O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 75

SESSÃO DE 30 DE MAIO DE 1879

Presidencia do exmo. sr. Duque d'Avila e de Bolama

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Eduardo Montufar Barreiros

Ás duas horas e um quarto, sendo presentes 40 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada na conformidade do regimento por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

O sr. camara Leme: - Sr. presidente, tenho a declarar a v. exa. e á camara que tenho faltado ás ultimas sessões por motivo de doença.

O sr. Visconde de Bivar: - Pedi a palavra para mandar para a mesa a seguinte

Declaração de voto

Declaro que se estivesse, presente na sessão de 28 do corrente, quando se votou a moção do sr. conde do Casal Ribeiro, eu a teria rejeitado.

Sala das sessões, 30 de maio de 1879. = Bivar.

O sr. Presidente: - Lançar-se-ha na acta a declaração do digno par.

Se algum digno par tem a mandar para a mesa algum parecer de commissão, tenha a bondade de o mandar.

O sr. Visconde de Bivar: - Mando para a mesa um parecer da commissão de administração publica.

Leu-se na mesa e foi a imprimir.

O sr. Presidente: - Peço a attenção da camara. Nós deviamos entrar já na ordem do dia, porque não houve correspondencia: não vejo que mais nenhum digno par tenha pareceres a mandar para a mesa; como porém a ordem do dia consta da discussão do parecer n.° 36, que recae sobre uma proposta do governo, e das interpellações do digno par, o sr. Vaz Preto, ao sr. presidente do conselho, e como para qualquer d'essas discussões é necessaria a presença do governo, não estando presente nenhum sr. ministro, não podemos passar á ordem do dia.

Perguntarei, pois, á camara se quer esperar algum tempo até que esteja presente algum dos srs. ministros. (Apoiados.)

Os dignos pares concordam em que se suspenda a sessão por meia hora? (Apoiados.)

Está suspensa a sessão.

Eram duas horas e vinte minutos.

As tres horas e meia reabriu se a sessão.

O sr. Presidente: - Já ha muito deu a hora em que devia tornar a abrir-se a sessão. Entretanto, eu acabo de ser informado de que. o sr. presidente do conselho acaba de chegar á outra casa do parlamento, e parecia-me conveniente que a camara esperasse mais algum tempo, porque s. exa. não tardará de certo em se apresentar tambem n'esta camara. (Apoiados.)

(Pausa.)

(Entrou o sr. presidente do conselho de ministros.)

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Fontes Pereira de Mello): - Sr. presidente, tendo-se manifestado no seio do gabinete divergencias sobre o modo de apreciar e dirigir a actual situação politica, e não tendo os ministros podido, chegar a um accordo, resolveram retirar-se.

Em vista d'essa resolução acabo de ter a honra de ir ao paço depor nas mãos do augusto chefe do estado a demissão do gabinete.

Os ministros continuam dirigindo interinamente o expediente das respectivas pastas, até á organisação do novo gabinete.

O sr. Presidente: - Em vista da communicação que a camara acaba de ouvir, vou levantar a sessão, mesmo porque a camara, em quanto não estiver organisado o novo gabinete, não poderá occupar-se da ordem do dia dada para hoje.

Assim convido os dignos pares a irem agora trabalhar em commissões.

A ordem do dia para ámanhã (31 do corrente) será a mesma que estava dada para hoje, e apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e quarenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 30 de maio de 1879

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Duque de Palmella; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sabugosa, de Vallada, de Angeja; Condes, de Bertiandos, do Casal Ribeiro, do Farrobo, de Fonte Nova, de Gouveia, da Louzã, de Rio Maior, de Porto Covo, do Bomfim; Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, das Laranjeiras, dos Olivaes, de Ovar, de Portocarrero, da Praia, da Praia Grande, do Seisal, da Silva Carvalho, de Soares Franco, de Monforte; Mello e Carvalho, Barros e Sá, Ornellas, D. Antonio de Mello, Costa Lobo, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Margiochi, Gomes de Castro, Mamede, Reis e Vasconcellos, Camara Leme, Franzini, Dantas, Vicente Ferrer, Vaz Preto, Eugenio de Almeida, Pinto Bastos, Fontes Pereira de Mello.