O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

752 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

de ser discutido, quando as nossas finanças não apresentam um aspecto inteiramente lisongeiro, não sei de que serve então apresentar-se o orçamento, nem de que servem as funcções do parlamento, se não procedermos ao seu exame e não discutirmos o parecer que se apresenta a este respeito. Se quando a fazenda publica está em circumstancias regulares se entende que a discussão do orçamento não deve ter importancia, não se dá o mesmo quando as circumstancias das financeiras não chegaram ao estado em que todos as desejâmos ver.

O orçamento do ministerio das obras publicas não é só das obras publicas; mas os melhoramentos materiaes substituiram-se de tal fórma a todos os outros melhoramentos, que já se não falla das outras denominações d'aquelle ministerio, que é tambem do commercio e industria.

Eu devo dizer ao actual sr. ministro das obras publicas, que entre nós ha uma circumstancia que revela que a producção tem difficuldades maiores a vencer do que as dificuldades da localidade, e que essas apenas estão nas difficuldades do capital.

Eu entendo que o ministerio, que se chama tambem do commercio, não póde desconsiderar a circumstancia de que o desenvolvimento do commercio faz com que o juro seja, menos elevado. Mas emquanto o governo se vir na necessidade de seguir o impulso de tantas exigencias que lhe são feitas, ha de ver-se em grandes difficuldades. Emquanto o governo se vir na necessidade de ser o maior concorrente ao mercado de capitães, estes hão de ter sempre uma certa preferencia pelas exigencias do governo.

Já se tem dito que com o credito de governo fica a todos muito satisfeitos. Eu sinto bastante que ao governo do meu paiz lhe aconteça o que já se disse, isto é, que só o governo tem credito. Isto é muito inconveniente. Eu quero que todos tenham credito, e que em vez de termos um juro de 6 por cento, tivessemos um juro menos elevado.

Entre os nossos vizinhos hespanhoes tem o desconto tido muito mais elevado do que entre nós, mas já hoje está reduzido a 4 por cento, emquanto que o nosso está a 6 por cento. Ainda assim temos a circumstancia de ler o capital mais caro do que em nenhuma outra parte.

Eu, sr. presidente, já por varias vezes tenho ultimamente ouvido dizer (creio que se diz isto para nos reconciliar com o deficit) que em quasi todas as nações da Europa na deficit.

Ora, isto não é exacto; a Inglaterra não tem deficit; a Russia, depois de uma guerra em que despendeu mil milhões de rublos, tambem o não tem; a Italia não tem deficit; na França, não fallemos, pois é bem conhecido o estado prospero das suas finanças; a Hollanda, a Belgica, a Dinamarca e a Suecia tambem já não accusam deficit nos seus orçamentos.

Por consequencia, para que se ha de estar a dizer que quasi todas as nações têem deficit!

O que é verdade é que a Allemanha votou na passada sessão legislativa 130 milhões de marcos de impostos, para fazer face á sua situação financeira, o que prova que não bastam victorias para conjurar deficits; mas que ali, apesar da gloria militar, não se julga conveniente adiar a solução de quaesquer difficuldades financeiras.

Eu, sr. presidente, não cansarei agora a camara com uma prelecção sobre este assumpto; mas é facto que a nossa situação financeira não é excellente nem mesmo é boa; comtudo, não é desesperada. O que ella exige é grandes cuidados.

Ora, se nós continuarmos a fazer todos os esforços junto dos ministros das obras publicas para elles acudiram a todas as necessidades e realisarem todos os melhoramentos materiaes dentro do menor tempo possivel, mesmo aquelles que não são urgentes e que só o amor da localidade tornar meramente plausiveis; em logar de habilitarmos o estado com os meios necessarios, ainda que por meio de medidas pouco sympathicas, então parece-me que devemos perder toda a esperança de equilibrar o nosso orçamento.

O que eu tenho visto é que os impostos, pondo de parte todos os enthusiasmos a favor e todos os enthusiasmos contra, são depois justificados e reconhecidos mais tarde que elles não matam o commercio, nem a industria, nem a propriedade. Já a cortiça nos está demonstrando isso. Já v. exa. vê que os nossos bons desejos nem sempre levam á realisação das nossas esperanças.

No ministerio das obras publicas existem elementos de rendimento que fazem parte de algumas das despezas do mesmo ministerio. É assim, por exemplo, que a despeza do correio tem a seu favor o rendimento do mesmo correio.

N'esta occasião seja-me licito dizer que, ás vezes, a modicidade da quota do imposto não contraria a importancia da sua totalidade; pelo contrario, augmentada, e d'isto é prova o que se deu com os portes do correio, cujo rendimento cresceu com a modicidade da quota. Foi uma das melhores reformas esta que se fez no correio em 1852, reduzindo-se consideravelmente a quota.

N'este momento referir-me-hei tambem á preoccupação muito vulgar entre nós. Quando se trata do correio, ouve-se dizer que o correio não é feito para render, e só para gastar.

Estimo que o governo tivesse apresentado a reforma do correio, fazendo juncção dos correios e telegraphos, d'onde ha de resultar alguma economia. Ha nações porém, que não se envergonham de que entre ellas o correio tenha rendimento, como na Allemanha, onde elle rende liquido 13 milhões de francos; a Inglaterra não se vexa de que o correio lhe ronda, liquides, 2 milhões e meio de libras esterlinas; a Suissa, que é uma nação muito mais modesta nas suas dimensões, apresenta um resultado no anno de 1879, com relação ao rendimento do correio, de 2 milhões de francos livres.

Creio que nós deveriamos estimar que elle tambem rendesse no nosso paiz, fazendo-se o serviço bem, e que o sr. ministro das obras publicas não seria contrario a isso.

Fallemos agora das matas. A venda das matas que o governo propunha, na importancia de 240:000$000 réis, era, no meu entender, uma operação boa, de muita vantagem para o estado, porque dizia respeito a alguns grupos do arvores, com os quaes não póde haver fiscalisação, e que depois de vendidos era quando principiariam a render para o thesouro, porque pagariam contribuição predial alem da contribuição de registro por titulo oneroso. Não é vexame nenhum vender as matas que não tenham as condições necessarias para satisfazer ao que d'ellas se deve esperar.

A França, que possuo a melhor administração financeira, a da restauração, quando subiu ao throno Luiz XVIII, 150:000 hectares de florestas na importancia de 80 milhões de francos, e ninguem ali disse que esta operação, foi prejudicial ao estado, ou lhe trouxe vexame.

É preciso reagir contra certas preoccupações da opinião, as quaes, ás vezes, tendem tanto a diminuir a receita como a augmentar a despeza.

Já disse que o que me assusta não é o orçamento ordinario, mas sim a rectificação d'este orçamento, por causa dos taes creditos supplementares eu extraordinarios.

Mas eu, a dizer a verdade, sr. presidente, comquanto entenda que se tem abusado, o se não deve continuar a abusar dos creditos supplementares, reconheço ao mesmo tempo que será necessario ao governo recorrer mais ou menos a elles, porque quem julgar que o estado está suficientemente dotado para occorrer cabalmente ás necessidades da nossa situação actual, está enganado.

Não prolongarei mais a discussão.

O sr. Ministro das Obras Publicas (Saraiva de Carvalho): - Sr. presidente, pedi a palavra depois de ouvir o digno par, e meu amigo, o sr. Carlos Bento, porque me pareceu conveniente declarar que estou inteiramente