O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

949

Sessão DE 4 DE JULHO DE 1848.

Presidiu — O Sr. D. de Palmella

Secretarios — Os Sr.s M. de Ponte de Lima.

Margiochi, e depois o Sr.

C. de Sampayo.

Aberta a Sessão pela uma hora e tres quartos da tarde, estando presentes 31 D. Pares, leu-se e approvou-se, a Acta da ultima Sessão. — Concorreu o Sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros.

Mencionou-se a seguinte

CORRESPONDENCIA.

1.º Um Officio do Ministerio do Reino, satisfazendo os esclarecimentos pedidos no 1.º de Maio pelo D. Par o Sr. C. de Porto Côvo, a pag. 572. col. 1.ª

Passou á Secretaria.

2.° Outro Officio do D. Par Arcebispo de Evora, participando, que por doente não podia concorrer.

O Sr. B. de CHANCELLEIROS — Peço a palavra antes da ordem do dia. (O Sr. Presidente — Tem a palavra. Sr. Presidente, eu pedi a palavra a V. Ex.ª antes da ordem do dia, para declarar que o D. Par o Sr. B. da Vargem da Ordem me escreveu, pedindo que communicasse a V. Ex.ª e á Camara, que por incommodo de saude não póde assistir hontem á Sessão, e que ainda hoje continúa a passar incommodado.

O Sr. Presidente — Pede alguem a palavra antes da ordem do dia? (O Sr. C. de Linhares — Peço eu.) Tem a palavra.

O Sr. C. de Linhares — Sr. Presidente, eu desejo fazer á Camara um requerimento sobre o Relatorio, que se deve dar a respeito do Orçamento. (O Sr. Presidente — O D. Par pede a urgencia deste requerimento...; Peço a urgencia... Requerimento. Proponho, que as diversas Commissões geraes desta Camara, que estão particularmente encarregadas dos negocios affectos a cada uma das Secretarias de Estado, sejam desde já convidadas a examinar o Orçamento relativo a cada uma das sobreditas Repartições, para, logo que seja remettido o Orçamento approvado pela Camara dos Sr.s Deputados, poderem apresentar os seus Relatorios sem haver maior demora, tendo já formado o seu conceito, e tendo então só de examinar as alterações, que se tenham feito na Camara dos Sr.s Deputados ao Orçamento, já distribuido desde o principio da Sessão aos Membros desta Camara, e não haver desta sorte maior demora na discussão do Orçamento, attendendo ao muito adiantada que está a Sessão Legislativa, e para com effeito haver o tempo material de se discutir o Orçamento com a regularidade necessaria, como manda a Constituição. Sala da Camara dos Pares, aos 4 de Julho de 1848. = C. de Linhares.

O Sr. Presidente — Não sei se a Camara ouviu lêr este requerimento: eu torno a repetir. Era substancia pede o Sr. C. de Linhares, que as Commissões desta Camara passem a examinar o Orçamento, antes de vir da outra Camara, para adiantarem os seus trabalhos... (O Sr. C. de Lavradio — Peço a palavra.) Tem a palavra.

O Sr. C. de Lavradio — Eu não sei se o requerimento fica para segunda leitura. (O Sr. Presidente — O D. Par pediu a urgencia, eu ia propôr