O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1029

CORTES GERAES.

SESSÃO REAL DO ENCERRAMENTO DA SESSÃO DE 1856 E ULTIMA DA LEGISLATURA.

Pelas seis horas e meia da tarde achando-se reunidos na Sala das Sessões da Camara electiva os Dignos Pares do Reino e os Senhores Deputados da Nação Portugueza, bem como os Senhores Ministros da Corôa; e sendo chegada a hora de ser nomeada a grande Deputação destinada a ir receber e acompanhar Sua Magestade El-Rei e Sua Alteza o Serenissimo Senhor Infante Dom Luiz Filippe, por não se achar presente S. Em.ª o Senhor Cardeal Patriarcha, Presidente da Camara hereditaria, occupou a respectiva cadeira o Digno Par Visconde de Algés, Vice-Presidente supplementar da mencionada Camara, que declarou aberta a Sessão, e em seguida nomeou, para compôr a referida Deputação, aos Dignos Pares:

Visconde de Castro

Conde da Ponte de Santa Maria

D. Antonio José de Mello.

Joaquim Antonio de Aguiar

Visconde de Francos

Conde de Mesquitella

Conde de Penafiel

Bispo de Bragança

D. Pedro de Menezes Pimentel de Brito do Rio

Conde de Azinhaga

Visconde da Villa da Praia

Bispo do Algarve E aos Senhores Deputados:

Vicente Ferreira Novaes

José Silvestre Ribeiro

Joaquim Guedes de Carvalho

Barão das Lages

Augusto Xavier da Silva

Antonio Corrêa Caldeira

Carlos Cyrillo Machado

José Ferreira Pestana

João Ferreira Machado

Antonio dos Santos Monteiro

Gomes Palma

D. Rodrigo de Menezes.

Pouco depois entrando S. Em.ª o Senhor Cardeal Patriarcha foi tomar o seu logar, As seis horas e tres quartos entraram na Sala Sua Magestade e Sua Alteza o Serenissimo Senhor Infante, precedidos da grande Deputação, dos Membros do Gabinete, e da Côrte.

Tendo Sua Magestade tomado assento na cadeira do Throno, e permittido que se assentassem os Membros das duas Camaras, Leu o seguinte:

« Dignos Pares do Reino e Senhores Deputados da Nação Portugueza.

«No momento de enterrar a presente Sessão, que é a ultima da actual Legislatura, Venho de novo testimunhar-vos quanto Me apraz ver-me no seio da Representação Nacional, e significar-vos a minha satisfação, pelo zêlo que tendes manisfado no desempenho de vossas importantes funcções legislativas.

« Conhecidas vos são as causas que produziram a mudança de Ministros, que teve logar nos primeiros dias do mez de Junho.

« Reconhecendo que o melhoramento das vias de communicação, por meio de boas estradas, e de caminhos de ferro, é hoje de tão imperiosa necessidade, como sempre foi da mais alta conveniencia, não hesitastes em votar os meios, que para esse fim vos foram pedidos pelo Meu Governo.

«Eu vo-lo agradeço; e confio que os Meus e vossos desejos serão satisfeitos, pro-seguindo-se em todas as obras publicas sem interrupção, e na maior escala que possivel fôr, para que mais promptamente possa o paiz gosar de todo o incommensuravel beneficio que d'ahi lhe ha de provir.

« Não promettem as colheitas deste anno ser melhores que as do anno passado. Todavia, por effeito das medidas que, para attenuar este mal, tambem approvastes, e, sobretudo, pelo favor da Providencia, Espero que possamos atravessar similhante crise sem muito se fazerem sentir suas terriveis consequencias.

« Vivamente Deploro que o flagello da choleramorbus tornasse a invadir a capital e outros diversos pontos do reino. Entretanto ella vai diminuindo de gravidade, que, felizmente, nunca chegou a ser assustadora; e cuidadosamente se tem procurado e procura minorar seus estragos por meio do promptos soccorros aos que delles carecem.

« Agradável Me é o annunciar-vos que a tranquillidade publica se tem mantido em todas as partes da Monarchia.

«Dignos Pares do Reino e Senhores Deputados da Nação Portugueza:

« Estou bem certo de que, ainda no descanço dos trabalhos parlamentares, continuareis a prestar valiosos serviços, fortificando os Povos no espirito de conciliação, e tolerancia, e no do respeito e obediencia ás Leis.

« Está fechada a Sessão. »

Concluida a leitura Sua Magestade e Sua Alteza saíram da Sala com o mesmo cortejo, que tivera logar na entrada; com o que ficou terminada a solemnidade do encerramento da Sessão e Legislatura.

O Conselheiro Official-maior, Diogo Augusto de Castro Constancio.