me foi participado officialmente que no dia 7 do corrente, na sala das sessões da camara dos senhores deputados da nação, mas já depois de encerrada a sessão, o sr. primeiro tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida aggrediu corporalmente s. exa. o sr. ministro da marinha, o conselheiro Henrique de Macedo Pereira Coutinho.
Deus guarde a v. sa. Commando geral da armada, 10 de maio de 1887. = Andrada Pinto. = Illmo. sr. Francisco de Paula Teves, capitão tenente e commandante da canhoneira Liberal.
Illmo. sr. — N.° 271. - Remetto a v. sa. as copias dos officios que me dirigiu o commandante do corpo de marinheiros, por me parecer que tenham de fazer parte do conselho de investigação de que v. sa. é presidente.
Deus guarde a v. s.ª Commando geral da armada, 11 de maio de 1887. = O vice-almirante, commandante geral da armada, Andrada Pinto. = Illmo. sr. Francisco de Paula Teves, capitão tenente, presidente do conselho de investigação.
Copia. — Corpo de marinheiros da armada. — N.° 318 — Illmo. e exmo. sr. — Em additamento ao meu officio de 8 do corrente mez,. em que participava a v. exa. que se tinha effectuado a prisão do primeiro tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida, como foi determinado por v. exa., cumpre-me passar ás mãos de v. exa. a copia da ordem que entreguei ao primeiro tenente da armada Jeronymo Emiliano Lopes Banhos para prender o referido primeiro tenente Ferreira de Almeida, bem como a parte que o primeiro tenente Lopes Banhos me deu depois de ter effectuado a prisão e de ter entregue o preso a bordo do couraçado Vasco da Gama.
Deus guarde a v. exa. Quartel em Alcantara, 10 de maio de 1887. — Illmo. e exmo. sr. conselheiro vice-almirante commandante geral dá armada. — Celestino Cláudio da Fonseca Ferreira, commandante.
Está conforme. Secretaria do commando geral da armada, 11 de maio de 1887. = Antonio Hygino Magalhães Mendonça, primeiro tenente.
Copia. — Corpo de marinheiros da armada. — Ordem. — Em conformidade com as ordens de s. exa. o sr. commandante geral da armada, vae encarregado o sr. primeiro tenente Emiliano Lopes Banhos de prender á ordem do governo o sr. primeiro ^-tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida, conduzindo-o depois a bordo do couraçado Vasco da Gama, onde o entregará sob prisão, para o que se dirigirá ao arsenal da marinha para lhe ser fornecida embarcação para o levar a bordo. Todas as despezas que sejam precisas fazer para conseguir a prisão do sr. tenente Ferreira de Almeida ser-lhe-hão abonadas. Quartel em Alcantara, 7 de maio (ás. dez horas e trinta minutos, p. m.) de 1887. — O commandante, Celestino Ferreira.
Está conforme. Quartel em Alcantara, 10 de maio de - 1887. — João Augusto Botto, primeiro ajudante.
Está conforme. Secretaria do commando geral da armada, 11 de maio de 1881 . = Antonio Hygino Magalhães Mendonça, primeiro tenente.
Copia. — Illmo. e exmo. sr.—Em virtude das ordens recebidas para levar a effeito a prisão do primeiro tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida, cumpre-me dizer a v. ex.B que, tendo saido deste quartel no dia 7 do corrente pelas onze horas da noite, dirigi-me primeiro ao domicilio do referido official no largo de S. Paulo n.° 3 (hotel Americano), onde o não encontrei, e depois á redacção do Correio da noite, onde me foi dito por alguns cavalheiros que ali se achavam, entre elles o sr. Madeira Pinto, a quem especialmente me dirigi, perguntando pelo sr. Ferreira de Almeida, que este senhor não se achava naquella redacção, mas que sabia, que, constando ao referido official ter sido dada ordem de prisão contra elle, desejava entregar-se voluntariamente á prisão e ser acompanhado por um seu camarada. Igual communicação da parte do sr. Ferreira de Almeida me foi feita por um parente d’este, o. sr. José Ribeiro da Cunha, o qual com as suas indicações e as do commissario geral de policia, que tambem se achava na referida redacção e me acompanhou até á rua Larga de S. Roque, me mostraram a casa onde se achava o sr. Ferreira de Almeida. Ahi me dirigi, communicando a este official a missão de que me achava encarregado, dizendo-lhe que devia considerar-se preso á ordem do governo logo que saísse d’aquelle recinto, o que fez em seguida á minha communicação.
Dirigi-me depois com o sr. Ferreira de Almeida e o sr. José Ribeiro da Cunha, que previamente me pedira licença para acompanhar seu parente n’um trem ao arsenal da marinha, tocando de passagem no domicilio do sr. Ferreira de Almeida, onde este mandara buscar uma pequena mala. Chegado ao arsenal, dirigi-me em seguida num escaler com o sr. Ferreira de Almeida a bordo do couraçado Vasco da Gama, entregando este official sob prisão á guarda e responsabilidade do official de serviço d’aquelle navio, cobrando o respectivo recibo; Para accentuar melhor nalgumas circumstancias em que tenha talvez sido deficiente, cumpre-me por ultimo dizer a v. exa., que o entregar-se á prisão o sr. José Bento Ferreira de Almeida, foi espontanea e voluntariamente; que a prisão tornou-se effectiva seriam doze horas da noite, e que aquelle official dera entrada a bordo do couraçado Vasco da Gama pela uma hora e trinta minutos da manhã do dia 8.
Deus guarde a v. exa. Quartel do corpo de marinheiros em Alcantara, 8 de maio de 1887. – Illmo. e exmo. sr. commandante do corpo de marinheiros da armada. — Jeronymo Emiliano Lopes Banhos, primeiro tenente.
Está conforme. Secretaria do commando geral da armada, 11 de maio de 1887 .= Antonio Hygino Magalhães Mendonça1, primeiro tenente.
Rol de testemunhas
Deputados:
João Pinto Rodrigues dos Santos.
Pedro Victor da Costa Sequeira.
Luiz José Dias.
Antonio de Azevedo Castello Branco.
Par do reino:
Conde de Paraty.
Casa da minha residencia em Lisboa, 12 de maio do 1887. = Henrique de Macedo Pereira Coutinho.
Processo verbal e summario feito em conselho de investigação ao primeiro tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida.
Crime — Aggressão corporal
Auto
Aos 11 dias do mez de maio do anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1887, a bordo do couraçado Vasco da Gama, surto no Tejo, e na camara do commandante do mesmo navio, por ordem de s. exa. o vice-almirante commandante geral da armada, foi mandado congregar este conselho de investigação, composto dos officiaes constantes da ordem junta, a fim de tomar conhecimento do officio n.º 241 de 10 de maio corrente, do vice-almirante commandante geral da armada ao presidente deste conselho, o qual serve de parte accusatoria contra o primeiro tenente da armada José Bento Ferreira de Almeida, accusado de ter aggredido corporalmente s. exa. o sr. ministro da marinha, o conselheiro Henrique de Macedo Pereira Coutinho, occor-