O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1799

ganisação dos planos das estradas vicinaes. Não posso n'este momento precisar a data da nomeação, mas é certo que se mandou coadjuvar o governador civil na organisação do plano d'essas estradas, porque sem um engenheiro era-lhe isso impossivel (apoiados).

(O orador não reviu os seus discursos.)

O sr. Conde de Thomar: — Em vista das explicações que acaba de dar o sr. ministro, peço licença á camara para retirar o meu requerimento (apoiados).

(O orador não reviu os seus discursos.)

A camara conveiu em que o digno par retirasse o seu requerimento.

O Sr. Menezes Pita: — E para mandar para a mesa quatro representações, uma da camara municipal de Valença, outra do concelho de Coura, outra do de Caminha e outra de Villa Nova da Cerveira, todas redigidas em termos muito respeitosos, pedindo a esta camara que não approve o projecto da reforma administrativa, na parte em que é supprimido o districto de Vianna do Castello.

As rasões que n'estas representações se contêem são muito apreciaveis, e eu tenho completa confiança em que serão attendidas por esta camara.

Aproveito esta occasião para pedir a V. ex.ª que me reserve a palavra para quando esteja presente o sr. ministro da fazenda, porque tenciono dirigir a s. ex.ª algumas perguntas a respeito da opinião em que o sr. ministro esta sobre o imposto das portagens nas estradas da provincia do Minho. Ha muito tempo que eu mandei para a mesa uma nota de interpellação, em que annunciava a s. ex.ª esta pergunta, e é natural que ella fosse expedida.

O sr. Presidente: — As representações que o digno par mandou para a mesa vão ser remettidas á commissão de administração publica, para as examinar e tomar em consideração quando tratar do projecto de lei a que as mesmas se referem.

A ordem do dia para hoje era a leitura dos pareceres das commissões, creio que não ha nenhum parecer prompto.

O sr. Mello e Carvalho: — Peço a palavra sobre a ordem.

O sr. Presidente: — Tem o digno par a palavra.

O sr. Mello e Carvalho: — Sr. presidente, eu estimaria muito que esta sessão não terminasse sem que as commissões de guerra e fazenda, ás quaes foi remettido um projecto de lei que tive a honra de mandar para a mesa, tendente a melhorar a sorte de alguns officiaes da convenção de Evora Monte; desejaria muito repito, que não terminasse esta sessão sem que sobre esse projecto as referidas commissões dessem o seu parecer. Pedia portanto com a maior instancia aos dignos pares, membros das commissões a que tenho alludido, que com a maior brevidade venham dar o seu parecer sobre este objecto, para que elle não continue demorado por mais tempo, e visto o estado de adiantamento em que já se acha a presente sessão.

O sr. Presidente: — Farei constar ás respectivas commissões o que acaba de pedir o digno par.

Sua Magestade recebe ámanhã pela uma hora da tarde a deputação d'esta camara, que ha de apresentar á real sancção os decretos approvados pelas duas camaras. Esta deputação será composta, alem do presidente e do digno par secretario o sr. marquez de Vallada, dos seguintes dignos pares os srs. marquez de Sá da Bandeira, condes, da Ponte de Santa Maria, do Sobral e de Thomar, e Silva Cabral.

Não ha sobre a mesa objecto algum que possa offerecer-se á deliberação da camara; vou portanto levantar a sessão: e como ámanhã se reune conselho d'estado e o de ministros, não póde haver sessão. Esta terá logar sexta feira, sendo a ordem do dia apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 5 de junho de 1867

Os ex.mo srs.: Conde de Lavradio; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira e de Sousa Holstein; Condes, de Campanhã, do Farrobo, de Fonte Nova, de Fornos, da Ponte, da Ponte de Santa Maria e de Thomar; Viscondes, de Almeidinha, de Chancelleiros, de Condeixa e de Porto Côvo; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Braamcamp, Lourenço da Luz, Rebello da Silva, Preto Geraldes, Menezes Pita, Fernandes Thomás e Vicente Ferrer.