O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1403

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO PREPARATORIA DE 8 DE NOVEMBRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO EXMO. SR. VISCONDE DE LABORIM, VICE-PRESIDENTE.

(Não esteve presente nenhum membro do Ministério.)

Ás duas horas e vinte minutos da tarde, occupando o Ex.mo Sr. vice-Presidente o respectivo logar na Mesa, convidou os Dignos Pares «Srs. Conde de Mello e D. Pedro Brito do Rio tomarem os logares de Secretarios. Feita a chamada verificou-se a presença de 26 Dignos Pares, e declarou-se aberta a sessão.

O Sr. Presidente convidou os Dignos Pares a preparem as suas listas para a eleição dos dous Secretarios effectivos da Camara; e chamou para escrutinadores os Dignos Pares Marquez de Niza Visconde de Ovar.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entra-lo na uma 29 listas. Era portanto a maioria 15 votos. Obtiveram na eleição os Dignos Pares abaixo adicionados o seguinte numero de votos:

Marquez de Ponte de Lima......... 1

Conde da Azinhaga................ 1

Conde da Ponte de Santa Maria..... 1

Conde de Mello...................24

Conde de Peniche.................23

Visconde de Balsemão............. 3

Visconde de Benagazil............. 2

Visconde de Ovar................. 1

Francisco Simões Margiochi........ 1

D. Pedro de Menezes Brito do Rio... 1 Foram proclamados Secretarios os Dignos Parti Srs. Condes de Mello e de Peniche. Passou-se á eleição dos vice-secretarios. Entraram na uma 31 listas. — Maioria 16. Sairam votados os Dignos Pares:

Srs. Marquez de Ponte de Lima com... 1 voto

Conde de Peniche.............. 1 »

Visconde de Balsemão........... 4 »

Visconde de Benagazil........... 1 »

Visconde de Ovar...............24 »

João da Silva Carvalho.......... 2 »

D. Pedro Brito do Rio...........29 »

Ficaram portanto eleitos os Dignos Pares D. Pedro Brito do Rio, e Visconde de Ovar. Passou-se á leitura da acta desta sessão preparatoria, que se julgou approvada, na conformidade do Regimento, por não haver reclamação em contrario.

Constituída a sessão ordinaria, declarou o Ex.mo Sr. Presidente organisada a Mesa da Camara dos Dignos Pares.

Nomeou a deputação que deve appresentar á approvação de Sua Magestade a nomeação dos Secretarios da Camara nesta sessão de 1858-1859

É a seguinte:

Exmos. Srs. Presidente, 1.° Secretario, Duque de Terceira, Marquez de Ficalho, Marquez de Fronteira, Marquez das Minas, Marquez de Niza

Mandou fazer leitura da Carta Regia, que nomeou vice-presidentes supplementares os Dignos Pares Srs. Visconde de Castro e Julio Gomes da Silva Sanches.

Communicou o Ex.mo Sr. Presidente que o Digno Par o Sr. Visconde da Granja lhe participara que não podia comparecer ás sessões por encommodo de saude; mas que tão breve se restabelecesse viria tomar parte nos trabalhos da Camara

O Sr. Barão da Vargem da Ordem fez Igual com communicação por parte do Sr. Visconde de Bonfim

O Sr. Marquez de Niza, em seu nome, e do

Ex.mo Sr. Marquez de Ficalho, e do Sr. Conde de Rio Maior, requereu á Mesa conceder-lhes licença para serem testimunhas n'um processo judicial, que tem de ser julgado no proximo sabbado; e fazia este requerimento, porque não se sabendo quando a Camara se reuniria esta semana, ia envolto na demora prejuizo de terceiro.

O Ex.mo Sr. Presidente, ponderando esta grave asserção, consultou a Camara, que concedeu a requerida licença.

S. Ex.ª declarou mais, que não podendo hoje fixar-se o dia da proxima sessão, seriam os Dignos Pares avisados pela Secretaria de quando ella tivesse logar, e levantou a presente—eram tres horas da tarde.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 8 de Novembro de 1858.

Os Srs.: Visconde de Laborim; Duque da Terceira; Marquezes: de Niza, de Pombal, da Ribeira, e de Vallada; Condes: da Azinhaga, do Bomfim, do Farrobo, de Mello, de Penamacôr, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, do Sobral, e de Thomar; Viscondes: d'Algés, Athoguia, de Balsemão, de Campanhã, de Fonte Arcada, d'Ovar, e de Ourem; Barões: de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Sequeira Pinto, Almeida Proença, Aguiar, Isidoro Guedes, Fonseca Magalhães, e Brito do Rio.