O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1402

1402

SECRETARIA DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO.

Em sessão de hoje foram eleitos para os cargos de Secretarios e Vice-Secretarios os Dignos Pares abaixo designados; ficando conseguintemente installada a respectiva Mesa para a Sessão de 1858 a 1859:

Secretários

Conde de Mello Conde de Peniche.

Vice-secretários

D. Pedro Pimentel de Menezes Brito do Rio Visconde de Ovar.

Secretaria da Camara dos Dignos Pares, em 8 de Novembro de 1858. — Carlos da Cunha e Menezes.

Para se designar o dia em que deva ter logar a primeira sessão serão prevenidos os Dignos Pares por avisos expedidos pela Secretaria.

Secretaria da Camara dos Dignos Pares, em 8 de Novembro de 1858. = Carlos da Cunha Menezes.

Página 1403

1403

CAMARA DOS DIGNOS PARES.

SESSÃO PREPARATORIA DE 8 DE NOVEMBRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO EXMO. SR. VISCONDE DE LABORIM, VICE-PRESIDENTE.

(Não esteve presente nenhum membro do Ministério.)

Ás duas horas e vinte minutos da tarde, occupando o Ex.mo Sr. vice-Presidente o respectivo logar na Mesa, convidou os Dignos Pares «Srs. Conde de Mello e D. Pedro Brito do Rio tomarem os logares de Secretarios. Feita a chamada verificou-se a presença de 26 Dignos Pares, e declarou-se aberta a sessão.

O Sr. Presidente convidou os Dignos Pares a preparem as suas listas para a eleição dos dous Secretarios effectivos da Camara; e chamou para escrutinadores os Dignos Pares Marquez de Niza Visconde de Ovar.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entra-lo na uma 29 listas. Era portanto a maioria 15 votos. Obtiveram na eleição os Dignos Pares abaixo adicionados o seguinte numero de votos:

Marquez de Ponte de Lima......... 1

Conde da Azinhaga................ 1

Conde da Ponte de Santa Maria..... 1

Conde de Mello...................24

Conde de Peniche.................23

Visconde de Balsemão............. 3

Visconde de Benagazil............. 2

Visconde de Ovar................. 1

Francisco Simões Margiochi........ 1

D. Pedro de Menezes Brito do Rio... 1 Foram proclamados Secretarios os Dignos Parti Srs. Condes de Mello e de Peniche. Passou-se á eleição dos vice-secretarios. Entraram na uma 31 listas. — Maioria 16. Sairam votados os Dignos Pares:

Srs. Marquez de Ponte de Lima com... 1 voto

Conde de Peniche.............. 1 »

Visconde de Balsemão........... 4 »

Visconde de Benagazil........... 1 »

Visconde de Ovar...............24 »

João da Silva Carvalho.......... 2 »

D. Pedro Brito do Rio...........29 »

Ficaram portanto eleitos os Dignos Pares D. Pedro Brito do Rio, e Visconde de Ovar. Passou-se á leitura da acta desta sessão preparatoria, que se julgou approvada, na conformidade do Regimento, por não haver reclamação em contrario.

Constituída a sessão ordinaria, declarou o Ex.mo Sr. Presidente organisada a Mesa da Camara dos Dignos Pares.

Nomeou a deputação que deve appresentar á approvação de Sua Magestade a nomeação dos Secretarios da Camara nesta sessão de 1858-1859

É a seguinte:

Exmos. Srs. Presidente, 1.° Secretario, Duque de Terceira, Marquez de Ficalho, Marquez de Fronteira, Marquez das Minas, Marquez de Niza

Mandou fazer leitura da Carta Regia, que nomeou vice-presidentes supplementares os Dignos Pares Srs. Visconde de Castro e Julio Gomes da Silva Sanches.

Communicou o Ex.mo Sr. Presidente que o Digno Par o Sr. Visconde da Granja lhe participara que não podia comparecer ás sessões por encommodo de saude; mas que tão breve se restabelecesse viria tomar parte nos trabalhos da Camara

O Sr. Barão da Vargem da Ordem fez Igual com communicação por parte do Sr. Visconde de Bonfim

O Sr. Marquez de Niza, em seu nome, e do

Ex.mo Sr. Marquez de Ficalho, e do Sr. Conde de Rio Maior, requereu á Mesa conceder-lhes licença para serem testimunhas n'um processo judicial, que tem de ser julgado no proximo sabbado; e fazia este requerimento, porque não se sabendo quando a Camara se reuniria esta semana, ia envolto na demora prejuizo de terceiro.

O Ex.mo Sr. Presidente, ponderando esta grave asserção, consultou a Camara, que concedeu a requerida licença.

S. Ex.ª declarou mais, que não podendo hoje fixar-se o dia da proxima sessão, seriam os Dignos Pares avisados pela Secretaria de quando ella tivesse logar, e levantou a presente—eram tres horas da tarde.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 8 de Novembro de 1858.

Os Srs.: Visconde de Laborim; Duque da Terceira; Marquezes: de Niza, de Pombal, da Ribeira, e de Vallada; Condes: da Azinhaga, do Bomfim, do Farrobo, de Mello, de Penamacôr, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, de Rio Maior, do Sobral, e de Thomar; Viscondes: d'Algés, Athoguia, de Balsemão, de Campanhã, de Fonte Arcada, d'Ovar, e de Ourem; Barões: de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Sequeira Pinto, Almeida Proença, Aguiar, Isidoro Guedes, Fonseca Magalhães, e Brito do Rio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×