O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2

n.° 4, nomeado pelo mesmo exmo general para proceder sem demora a todas as indagações precisas ácerca da gravidade do facto e para proceder immediatamente ao levantamento de auto de corpo de delicto se as circumstancias assim o exigissem.

Requisitando desde logo a presença dó capitão do regimento de infanteria n.° 16, João Augusto de Faria Blanc, commandante da guarda de honra áquella camara no mencionado dia 9 do corrente mez de maio, por elle me foi dito que nada presenciara de extraordinario durante o seu serviço n’aquelle local, mas que ouvira dizer a muitas pessoas que o tenente coronel do regimento de cavallaria, n.° 2. o sr. Antonio Maria Bivar de Sousa, havia recebido offensas corporaes nelle praticadas pelo cirurgião mór do regimento de artilheria n.° 2, o sr. José de Azevedo Castello Branco, deputado da nação; que taes offensas tinham consistido em socos ou bofetadas, e que a causa que havia, originado tal conflicto, tinha sido um encontrão dado pelo cirurgião mór do regimento de artilheria n.° 2, o sr. José: de Azevedo Castello Branco, deputado da nação, no tenente coronel de cavallaria n.° 2 o sr. Antonio Maria Bivar de Sousa, para este dar passagem a duas senhoras que o dito cirurgião mór conduzia para a galeria da camara, e o ter-lhe por isso o tenente coronel o sr. Antonio Maria1 Bivar de Sousa dito que não fosse bruto ou mal creado.

Encontrados assim os primeiros elementos para a base: do auto do corpo de delicto, foi o capitão João Augusto de: Faria Blanc intimado a apresentar nota das praças da guarda do seu cominando e de todas as mais pessoas que; lhe contasse que haviam presenciado o facto de que se trata; e acto continuo fiz comparecer perante mira o capitão do regimento de cavallaria n.° 2 João Albino de Figueiredo Soares Serra e por mim nomeado para servir de escrivão, para proceder a auto de corpo de delicto e fazerem-se, como se fizera, as precisas requisições e intimações.

E como não houvesse desde logo mais acto algum a praticar, encerrei por esta fórma o presente auto, o qual vae por mim assignado, pelo capitão declarante e pelo escrivão João Albino de Figueiredo Soares Serrão, capitão do regimento de cavallaria n.° 2, que o escreveu .= O official, José Honor até de Mendonça, .major de cavallaria 4 = O declarante, João Augusto Faria Blanc, capitão de infanteria 16 = O escrivão, João Albino de Figueiredo Soares Serrão, capitão de cavallaria n.° 2.