O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 2093

2093

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Discurso do digno par marquez de Niza, que devia ter logar na sessão de 6 de setembro, e na sua integra, a pag. 2075, col. lin. 7.º

O sr. Marquez de Niza: — Sr. presidente, serei muito breve, porque vejo que a camara já esta cansada, e conheço a pouca amenidade da minha palavra; mas entendi que devia definir a posição politica em que me quero collocar na presença da situação actual. Eu deixaria para outra occasião a explicação dos meus actos se não estivessemos na possibilidade, como o governo declarou na outra casa do parlamento, de sermos adiados, e então entendi que não devia deixar passar a sessão de hoje sem fazer esta declaração, mesmo para explicar alguns actos meus anteriores, e não os deixar expostos a malevolas interpretações. Eu separei-me da opposição em que militei por alguns annos, quando se fez a fusão, que se me afigurou de uma maneira muito differente daquella por que o sr. ministro da fazenda acabou de fazer a sua apologia. Não daria o meu apoio ao governo transacto se não fosse esse o unico meio que tinha para fazer opposição á fusão, porque não a podia fazer só, e o unico meio que tinha para me oppor áquelle passo dado pelo partido a que até ali pertencia. Separei-me d'este governo desde que reconheci que a sua marcha pouco segura, pouco prudente, nos levava á situação em que nos achâmos actualmente.

Portanto é claro que não posso dar o meu apoio a este governo.

Appareceu depois um grupo que se separou de um e de outro lado da camara electiva, mostrando pelo seu procedimento, e pelo seu voto, que suppunha que nem uma, nem outra das duas grandes fracções que dividiam a camara, poderiam governar o paiz pela quasi igualdade das suas forças.

Não quero entrar agora na questão, nem ser o interprete das opiniões alheias; mas refiro qual foi a interpretação do publico, e mesmo de alguns jornaes. Eu confesso que partilhei essa opinião, porque entendi que, nem um, nem outro lado da camara tinham a força necessaria • para governar.

Declaro francamente que teria sido convenientissimo, pelos meios legaes e constitucionaes, se fizesse conhecer á corôa que seria mais bem aconselhada, procurando formar uma situação fóra de ambos esses grupos. A corôa porém, pela sua liberdade plena, entendeu de differente modo. Estimarei muito ter-me enganado, mas não o espero.

Já declarei que não posso apoiar o governo, entretanto é possivel que algumas medidas elle apresente que tenham a minha approvação. Já assim pratiquei durante o ministerio presidido pelo sr. duque de Loulé, ao qual fiz constantemente opposição, menos em duas medidas que entendi que eram essencialmente convenientes ao paiz, e que com muito sentimento meu vi que foram combatidas pela opposição em que eu militava; uma foi a da abolição dos vinculos, e a outra a do codigo hypothecario, e eu uni-me ao partido do governo, para sustentar aquellas medidas. Repito que é possivel que o mesmo caso se dê com a actual administração, mas continuando, como estou, na opposição politica a este ministerio. -

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×