, porque já é resolução da Camara que se publiquem estas representações com as suas correspondentes assignaturas (apoiados).

Tem a palavra o Sr. Secretario.

O Sr. Conde da Fonte Nova — Pedi a palavra a V. Em para declarar, que se tivesse vindo hontem á sessão teria votado contra a proposta do Sr. Barão de Porto de Moz.

O Sr. Presidente — Não ha objecto para entrar em discussão, continúa ámanhã a haver reunião da Camara; e a sessão de hoje está levantada.

Eram pouco mais de duas horas e meia.

RELAÇÃO DOS DIGNOS PARES PRESENTES NA SESSÃO DE 6 DO CORRENTE.

Os Srs. Cardeal Patriarcha; Marquezes de Castello Melhor, de Minas, de Niza, e de Vallada; Condes das Alcaçovas, de Alva, dos Arcos, do Casal, de Fonte Nova, de Paraty, de Peniche, de Rio Maior, de Samodães, do Sobral, da Taipa, de Terena, de Thomar, e de Villa Real; Bispos do Algarve, e de Bragança; Viscondes de Balsemão, de Benagazil, de Castellões, de Fonte Arcada, da Granja, de Laborim, de Podente, e da Villa da Praia; Barões das Larangeiras, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Sequeira Pinto, Almeida Proença, Moraes Pessanha, Osorio e Sousa, José Maria Grande, Duarte Leitão, Serpa Machado, e Aquino de Carvalho.