O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CORTES GERAES

SESSÃO REAL DO ENCERRAMENTO, Em 20 de Abril de 1845.

Depois do meio dia começaram a reunir-se, na Sala das Sessões da Camara Electiva, os Dignos Pares do Reino e os Senhores Deputados da Nação Portuguesa, tomando os logares marcados no artigo dezenove da Carta Constitucional.

Occupada a Cadeira da Presidencia pelo Sr. Conde de Villa Real, um dos Vice-Presidentes supplentes da Camara dos Dignos Pares, nomeou a Grande Deputação (composta de dote Dignos Pares e de doze Senhores Deputados) para receber Suas Magestades á porta do Palacio das Côrtes.

Á uma hora e um quarto da tarde entrou Sua Magestade a Rainha, acompanhada por El-Rei, e precedida da Côrte, Officiaes-Móres do Reino, e da Deputação das Côrtes Geraes. Guardado o Cerimonial prescripto no respectivo Programma, Suas Magestades Tomaram assento nas Cadeiras do Throno, e, Tendo a Rainha permittido que se sentassem os Membros das duas Camaras, leu o seguinte

Discurso.

«Dignos Pares do Reino, e Senhores Deputados da Nação Portugueza.

«Ao encerrar a presente Sessão, ultima da Legislatura, compraz-Me dar-vos um publico testemunho de que soubestes corresponder á Minha Confiança, e da Nação.

«As muitas, e importantes medidas, que approvastes para manutenção das instituições liberaes, da paz, e da ordem; e as que adoptastes para a organisação da Fazenda Publica, e para o desenvolvimento das diversas fontes da riqueza nacional, serão um documento vivo da vossa devoção pelo Throno, e da vossa solicitude pela liberdade, o pela felicidade dos povos, que a Divina Providencia confiou aos Meus Cuidados.

«Se os trabalhos parlamentares estão acabados, ainda vos incumbe um sagrado dever — o de instruir o povo no cumprimento dos seus deveres, e na obediencia ás Leis: Confio no vosso patriotismo, e fidelidade.

«Agradeço ás Camaras os meios que votaram ao Meu Governo para occorrer ás despezas do serviço publico, e bem assim as dotações para os dous Meus muito presados Filhos o Principe D. Pedro, e o Infante D. Luiz Filippe.

«Tenho a satisfação de poder assegurar-vos que reina perfeita tranquillidade em todo o Continente, e Possessões Ultramarinas.

«Está fechada a Sessão.»

Terminada a leitura, Suas Magestades Se levantaram, e sahiram da Sala com o mesmo cortejo que havia tido logar na entrada.

Voltando á Deputação á Sala, e sendo uma hora e meia, retiraram-se os Membros do Corpo Legislativo.

José Sérvulo da Costa e Silva, Tachygrapho-Mór.