O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2889

SESSÃO DE 15 DE DEZEMBRO DE 1865

PRESIDENCIA DO EX.MO SR. CONDE DE LAVRADIO

Secretarios, os dignos Pares

Marquez de Vallada

Jayme Larcher

(Assistia o ex.mo sr. ministro da guerra.)

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 19 dignos pares, foi declarada aberta a sessão.

Lida a acta da sessão antecedente julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Um officio da secretaria da camara dos senhores deputados, enviando, para ser presente á camara dos dignos pares do reino, a proposição sobre a approvação e confirmação do contrato celebrado com a companhia do caminho de ferro de sueste em 14 de outubro do corrente anno.

O sr. Presidente: — Este projecto deve ser mandado ás duas commissões de fazenda e obras publicas, com todos os documentos que o acompanham.

Assim se resolveu.

O sr. Baldy: — Sr. presidente, o digno par o sr. D. Antonio José de Mello e Saldanha incumbiu-me de participar a V. ex.ª e á camara, que por motivo justificado não podia comparecer á sessão de hoje.

O sr. Vellez Caldeira: — Sr. presidente, no extracto das sessões d'esta camara, vinha no Diario de hontem que o par Vellez Caldeira tinha pedido a palavra e fallára, depois vi que nos nomes dos dignos pares que tinham comparecido á sessão não estava o meu nome de Vellez Caldeira, mas sim o de Castello Branco. Ora V. ex.ª sabe e a camara que eu não uso d'esse appellido, e não sei que ha de obstar a que se não commettam d'estes enganos. Já o anno passado reclamei n'este sentido. Peço pois a V. ex.ª que obste a que não se torne a ver o meu nome de Castello Branco no logar dos pares que estão presentes ou no dos que fallam, mas sim o de Vellez Caldeira. Espero que V. ex.ª dará as necessarias providencias.

O sr. Presidente: — Na acta se fará a declaração que V. ex.ª deseja.

Vae entrar-se na ordem do dia, e portanto proceder-se á eleição dos tres membros que faltam para completar o numero dos membros que hão de formar a commissão especial, para resolver a proposta do sr. marquez de Niza.

N'esta conformidade foram convidados para escrutinadores os dignos pares conde d'Alva e Casal Ribeiro.

Correu-se o escrutinio, tendo entrado na urna 22 listas.

O sr. Secretario (Marquez de Vallada): — Ficaram eleitos os srs. marquez de Sabugosa com 20 votos, marquez de Sousa Holstein com 14 votos e marquez de Vallada com 14 votos.

O sr. Presidente: — Peço aos dignos pares, membros das commissões, que dêem quanto antes parecer sobre os projectos que estão affectos ás respectivas commissões, pois é necessario aproveitar o tempo, emquanto não vem projectos de grande importancia, resultando d'ahi muitas vezes por causa d'estes ficar prejudicada a iniciativa de muitos dignos pares. Recommendo pois de novo aos dignos pares que resolvam os negocios que lhes estão affectos o mais breve possivel.

A proxima sessão terá logar ámanhã sabbado, 16 do corrente, sendo a ordem do dia apresentação de pareceres de commissões.

Esta fechada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Relação dos dignos pares presentes á sessão de 15 de dezembro de 1865

Ex.mos srs. Conde de Lavradio.

Marquez de Alvito.

Marquez de Fronteira.

Marquez de Niza.

Marquez de Sá da Bandeira.

Marquez de Vallada.

Conde d’Alva.

Conde d’Avila.

Conde de Campanhã.

Conde de Fornos de Algodres.

Visconde de Algés.

Visconde de Ribamar.

Visconde de Soares Franco.

Barão de Villa Nova de Foscôa.

Alberto Antonio de Moraes Carvalho.

Francisco Simões Margiochi.

Jayme Larcher.

José Bernardo da Silva Cabral.