O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 77

SESSÃO DE 2 DE JUNHO DE 1879

Presidencia do exmo. sr. Duque d’Avila e de Bolama

Secretarios — os dignos pares

Conde de Gouveia
João Antonio Gomes de Castro

Ás duas horas e meia da tarde, sendo presentes 24 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em Contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, datado de 30 de maio findo, remettendo o decreto authographo pelo qual Sua Magestade El-Rei houve por bem prorogar as côrtes geraes até ao dia 20 do corrente mez de junho inclusivamente.

É do teor seguinte.

Usando da faculdade que me confere a carta constitucional da monarchia no artigo 74.° § 4;°, depois de ter ouvido o conselho d’estado: hei por bem prorogar as côrtes geraes ordinarias da nação portugueza até ao dia 20 do proximo mez de junho inclusivamente.

O presidente da camara dos dignos pares do reino assim; o tenha entendido para os effeitos convenientes.

Paço da Ajuda, em 30 de maio de 1879. = REI. = Antonio Rodrigues Sampaio.

Para o archivo.

Outro da presidencia do conselho de ministros, participando ter Sua Magestade El-Rei, em attenção ao que lhe representou o ministerio presidido pelo conselheiro d’estado, Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, exonerado pôr decreto de 1 do corrente, o mesmo ministerio; e havendo por bem nomear para. os cargos de presidente do conselho de ministros e de ministro e secretario de estado dos negocios estrangeiros o conselheiro de estado Anselmo José Braamcamp para, o ministerio do reino o deputado da nação José Luciano de Castro Pereira Côrte Real; para o ministerio da justiça o conselheiro Adriano de Abreu Cardoso Machado; para o ministerio da fazenda, Henrique de Barros Gomes, antigo deputado da nação; para o ministerio da guerra, o general de brigada João Chrysostomo de Abreu e Sousa; para o ministerio da marinha e: ultramar, o par do reino marquez de Sabugosa; para o ministerio das obras publicas, do deputado da nação Augusto Saraiva de Carvalho.

Para o archivo.

O sr. Presidente: — Previno a camara de que as côrtes geraes estão prorogadas até 20 do corrente.

(Continua a leitura da correspondencia.)

Outro do ministerio do reino, datado de 30 de maio findo, participando que no dia 1 de junho, pelas 12 horas,: na real capella da Ajuda, deve ter logar a ceremonia dei imposição do barrete cardinalicio ao bispo do Porto, D. Americo Ferreira dos Santos Silva, dando Sua Magestade El Rei, em seguida á este acto, audiencia publica no Paço da Ajuda ao novo cardeal.

O sr. Presidente: — O officio que se acaba de ler foi; recebido por mim ante-hontem, muito depois de estar fechada a sessão.

Apesar d’isso, não querendo eu que a camara dos pares! deixasse de corresponder a este convite para se fazer representar na ceremonia da imposição do barrete cardinalicio = ao nosso digno collega o sr. bispo do Porto, um dos mais esclarecidos e respeitaveis prelados da igreja lusitana, nomeei para assistir n’essa solemnidade uma deputação composta, alem da mesa, dos dignos pares os srs.

Mártens .Ferrão.

Buque de Loulé.

Marquez da Fronteira.

Marquez de Ficalho.

Marquez de Vallada.

Marquez de Angeja.

Conde de Rio Maior.

Conde das Galveias

Conde do Casal Ribeiro.

Visconde da Praia.

Visconde de Alves de Sá.

D. Antonio de Mello.

Gomes de Castro.

Devo declarar que todos os dignos pares, nomeados para esta deputação, se apresentaram na capella do paço da Ajuda, aggregando-se-lhe outros membros desta camara que tambem ali estavam para assistir ao mesmo acto.

Convido os dignos pares a mandarem para a mesa os pareceres de commissões que tiverem de apresentar.

A camara sabe, pelo officio que se leu na mesa, que está organisado o novo ministerio; por consequencia, é muito provavel que os srs. ministros compareçam- hoje n’esta casa.

Parece-me, pois, que a camara concordará em suspender a sessão por algum tempo até s. exas. chegarem. (Apoiados.)

Está interrompida a sessão.

Eram duas horas e quarenta minutos.

Ás quatro horas e vinte minutos reabriu-se a sessão.

O sr. Presidente: — Acabo, de ser informado de que os srs. ministros estão na outra casa do parlamento empenhados n’uma discussão importante e que lhes será impossivel assistirem hoje á nossa sessão. Portanto creio inutil conservarmo-nos aqui por mais tempo.

A ordem do dia para ámanhã a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e vinte minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 2 de junho de 1879

Exmos. srs.: Duque d’Avila e de Bolama, João Baptista da Silva Ferrão de Carvalho Mártens; Duque de Palmella, Marquezes, de Ficalho, de Vallada; Condes, de Bertiandos, do Bomfim, do Casal Ribeiro; da Fonte Nova, de Gouveia, da Louzã, da Ribeira, de Rio Maior, de Avilez, Viscondes, de Alves de Sá, de Bivar, das Laranjeiras, da Ovar, da Praia; Mello e Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, Rodrigues Sampaio, Costa Lobo, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Margiochi, Gomes de Castro, Mamede, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Franzini, Vicente Ferrer, Andrade Corvo, Dantas, .Eugenio de Almeida, Vaz Preto, Fontes pereira, de Mello.

77