O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

834 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Pergunto a s. exa. se os contratos e clausulas, a que se referia mr. Gladstone, eram menos para respeitar do que os de Portugal? O facto é, porém, que na Inglaterra se entendeu que não havia inconveniente algum em tributar aquella origem de rendimento.

Não canso por mais tempo a camara. Apenas direi que não póde concorrer de fórma nenhuma para o mau exito do emprestimo a votação d’esta camara com relação á classe ou cedula A, em virtude da qual o imposto incidirá sobre os titulos de divida do estado. Os juristas portuguezes teem dado a esse respeito exemplo de muito patriotismo, o que, longe de enfraquecer o credito do paiz perante os capitalistas estrangeiros, o teem exalçado. Senão, veja-se a elevada cotação que os nossos fundos mantêem em Londres, e que se teem accentuado mais com a perspectiva proveniente da votação dos impostos.

Portugal é uma ração honrada; como tal se deve conservar, e a maneira por que o paiz se está prestando aos sacrificios que lhe são exigidos, a maneira por que o governo, a sua maioria e a opposição no parlamento estio reconhecendo a necessidade do imposto, tudo isto não póde fazer senão exalçar o credito nacional e concorrei- uma que o emprestimo, que é necessario contrahir, se realise em condições as mais favoraveis.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã, 29 do corrente, é a continuação da discussão do parecer n.os 103, e a dos pareceres n.os 122, 83, 88, 100, 117, 121, 92, 92-A, 112, 87, 120, 118 e 85.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 28 de maio de 1880

Exmos. srs.: Duque d’Avila e de Bolama; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Monfalim, de Sabugosa, de Vallada; Arcebispo de Evora; Condes, de Avilez, do Bomfim, de Cabral, de Castro, de Gouveia, de Linhares, de Podentes, de Rio Maior, de Samodães, de Valbom, da Fonte Nova, da Ribeira Grande; Bispo eleito do Algarve; Viscondes, de Alves de Sá, do Asseca, de Borges de Castro, de S. Januario, de Ovar, da Praia, da Praia Grande, de Soares Franco, do Valmor; Barão de Ancede; Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Berros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Fontes Pereira de lucilo, Rodrigues Sampaio, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Coutinho de Macedo, Barjona de Freitas, Cau da Cosia, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Fortunato Barreiros, Margiochi, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Mamede, Pestana Martel, Braamcamp, Baptista de Andrade, Pinto Bastos, Castro, Reis e Vasconcellos, Mancos do Faria, Mello Gouveia, Costa Cardoso, Mexia Salema, Mattozo, Luiz de Campos, Camara Leme, Daun o Lorena, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Mathias da Carvalho, Ornellas, Placido de Abreu, Calheiros, Thomás de Carvalho, Ferreira Novaes, Vicente Ferrer, Seiça e Almeida.