O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

872 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

nas. Ao lado d'elle encontrareis aldeias; mas pobrissimas, de aspeito miseravel; e mais longe o casal solitario, onde é pessima a alimentação, grande a pallidez no" rostos da limitada familia, e onde falta o braço vigoroso da juventude, que a escassez da retribuição levou para os centros populosos, as cidades; ou a emigração para a America do Sul,

Ahi ouvireis contar da precaria situação dos agricultores; e comtudo isto ireis compondo uma tela em claro-escuro, onde a figura principal, esfaimada, é a crise cerealifera. É um quadro triste, sombrio, de figuras descoradas, serias, de melancolia immensa, quaes as da nossa antiga escola gothica.

Em verdade, senhores, nunca entre nós, as circumstancias da agricultura chegaram a este ponto, ao estado em que hoje a vemos.

O beneficio da agricultura vem-lhe das estações; e todos sabem dos phenomenos meteorologicos, que a sciencia cuida de investigar, e que têem influido entre nós e em toda a Europa, transformando as estações do anno, sempre desfavoraveis ao lavrador.

Todos sabem de como varias molestias, surgindo cada dia novas, destruiram plantações feraces e uteis. Afóra o Alemtejo, grande parte das vinhas têem sido atacadas da phyloxera.

Na primeira camara alguns deputados, n'esta alguns dignos pares, fallando sobre o assumpto, para elle têem chamado a attenção do governo, pedindo, e com urgencia, postos de vigia com pessoal habilitado, a fim de evitar, pelas competentes pesquizas e tratamento da molestia, que a phylloxera devaste completamente o plantio de importantes regiões. O sr. ministro das obras publicas, em parte já attendeu a esses pedidos, creando estações anti-phylloxericas em differentes pontos do paiz, facilitando por preços modicos o sulfureto de carbone. Mas as circumstancias da industria vinicola são para alarmar; pois, não tendo os nossos governos dado a devida e merecida protecção aos cereaes, o capital agricola tem-se empregado todo no plantio dos bacellos.

É isto hoje um facto saliente em todas as provincias de Portugal, e até mesmo em grande parte do Alemtejo, onde, no dizer de A. Herculano, "a charneca vae fugindo para o horisonte." É um facto que merece a mais seria attenção, porque aquelle plantio, que ultimamente muito augmentou, tem feito rarear os matos, que são necessarios para os estrumes; e alem d'isso, se a phylloxera o inutilisa, então virá a crise da industria vinicola accrescer á crise dos cereaes, e a ruina do agricultor será completa.

Já agora os castanheiros e outras arvores, que davam seus fructos e lenha ao consumo, vão progressivamente extinguindo-se. E nos mezes de julho e agosto de cada anno que a molestia se apresenta, com maior força, lavrando a eito. Algumas folhas amarellecem, depois todas, e em poucos dias fica secca a arvore.

Não fallarei da molestia das oliveiras, conhecida dos agricultores, e que elles combatem fazendo cedo a colheita e o esmagamento da azeitona; e limpando as arvores do musgo e lichens, que lhes adherem da casca velha, fendida, e dos ramos mortos. Não fallarei dos olivedos, senão para dizer que o azeite, que muito interesse dava ao lavrador, tem diminuido de Apreço, em rasão da grande concorrencia do petroleo, que é muito mais barato.

Alem do que, depois de 1870 não temos uma safra de azeite.

Outro ramo de industria,, intimamente ligado com a agricultura, qual é o da creação do gado, tende a declinar de modo assustador.

A Inglaterra era a primeira consumidora do nosso gado bovino; mas, annos ha, sendo abastecida pela America, successsivamente tem ido a diminuir a exportação do gado de Portugal, resultando do que a excessiva diminuição de preço, e o desanimo dos creadores.

Certamente os novos direitos de importação sobre o azeite e os gados (vaccum e poreino), e o ser livre de direitos a exportação do gado vaccum, virão melhorar este estado de cousas. Mas as circumstancias do agricultor não deixam por isso de ser precarias. Originadas da falta de protecção, e sendo geraes toda a agricultura, não se debellam, que não seja por um conjuncto de medidas combinadas, e que, é de urgencia, acudam sem demora pela nossa primeva e principal industria.

Sr. presidente, como já deu a hora de encerrar a sessão, eu peço a v. exa. que me reserve a palavra para ámanhã.

O sr. Pinheiro Borges: - Mando para a mesa um parecer das commissões de guerra, de fazenda e de marinha reunidas.

Foi a imprimir.

O sr. Telles de Vasconcellos: - Mando para a mesa um parecer da commissão administrativa.

Foi a imprimir.

O sr. Presidente: - Vae ler-se uma mensagem vinda da camara dos senhores deputados.

Leu-se o seguinte:

Um officio da presidencia da camara dos senhores deputados remettendo o processo contra o deputado o sr. José de Azevedo Castello Branco.

A commissão de legislação.

O sr. Presidente: - Peço á commissão de legislação que queira ter a bondade de se reunir com urgencia para tomar na devida consideração este assumpto.

A ordem do dia para a proxima sessão, que é ámanhã, 9 do corrente, é a continuação da que estava dada para hoje e mais os pareceres n.ºs 109, 114, 117 e 121.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 8 de agosto de 1887

Exmos. srs. Antonio José de Barros e Sá, João de Andrade Corvo; Condes de Alté, de Castro, de Margaride, de Paraty, de Valenças; Viscondes de Benalcanfor, de Vivar, de Borges de Castro; Adriano Machado, Agostinho Lourenço, Aguiar, Pereira de Miranda, Quaresma, Antunes Guerreiro, Senna, Oliveira Monteiro, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Cau da Costa, Augusto Cunha, Carlos Bento, Carlos Testa, Sequeira Pinto, Pinheiro Borges, Hintze Ribeiro, Fernando Palha, Cardoso de Albuquerque, Margiochi, Van Zeller, Ressano Garcia, Barros Gomes, Candido de Moraes, Holbeche, Gusmão, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Castro, Fernandes Vaz, Silva Amado, Lobo de Avila, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, Sampaio e Mello, Bucage, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Pereira Dias, Franzini, M. Osorio Cabral, Jayme Moniz, Melicio.

Redactor - Ulpio Veiga.