O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 2843

2843

SECRETARIA DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

De ordem superior se publica o seguinte:

A deputação encarregada pela camara dos pares de apresentar a Sua Magestade El Rei, Regente, os cumprimentos de pezames e a expressão de sentimento da mesma camara pela infausta morte de Sua Magestade Leopoldo I, Rei dos belgas, foi recebida por Sua Magestade El-Rei, Regente, hoje pela uma hora da tarde no real paço das Necessidades, e por esta occasião ao mesmo augusto senhor dirigiu o ex.mo presidente o seguinte discurso:

«Senhor. — A camara dos pares do reino, apenas recebeu a infausta noticia da morte de Sua Magestade Leopoldo I, Rei dos belgas, augusto tio de Vossa Magestade, não se demorou em resolver, por uma votação unanime, que uma grande deputação fosse mandada á augusta presença de Vossa Magestade para, muito respeitosamente, segurar a Vossa Magestade, que a camara partilhou o justo sentimento de Vossa Magestade pela morte de seu augusto parente, e quasi segundo pae, o grande Rei Leopoldo, que, com a sua notavel sabedoria, consummada prudencia e longa experiencia, consolidou a independencia e a liberdade da Belgica, quasi o unico paiz do continente da Europa, aonde o governo representativo é uma verdade; e que alem d'isso soube adquirir uma tão grande auctoridade, que, durante o seu reinado, nenhum negocio importante se tratou nos conselhos da Europa, sem que o Rei dos belgas fosse directa ou indirectamente consultado; e o seu conselho, como é notorio, era sempre conciliador, sempre conforme aos principios da justiça.

«A morte do Rei dos belgas, Senhor, deve ser considerada como uma calamidade, não só para a Belgica, que elle tão sabiamente governou, mas tambem para a Europa, que elle tão prudentemente aconselhou. A falta d'este grande Rei ha de ser por longo tempo sentida, e difficilmente reparada.

«Sendo hoje órgão da camara dos pares, não me é licito, Senhor, manifestar os meus sentimentos individuaes, mas Vossa Magestade permittirá que lhe diga, que ninguem melhor do que Vossa Magestade conhece a benevolencia com que Sua Magestade o Rei Leopoldo me honrou desde muitos annos.»

Secretaria da camara dos dignos pares, em 13 de dezembro de 1865. = Diogo Augusto de Castro Constancio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×