O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1212

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 13 DE AGOSTO.

Presidencia do ex.mo Sr. Visconde de Laborim,

vice-presidente.

Secretarios, os Srs. Conde da Louzã (D. João)

Conde de Linhares.

Ás duas horas e meia da tarde, reunido numero legal, declarou-se aberta a sessão. O Sr. Secretario fez leitura da acta. O Sr. Marquez de Ficalho (sobre a acta) parece-lhe ter proposto na vespera que a Commissão de inquerito podesse publicar os seus trabalhos, julgando-o necessario, e dar conhecimento delles ao Governo no intervallo das sessões, porque pesavam sobre alguns empregados do caminho de ferro accusações muito fortes, não devendo continuar a ficar exposta a sua honra e probidade depois de concluidos esses trabalhos, até á nova reunião das Côrtes. Em consequencia disto perguntara á Camara se consentia que a Commissão trabalhasse no intervallo das sessões, e a Camara decidiu affirmativamente, assim como consentiu, se a Commissão o julgasse conveniente, que desse publicidade ao seu trabalho, ficando ainda dependente de votação a outra parte, que vinha a ser dar parte ao Governo desses trabalhos.

O Sr. Presidente expôz que se não votara por não haver então numero. Não havendo pois mais alguma reflexão sobre a acta, devia reputar-se approvada em conformidade do regimento.

O Sr. Visconde d'Athoguia communicou que o Digno Par o Sr. Visconde de Benegazil o encarregára de participar á Camara que não podia comparecer a esta sessão por incommodo de saude. Leu-se a seguinte correspondencia: Um officio do Sr. Visconde de Gouvêa, dando parte do fallecimento de seu pai o Digno Par Manoel de Serpa Machado. Para a secretaria.

-do Ministerio do Reino, participando que Sua Magestade El-Rei receberá no dia 14 do corrente, pelo meio dia, a Deputação desta Camara, que tem de apresentar ao Mesmo Augusto Senhor alguns authographos de Decretos das Côrtes.

Para a secretaria.

-do Ministerio das Obras Publicas, satisfazendo a um requerimento do Digno Par Margiochi, ácerca do Capitão João Chysostomo d'Abreu e Sousa.

Para a secretaria.

Cinco officios da Camara dos Senhores Deputados, enviando os seguintes projectos de lei:

1.° Sobre serem considerados relevantes os serviços, pelos quaes foi concedida uma pensão a José Antonio de Montaury Guerreiro.

A commissão de fazenda.

2.° Sobre ser auctorisado o Governo a contra