O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

888

CASARA PDS i)lf..VI)S PARES.

EXTRACTO DA SKSSlO DE 20 DE JUNHO.

Preiidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha. Secretários—-Os Srs. Conde de Mil Io, Conde da Lousa. (Assistia o Sr. Ministro da Marinha.)

Porro depois das duas horas da tarde, tendo-se verificado a presença de 38 dignos Pares, declarou o Em "• Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Secretario Conde de Mello deu conta do seguinte expediente :

Lm offico do Ministério das Obras Publicas, remetlendo, já sanecionada, ura dos autbographoa do Decreto das Cortes geraes, que approvou o contraclo, e respectivo artigo adjicional, entre o íioverno, e João Baptfcta Isidoro Ellaio, para estabelecer o serviço de malas-postas eulreAldea-gallega e Badajoz.

Para o wchivo.

O Sr. J. M. Grande mandun para a Mesa ama representação do Commissario de ínstrucção primaria pelo methodo repentino, cm que pede qae por occasião da discussão do orçamento, ee pronuncie a respeito desse methodo, ou seja appro-vando-o, ou rejeitando-o.

Á commissão de negocio» eeclesiasticos, ú áe ííw-trucção publicai

O Sr. Marqapz de Yallada: como fora desta casa tinham sido mal interpretadas as suas palavras, quando disse que o Governo não involvera na perseguição que quiz intentar aos signatários da Nação, u Sr. Marquez de Lavradio, por se temer de seu irmão o Sr. Conde do mesmo titulo; presumindo se que aquelfe cavalheiro se conQava nessa protecção ; veio o orador declarar, que na-quellas palavras não leve em vista senão o acto do Governo, c por forma nenhuma nem o Sr. Marquez de Lavradio, que Dão era capas demo* ver-se por ta es sentimentos, nem o Sr. Conde do mesmo titulo, que lambem não era capai de se deixar influir por sentimentos apoucados. Cada um destes cavalheiros, amando-se como irmãos extremosos, procediam com perfeita isenção eindependência um do outro, Síguindo as soas respectivas convicções.

O Sr. Ferrão — Peço a V. En." a palavra, ao- j tes da ordem dia, para quando estiver presente o Sr. Ministro da Fazenda.

O Sr. Presidente — Eu já man.jei chamar o Sr. Ministro á outra Camará, e como não ha mais nada, passamos á ordem du dia.

O St. Visconde de Fonte Arcada — Realmente, não me parece muito decente, que a Cimara dos Pares esteja á espera do Sr. Ministro indefinidamente.

O Sr. Presidente — Nós não lemos mais nada, e o primeiro inscripto sobre a ma leria é o digno f ar.

O orador — Eu não gosto dcfallar, nem posso, nas costas de ninguém.

(O:Sr. Aguiar — Pódr).

D orador — Posso, mas não qnero (riso).

P%usa.

O Sr. Visconde de Laborim (sobre a ordem).— Eu desrja?a saber, dejie qiiando se contam ai três horas que V. Em.* dá para a discussão?

O Sr. Presidente—H je conto das duas horas que aqui estou, porque ain.l.i que estava cá ha muito tempo, só ás duas horas vim para esta cadeira, por isso hei-de levantar a sessão ás ciaco horas; porque declaro á Camira, que não posso demorar-me mais (muitas apoiados/. ^\||1|r. Visconde de Labor im — Sjbre isto é qní

fedi a palavra. Eu cuidei que V. Em.1 contava a uma hora depois ão meio dia, porque então estávamos aqui até ás q

O Sr. Presidente — É necessário.

O orador—Bem : mas nãu posso estar mais tempo. Eaíão em dando cinco hoas acabam os nossos trabalhos?

O Sr. Presidente —D* miaha parle de certo fapohdos). t

O Sr. Silva Carvalho — Ru deparo a V. Em- » e i Camará, qiw estou aqui desde moilo antes da Mn* hora, ahei-de sair ás quatro. Virem algnoa ás 'luas horas e ds duas e meia, e obrigar o» mais dilig. nies a estar aqui até depjií daeefnoa, nâo posso concordar com isso (apoiados)- A nH-otía opiuiio é qne estrjsmos aqui á ama hora, « que sá.amos ás qualro, quer veaham todos, fl»**1 nâo (apoiados i , 0

€>gr. Presidente — Também lem ""fr".*

St*fIcondc de Podeate*: podia seguir a aucus-

ísãtáft o digno Par qaer falter.... .. afl,