O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 2068

GAMARA DOS DIGNOS PARES

SESSÍO EM SO DE MAIO DE 1864 FBBglDENCIA DO EI."° 8E. CONDE DE CABTBO TICE PBESIDEMTE

„ . . I Conde de Peniche

Secretários,*»dignos P»"»jMe„0 e Carvalho

As doas horas e tres quartos da tarde, sendo presente numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Lida a acta da precedente, como não houvesse reclamação em contrario, julgou-ee approvada* na conformidade do regimento.

Deu ee conta da seguinte correspondência:

Um officio do digno par Xavier da Silva, participando que por incommodo de i-aude não lhe tem "ido pnBsivel com parecer ás sessões da camará, nem ás reuniões da commia são de fazenda.

Um offic o do presidente da camará dos penhores deputado*, communicando que em sessão de 21 do corrente foi approvada por aquella camará a proposição de lei sobre ser concedida uma indemnisação aos condes de Penafiel, e que, reduzida a decreto das cortes geraes, vae eer eubmet-tido á real saneção; o

Mais um officio do referido presidente, enviando as te-guintes proposições de lei:

-Sobre serem equiparfdos os ordenados do lente e do

substituto da 10." cadeira da escola polytechnica aos dos mais lentes da mesma escola! — Ás commissões de instrucção publica e fazenda.

-Concedendo certas vantagens aos officiaes do exer

cito e armada, que soffreram em virtude da eua fidelidade á carta constitucional, e aos leg timos direitos da Senhora D. Maria II. — Às commissões de guerra e fazenda.

-Sobre a reorganização da escola naval e da companhia dos guardas marinhas.—Á commissão de marinha.

—Sobre a fixação do numero e vencimento dos empregados da junta do credito publico, e modo por que devem ser nomeados. — Á commissão de fazenda.

-Sobre ser declarada eem effeito a lei que extinguiu

no districto administrativo de Goa os mandados de casamento. — Ás commissões de marinha e de negócios ecclesiasticos.

-Sobre a substituição do imposto estabelecido na lei

de 7 de julho de 1855, por uma quota addicional ás contribuições industrial e predial no concelho do Cartaxo.— Ás commissões dé fazenda e administração.

-Sobre a concessão de um edificio nacional ao asylo

villarialénse de primeira infância desvalida para collocação do mesmo asylo.—Á commissão ãe fazenda.

-Sobre a concessão de um edificio nacional á camará

municipal de Penamacor para usos de utilidade publica.— Ás commissões de fazenda e de administração.

-—Sobre o modo por que devem i ser applicaveis á co-branca de todos os rendimentos* e contribuições publicas as, execuções administrativas, estabelecidas pelo decreto de 13 ¦ de agosto de 1844. — Ás commissões defatenda e legislação.

O sr. Secretario (Conde de Peniche): — O sr. Augusto Xavier da Silva encarregou me de participar á oamaraque por incommodo dB saúde não podia comparecerá sessão:

O sr. Conde oVAvila: — Mando para a mesa uma nota de interpellação ao sr. minietro da marinha>e ultramar sobre os seguintes pontos:

Leu, e era do teor seguinte:

f Desejo interpellaro sr. ministro da marinha, e ultramar sobre os pontos seguintes*:

«2.° Seja está nomeado coramissario pontifício para substituir o ex.m0 arcebispo de Carthago, ultimamente > falle-eido?

t3.° Se já está nomeado o ecclesiasticoj em quem ha de» recahir a delegação apostólica nos ca»os previstos nas actas-reversaes de 10 de setembro de 1859?

«Sala das sesxões, 30 de maio de 1864.—Conde d'Avila.»>

O sr. Vellez Caldeira: — Mando para a mesa uma representação do batalhão de veterenos da praça de Elvas.

Este corpo tem um trabalho igual ao da tropa de linha. Não tem só que fazer a guarnição daquella praça, faz também destacamentos, e parece-me justo o que pedem.

Julgo que este requerimento deve ir á commissão- de guerra, para o tomar em consideração quando se oceupar do projecto a que elle se refere.

0'sr. Canto e Castro: — Sr. presidente, pedi a palavra para mandar para a mesa um projecto de lei n'eates termos. Não lerei o relatório para não fatigar a camará...

Vozes: — Leia, leia.

(Leu-o e tem por fim este projecto applicar aos empregados das secretarias dos governos civis as disposições do artigo 24." e seus paragraphos, do decreto orgânico da secretaria do reino de 8 de setembro de 1869.)

O sr. Silva Sanches: — Participo a v. ex.» e á camará, que tenho deixado de comparecer a algumas das sessões por incommodo de saúde. Hoje ainda pas^o incommodado, e por eate motivo terei de faltar a mais algumas seasõea.

O sr. Soure: — Mando para a mesa um parecer das commissões reunidas de fazenda e administração publica.

O sr. Presidente. — Manda-se imprimir.

O er. Margiochi: — Mando para a mesa um parecer da commissão de fazenda.

Mandou-se imprimir.

O sr. Braamcamp: —E para mandar para a mesa uma, representação da camará municipal do concelho de Ponte-, de Soure-(leu a).

Pedia para esta representação ser impressa no Diário ãe Lisboa.

O sr. Presiãente: — Os dignos pares que approvam que seja impressa a representação que acaba de ser maudada para a mesa, tenham a bondade de se levantar.

Foi approwido.

O sr. Presidente: — Vae fazer se segunda leitura do projecto de lei apre-entado na sessão paleada pelo digno par o sr. marquez de Vallada.

O sr. Secretario: — Leu.

O sr. Presidente:—O» dignos pare* q:ie admittem esta proposta tenham a bondade de se levantar. Foi admittida.

Foi és cammissões de fazenãa, legislação c administra,-ção publica.

O sr. Presidente: — O* pareceres que ficam dados para ordem do dia da ee-são oesjuinre eão oa ri.0* 379. sobre o projecto de lei n.°410f 380, sobre o projecto de lei D.°268j e 381, sobre o projecto de lei n.° 372; e todos oa maie que forem diftribuidos, tendo passado o tempo'legal para serem discutidos.

O sr. Conãe ã'Avila: — Mando para a mesa dois pareceres, um da commissão de fazmda relativo á fixação da contribuição pessoal nas ilha-< adjacente»; e outro das duas commissões reunidas de fazenda e obras publicas, auctorisando o governo a mandar construir uma doca na cidade da Horta.

O sr. Presidente: — Mandam se imprimir. E-tá dada a ordem db dia. A primeira reunião será amanhã. E«tá levantada a seseão. Eram tres horas e meia ãa tarãe.

Relação dos dignes -pares que estiveram presentes, na sessão

do dia 30 de maio de 1864 Ex.nro* srs.: Conde de Castro; Condes, d'Avila, de Campanhã, de Fonte Nova, de Peniche, à» Ponte de Santa Maria; Viscondes, de Santo Antonio, de Fornos de Algodres, de Soares Franco; Barão de Foscoa; Mello e Carvalho, Pereira Coutinho, Custodio Rebello de Carvalho, Sequeira Pmto, F. P. de MagalhSes, Margiochi, João da Costa Carvalho, Aguiar, Soure, Pestana, Larcher, Braamcamp, Silva Cabral, Pinto Basto, Reis e Vasconcello», José Lourenço da Luz, Silva Sanches, Luiz de Castro Guimarães, Vellez Caldeira, Miguel do Canto e Ferrer.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×