O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1435

SESSÃO REAL DO ENCERRAMENTO.

Em II de Dezembro de 1844.

Depois do meio dia se reuniram, na Sala da Camara electiva, os Dignos Pares do Reino, e os Sr.s Deputados "da Nação Portugueza, tomando respectivamente os logares marcados no artigo dezenove da Carta Constitucional.

Occupada a Cadeira da Presidencia pelo Sr. José da Silva Carvalho (um dos Vice-Presidentes supplementares da Camara dos Dignos Pares) S Ex.ª nomeou a grande Deputação para receber Suas Magestades á porta do Palacio das Côrtes era composta dos Dignos Pares

Duque da Terceira,

Marquez de Fronteira,

Conde de Porto Côvo de Bandeira,

Bispo de Béja,

Bispo de Elvas,

Bispo de Lamego,

Bispo de Leiria,

Visconde de Laborim,

Visconde da Serra do Pilar,

Antonio Barreto Ferraz de Vasconcellos,

Polycarpo José Machado,

Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros;

e Sr.s Deputados

Agostinho Albano da Silveira Pinto,

Antonio José d'Avila,

Antonio Pereira dos Reis,

Antonio Vicente Peixoto,

Barão de Leiria,

Bernardo Gorjão Henriques,

Felix Pereira de Magalhães,

Fernando da Fonseca Mesquita e Solla,

João Ferreira dos Santos Silva Junior,

João Rebello da Costa Cabral,

João Bernardo da Silva Cabral,

Rodrigo da Fonseca Magalhães.

-Como entrasse depois, tomou a Cadeira da Presidencia o Sr. Duque de Palmella, Presidente da Cardara hereditaria.

Sendo quasi uma hora da tarde, entrou Sua Magestade a Rainha, acompanhada por El-Rei, e precedida da Côrte, Officiaes-Mores do Reino, e da Deputação das Côrtes Geraes. Guardado o ceremonial determinado no respectivo Programma, Suas Magestades tomaram assento nas Cadeiras do Throno; e, tendo a RAINHA permittido que se sentassem os Membros das duas Camaras, leu o seguinte

Discurso.

«Dignos Pares do Reino, e Senhores Deputados da Nação Portugueza:

«Com verdadeiro prazer Me vejo hoje cercada dos Representantes da Nação.

«Congratulo-me comvosco pelo proficuo resultado dos vossos trabalhos parlamentares.

«As medidas votadas pelo Corpo Legislativo para firmar sobre solidas bases a ordem publica, infelizmente alterada em alguns pontos do Reino, produziram o desejado effeito; e as que posteriormente foram approvadas dão bem fundada esperança de que o Throno e as Instituições Constitucionaes não serão de novo offendidos.

«As providencias que adoptastes, com relação ao melhoramento da Fazenda Publica, hão de poderosamente concorrer para que se consiga o fim, geralmente desejado, da completa organisação deste importantissimo assumpto.

«A confiança publica, por tantos modos manifestada, e o progressivo augmento do credito, dão um testemunho irrecusavel da importancia, e da utilidade de taes providencias.

«Gravissimos foram os assumptos submettidos á vossa deliberação: Comprazo-Me em dizer-vos, que na apreciação e resolução de todos elles vos mostrastes dignos da confiança da Nação, e assim tambem da Minha particular Benevolencia.

«Esta fechada a Sessão.»

Terminada a leitura, Suas Magestades Se levantaram, e Sahiram da Sala com o mesmo cortejo que havia tido logar na entrada.

Voltando a Deputação, e sendo uma hora e quasi meia, retiraram-se os Membros do Corpo Legislativo. = José Sérvulo da Costa e Silva, Tachygrapho-Mór.