O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 2198

2198

SECRETARIA DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Synopse dos negocios submettidos á camara dos dignos pares durante a sessão ordinaria principiada em 2 de janeiro e terminada em 18 de junho do corrente anno.

Projectos de lei vindos da camara dos senhores deputados, que, approvados pela dos dignos pares o reduzidos a decretos das côrtes geraes, foram submettidos á sancção real

N.° 257 Auctorisando a despeza para a definitiva collocação da escola normal primaria do districto de Lisboa.

» 334 Concedendo um predio nacional á camara municipal de Castello Branco.

» 340 Auctorisando a venda do terreno e das peças de artilheria imiteis do forte de S. Paulo.

» 341 Auctorisando o governo a reformar as alfandegas do reino e ilhas.

» 343 Melhorando a reforma em capitão de mar e guerra ao capitão de fragata reformado, Ladislau Benevenuto dos Santos.

» 344 Eliminando a clausula, imposta por decreto de 25 de setembro de 1851, para a promoção dos segundos tenentes da armada, José Joaquim de Azevedo Côrte Real, Manuel Leocadio de Almeida e Fernando Pinto Ferreira.

» 345 Tornando extensivas as disposições da carta de lei de 13 de fevereiro de 1862 a alguns empregados da repartição de contabilidade do hospital da marinha e do arsenal.

» 346 Alterando o pessoal do hospital da marinha.

» 348 Estabelecendo na ilha do Principe o imposto que se acha decretado nas provincias ultramarinas sobre escravos validos.

» 349 Applicando ao alferes das extinctas milícias de Lagos, Francisco Pedro da Silva Negrão, as disposições da carta de lei de 14 de agosto de 1860.

» 352 Fixando a dotação de Sua Alteza Real o Serenissimo Principe D. Carlos Fernando, successor ao throno d'este reino.

» 354 Fixando a contribuição pessoal respectiva ao anno civil do 1864, e sua distribuição.

» 357 Revogando o decreto com força de lei de 21 de dezembro de 1863, sobre a organisação do exercito.

» 358 Levando em conta para a reforma, aos officiaes do exercito que tiveram a sua primeira praça nos corpos das extinctas milícias, todo o tempo que n'elles serviram.

» 359 Confirmando a eliminação da clausula que tinha na sua patente o segundo tenente da armada; Antonio Francisco Ribeiro Guimarães, devendo ser promovido ao posto immediato.

» 360 Tomando em conta nas promoções e antiguidades a concessão de licenças aos magistrados judiciaes e do ministerio publico.

» 361 Permittindo ás associações de monte pios possuirei predios urbanos pata seus escriptorios.

N.° 363 Prorogando o praso para a troca o giro das moedas mandadas retirar da circulação, e para a cunhagem das novas moedas, bem como para a continuação do beneficio concedido aos particulares e a diversos estabelecimentos pela lei de '24 do abril de 1856. » 365 Passando ao concelho de Soure a freguezia de Tapens, que actualmente faz parte do concelho de Pombal.

» 367 Approvando tres convenções celebradas entre Portugal e a Suecia e Noruega, para a transmissão de bens, entrega de marinheiros desertores, e extradicção de accusados e malfeitores.

» 368 Approvando a convenção celebrada entre Portugal e a Belgica, para o estabelecimento do resgate dos direitos do Escalda, e para o augmento e desenvolvimento das relações commerciaes e maritimas.

» 369 Approvando o tratado celebrado entre a Belgica e diversas potencias maritimas para a remissão dos direitos do Escalda a que Portugal adheriu, ¦ e para ser auctorisado o pagamento da quantia em que foi computada a remissão dos mesmos direitos em relação a Portugal.

» 370 Sobre o modo de contar a antiguidade para a reforma ao coronel Antonio José Antunes Guerreiro.

» 371 Concedendo as vantagens da lei de 18 de abril de 1859 aos officiaes de artilheria do estado da India o do estabelecimento de Macau.

» 372 Reformando no posto de tenente o ex-tenente do extincto 1.° batalhão de caçadores nacionaes de Lisboa, Domingos Vicente Ardisson.

» 373 Supprimindo o logar de comprador junto ao conselho de administração da marinha.

» 375 Reformando os consulados portuguezes no imperio do Brazil.

» 377 Auctorisando o governo a celebrar um accordo com os actuaes caixas geraes do contrato do tabaco ou com outras pessoas, a fim de ser conservado o systema que regula aquelle monopolio até 30 de junho do corrente anno.

» 380 Auctorisando a camara municipal de Arouca a levantar um emprestimo para a expropriação de uma casa pertencente ás freiras d'aquella villa, para n'ella se estabelecerem diversas repartições publicas e os paços do concelho.

» 381 Liquidando certos vencimentos ao dr. José Romão Rodrigues Nilo.

» 383 Auctorisando o governo a applicar até á quantia de 70:000$000 réis em soccorros para os habitantes de Cabo Verde.

» 385 Concedendo uns predios nacionaes ao asylo da villa da Praia da Victoria.

» 386 Concedendo um predio nacional á junta de parochia da Ventosa.

» 387 Isentando do imposto de sêllo as letras passadas ou negociadas nas caixas economicas do paiz.

» 388 Creando um banco nacional ultramarino.

» 391 Concedendo um predio nacional á camara municipal do Sardoal.

» 392 Approvando o contrato para a concessão do caminho de ferro do Barreiro ás Vendas Novas com o ramal de Setubal, prolongamento da linha de Beja até á fronteira de Hespanha, prolongamento d'esta mesma linha até ao litoral do Algarve, prolongamento da linha de Evora a entroncar na de leste.

» 394 Sobre o modo de facilitar e animar a navegação a vapor entre os portos do Algarve, Açores e possessões de Africa.

» 398 Fixando a contribuição predial para o anno de 1864 em cada um dos districtos administrativos de Angra, Funchal, Horta e Ponta Delgada.

» 399 Auctorisando a camara municipal da Mealhada a contrahir um emprestimo para ser applicado ao estabelecimento de um mercado e outras obras.

» 400 Fixando a contribuição pessoal para os quatro districtos administrativos das ilhas adjacentes, relativa ao anno de 1864.

» 401 Approvando a convenção postal entre Portugal e. a Prússia.

» 402 Passando a fazer parte do circulo do Funchal a freguezia de S. Martinho, que pertence ao circulo eleitoral da Ponta do Sol.

» 403 Auctorisando a camara municipal de Villa Nova de Portimão a vender um predio nacional que lhe foi concedido.

» 404 Creando um banco de circulação denominado «banco do Minho».

» 405 Doando á camara municipal de Coimbra o cerco da universidade de Coimbra.

» 409 Votando ao ministerio da marinha um credito extraordinario para o pagamento de machinas e obras em varias corvetas a vapor, e bem assim para melhoramentos no arsenal.

» 410 Concedendo a reforma no posto de coronel ao coronel graduado, barão de Grimancellos.

» 411 Concedendo varios predios nacionaes á camara municipal de Evora.

» 412 Auctorisando um emprestimo para a construcção de um porto artificial na bahia da cidade da Horta.

» 414 Equiparando os ordenados do lente e do substituto da 10.ª cadeira da escola polytechnica aos dos mais lentes da mesma escola.

» 416 Reorganisando a escola naval e a companhia dos guardas marinhas.

Página 2199

2199

N.° 417 Fixando o quadro, vencimentos e fórma das nomeações dos empregados da junta do credito publico.

» 418 Declarando sem effeito a lei; que extingue no districto administrativo de Goa os mandados de casamento.

» 419 Substituindo no concelho do Cartaxo o imposto estabelecido na lei de 7 de julho de 1855 por uma quota addicional ás contribuições industrial e predial.

» 426 Augmentando o soldo e vencimentos ao escrivão e escreventes da intendência da marinha do Porto.

» 427 Orçamento da receita do estado para o anno economico de 1864-1865.

» 429 Sobre o modo do pagamento da contribuição industrial nos districtos do Funchal e dos Açores.

» 431 Auctorisando a despeza para a acquisição de livros necessarios para serviço dos registos das conservatorias, e outras despezas inherentes.

» 432 Creando na repartição de fazenda do districto do Funchal um logar de archivista.

» 433 Elevando as gratificações dos chefes de repartição das direcções do ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, e creando mais um logar do amanuense no mesmo ministerio, e bem assim augmentando os ordenados dos delegados do procurador regio de Lisboa e do Porto, e dos secretários das procuradorias regias das mesmas comarcas.

» 434 Concedendo aos directores geraes e aos chefes de repartição do thesouro publico a gratificação annual de 180$000 réis.

» 435 Prorogando o praso para a execução da lei de 20 de agosto do 1861, que fixa o direito de importação do mel, melaço e melado estrangeiro na ilha da Madeira.

» 436 Legalisando a despeza feita com as obras do lazareto do porto da capital no anno economico de 1862-1863, e auctorisando um credito extraordinario para occorrer ás despezas d'aquellas obras no anno economico de 1863-1864.

» 437 Reduzindo a 1 por 1:000 o direito do 2 por cento sobre as baldeações do mercadorias de que trata

O decreto de 22 do março de 1834.

» 438 Relevando ao governo as infracções de leis, e auctorisando-o a despender com certas obras a parte dos 200:000$000 réis designados na lei de 3 de julho de 1863, a que não poder dar-se a applicação n'ella indicada.

» 439 Auctorisando a arrematação, por parte do governo, até á quantia de 54:010$000 réis, dos predios na rua do Jardim do Tabaco, que pertenciam á sociedade «manutenção civil», e a sua incorporação nos proprios nacionaes, ficando considerados como pertenças da alfandega grande de Lisboa.

» 440 Tornando extensivas aos officiaes do batalhão de Macau as disposições da lei de 21 de julho de 1862, que confere uma gratificação especial aos officiaes do exercito de Portugal.

» 442 Fixando a força militar do exercito para o anno economico de 1864—1865.

» 443 Fixando o contingente de recrutas para o anno economico de 1864—1865.

» 444 Orçamento da receita e despeza das provincias ultramarinas para o anno economico de 1864-1865.

» 446 Auctorisando o governo a aforar ou subrogar as propriedades rústicas e urbanas, separadas mas dependentes dos palacios e quintas destinados para habitação o recreio de Sua Magestade El-Rei, que se tornem desnecessários.

» 447 Fixando os ordenados do director e escrivão da alfandega de Dilly.

» 448 Fixando o ordenado do professor de instrucção primaria em Dilly, e creando mais quatro cadeiras da mesma instrucção na referida capital.

» 449 Sujeitando ao pagamento dos direitos estabelecidos na pauta geral das alfandegas a importação do assucar na ilha da Madeira, como se fóra importado no continente do reino.

» 450 Sobre o modo de contar o praso de um anno estabelecido no artigo 37.° da lei hypothecaria de 1 de julho de 1863, para os effeitos designados no mesmo artigo.

» 451 Sobre o limite do praso em que só podem ser oppostos a terceiro sem registo os titulos de dominio ou propriedade, sujeitos a registo pelo n.º 1.° do artigo 33.° da lei hypothecaria de 1 de julho de 1863.

» 454 Auctorisando o governo a organisar o ministerio das obras publicas, commercio e industria.

» 455 Aposentando o primeiro redactor da repartição tachygraphica da camara dos srs. deputados, João Baptista Gastão.

» 456 Auctorisando as disposições relativas ao serviço de policia, exploração e conservação dos caminhos de ferro, telegraphos, estradas, rios, canaes, valias e portos de mar.

» 457 Igualando as gratificações, concedidas aos quatro chefes de repartição da secretaria do conselho d'estado, ás dos chefes de repartição das secretarias d'estado.

» 458 Concedendo ao secretario e aos directores geraes do tribunal de contas a gratificação annual de 180$000 réis a cada um.

N.° 459 Confirmando a concessão de um predio nacional á misericordia de Santarem para hospital.

» 460 Auctorisando o governo a contratar um caminho de ferro americano, que communique os estabelecimentos das minas do Braçal, da Malhada e Coval da Mó, com o rio Vouga.

» 462 Creando quatro logares de preparadores na faculdade de medicina da universidade de Coimbra.

» 463 Fixando a força de mar para o anno economico de 1864-1865.

» 464 Auctorisando as expropriações necessarias para a construcção dos edifícios destinados á accommodação do ministerio dos negocios do reino, dos paços do concelho e de outros estabelecimentos publicos.

» 465 Augmentando 20 réis diarios no vencimento das praças de pret do exercito, e supprimindo as verbas que se abonavam para auxilio do rancho.

» 466 Confirmando o decreto que elevou o governo de Timor á categoria de governo independente de segunda classe.

» 468 Concedendo um credito de 7:000$000 réis ao ministerio das obras publicas, commercio e industria, para despezas extraordinarias.

» 469 Concedendo varias auctorisações ao governo para construcções de estradas municipaes e districtaes.

» 471 Creando um logar de preparador do museu de anatomia nas escolas medico-cirurgicas de Lisboa e do Porto.

» 473 Approvando diversas disposições que têem por fim a boa arrecadação dos bens dos orphãos na cidade de Loanda.

» 474 Approvando uma nova tabella de emolumentos e salarios judiciaes.

» 477 Auctorisando o governo a aposentar com o ordenado por inteiro o guarda mór das escolas da universidade, Bazilio José Ferreira.

» 478 Approvando o codigo penal e disciplinar da marinha mercante.

» 479 Transferindo o serviço da administração e inspecção dos pharoes do ministerio das obras publicas, commercio e industria, para o da marinha e ultramar.

» 481 Fixando o subsidio e indemnisação para as despezas de jornada dos srs. deputados, para a futura legislatura.

» 482 Concedendo certas isenções ao novo banco, que se pretende fundar n'esta capital com a denominação de «banco lusitano».

» 483 Augmentando 20 por. cento no ordenado dos empregados dos governos civis, que foram prejudicados pela extincção dos passaportes.

» 485 Concedendo uma pensão ao presbytero Manuel Antonio Rodrigues.

» 489 Transferindo os emprezarios de typographias incluidos na 6.ª classe da parto 1.ª da tabella B, annexa á carta de lei de 30 de julho de 1860, para a 7.ª classe da mesma tabella.

» 493 Melhorando a reforma ao tenente Francisco de Paula Soares Brandão.

» 495 Auctorisando a despeza de 6:000$000 réis com os trabalhos do campo de instrucção das Vendas Novas.

» 508 Auctorisando o pagamento do que devo o estado a D. Maria Carolina de Almeida Ferraz Bravo, e ao bacharel Gaspar Máximo Ferraz Bravo.

» 509 Aposentando os empregados civis dos quadros das repartições publicas das provincias ultramarinas, que se impossibilitarem do serviço.

Projectos de lei vindos da camara dos senhores deputados, e que pela dos dignos pares foram alterados

N.° 347 Sobre o modo de contar a antiguidade ao primeiro tenente da armada Francisco Teixeira da Silva.

» 350 Promovendo a cirurgião de divisão da armada o cirurgião de brigada graduado Joaquim Antonio dos Prazeres Batalhós.

» 353 Fixando a contribuição predial respectiva ao anno civil de 1864, e sua distribuição.

» 356 Conservando os estabelecimentos denominados — celleiros communs, monte pios agricolas, ou montes de piedade.

» 364 Abolindo o monopolio do tabaco.

» 390 Sobro o plano geral de estradas municipaes e sua classificação.

» 420 Concedendo um edificio nacional ao asylo villa-realense de primeira infância desvalida.

» 424 Isentando do pagamento de direitos de mercê os aforamentos de terrenos baldios feitos pelas camaras municipaes.

» 453 Approvando o plano da reforma da secretaria da guerra, o do exercito.

Projectos de lei vindos da camara dos senhores deputados, e que pela dos dignos pares foram rejeitados

N.° 339 Sobre o reconhecimento de Sua Alteza o Principe Real o Senhor D. Carlos, como successor do throno do reino de Portugal, Algarves e seus dominios.

» 384 Contando para a aposentação o tempo de serviço desde 13 de setembro de 1856 ao juiz da 2.ª instancia, José Bernardo Gonçalves Pinto da Cunha.

Projectos de lei vindos da camara dos senhores deputados, e que na dos dignos pares ficaram pendentes, os quaes lhe hão de ser devolvidos, na conformidade da carta de lei de 16 de março de 1836, por ter findado a legislatura.

N.° 118 Declarando portos de entre porto para o commercio de todas as nações o porto grande da ilha de S. Vicente, o da cidade da Praia da ilha de S. Thiago e o de S. José de Bissau da provincia de Cabo Verde.

» 144 Sobre ficar pertencendo ao concelho comarca judicial e circulo eleitoral da Villa do Conde a freguezia de S. Thiago de Labruge.

» 150 Desannexando do concelho de Villa Nova de Famalicão, e incorporando no de Guimarães, a freguezia de S. Pedro de Pedouce.

» 165 Chamando ás armas as praças do pret, que foram licenciadas para a reserva por terem completado cinco annos de serviço.

» 166 Prohibindo ás communidades e corporações religiosas o ensino nos estabelecimentos publicos ou particulares por individuos pertencentes ás mesmas corporações, o serviço hospitalario dos referidos individuos nos estabelecimentos pios, e auctorisando o governo a prover á educação e ensino da infância.

» 189 Sobre o orçamento da receita geral do estado para o anno economico de 1862-1863.

» 190 Sobre o orçamento da despeza geral do estado para o anno economico de 1862-1863.

» 230 Sobre a qualificação das quebras e julgamento dos fallidos, culposos ou fraudulentos.

» 236 Augmentando a verba destinada ás despezas dos inventarios dos bens das religiosas, das mitras, cabidos e fabricas; bem como ás despezas das avaliações, desamortisação o subrogação dos ditos bens.

» 244 Isentando da contribuição de registo todos os bens immoveis transmittidos por titulo gratuito, que não excederem a 100$000 réis.

» 268 Concedendo vantagens ás praças de pret do regimento de voluntarios da Rainha, que se alistaram no dia 10 de julho de 1832, o fizeram a campanha até á batalha da Asseiceira.

» 271 Sobre o melhoramento no abono do soldo do major addido ao forte de Almada, Francisco de Mello Vaz Pinto.

» 275 Concedendo a importação livre de direitos do varios utensilios para a empreza da illuminação a gaz de Setubal.

» 277 Concedendo certas vantagens aos actuaes porta-bandeiras dos corpos do infanteria do exercito.

» 366 Passando a fazer parte do concelho o julgado da - Ponte da Barca varias freguezias actualmente pertencentes ao concelho, comarca e circulo eleitoral de Villa Verde.

» 374 Fixando os limites do concelho da Gollegã.

» 376 Desannexando do concelho de Vouzella a freguezia da Bodiosa e reincorporando-a no de Vizeu.

» 378 Concedendo vantagens ás praças de pret dos corpos de 1.ª linha do exercito, que até ao dia 25 de abril de 1828 eram cadetes ou officiaes inferiores desde porta-bandeiras até primeiros sargentos.

» 379 Auctorisando o parocho da freguezia de Sanfins do Douro a ceder uma casa pertencente ao seu passal ajunta de parochia respectiva, para estabelecimento de uma escola.

» 393 Concedendo um edificio e terreno nacionaes á misericordia de Torres Novas.

» 395 Sobre a construcção do caminho de ferro do Porto á fronteira do Hespanha pela cidade de Braga, do Porto á Regua é de Coimbra á raia do Hespanha.

» 396 Fazendo extensivas as disposições da lei de 30 de janeiro de 1864 aos sargentos ajudantes, quarteis mestres e primeiros sargentos de 1.ª linha, ou das guardas municipaes de Lisboa e Porto, que tivessem estes postos anteriormente a 6 de outubro de 1846 e posteriormente a 26 de maio de 1834.

» 397 Concedendo certas vantagens aos segundos sargentos, furriéis, e aspirantes a guarda marinhas, que serviram a junta do Porto.

» 406 Permittindo a passagem dos officiaes da arma de cavallaria para a de infanteria, e os d'esta para aquella, nos casos marcados na lei de 10 de julho de 1849.

» 407 Concedendo um subsidio annual ao collegio das recolhidas de Nossa Senhora da Sande, da villa de Redondo.

» 408 Auctorisando a camara municipal de Lisboa a contrahir um emprestimo para ser applicado ás obras da reedificação dos paços do respectivo concelho.

» 415 Concedendo vantagens aos officiaes do exercito e da armada, que por diversos modos soffreram em virtude da sua fidelidade á carta constitucional e aos legitimos direitos da Rainha a Senhora D. Maria II.

» 421 Concedendo um edificio nacional á camara municipal de Penamacôr.

» 422 Sobre o modo por que devem ser applicaveis á cobrança de todos os rendimentos e contribuições publicas as execuções administrativas estabelecidas pelo decreto de 13 de agosto de 1844.

» 425 Applicando a todas as camaras municipaes do rei-

Página 2200

2200

no e ilhas as disposições da lei de 16 de julho de 1863, relativas á demolição de edifícios em ruina.

N.° 430 Sobre passarem a ser classificadas na 3.ª parte da tabella E, respectiva á carta de lei de 30 dó julho de 1860, as fabricas de distillação de aguardente ou de genebra de que trata a tabella A da mesma lei.

» 452 Sobre serem auctorisadas diversas camaras municipaes a contrahirem emprestimos.

» 461 Sobre não ser sujeito a deducção de decima o augmento de soldo concedido aos capitães de 1.ª classe do exercito.

» 467 Augmentando o ordenado dos aspirantes de 2.ª classe das repartições de fazenda dos diversos districtos administrativos do reino.

» 470 Applicando aos depositarios geraes das camaras no continente e ilhas a disposição do capitulo 5.° do alvará de 21 de maio de 1751, quanto á percentagem pela guarda o conservação dos objectos depositados.

» 472 Concedendo uma igreja á irmandade de Nossa Senhora do Carmo da cidade de Braga.

» 475 Sobre o modo de considerar os serviços militares paradas reformas de que trata o alvará de 16 de novembro de 1790, e a carta de lei de 8 de junho de 1863.

» 476 Contando a antiguidade do posto de alferes, e regulando a dos postos subsequentes, ao major do regimento de infanteria n.º 4, Bernardo Antonio de Figueiredo..

» 480 Rectificando o engano que houve na designação do nome da pensionista de que trata o § 84.° da carta de lei de 22 de julho de 1863.

» 484 Dotando o asylo de mendicidade da cidade do Porto com uma quantia deduzida da parte dos rendimentos destinados para o custeamento do salva-vidas da mesma cidade.

» 486 Prorogando o praso para se poderem ainda requerer as indemnisações de que trata o § unico do artigo 4.° da lei de 22 de junho de 1846.

» 487 Auctorisando diversas camaras municipaes a contrahirem emprestimos para melhoramentos e obras municipaes.

» 488 Confirmando as concessões feitas á camara municipal de Extremoz e á junta de parochia da freguezia de Grijó de certos predios para uso do culto divino.

» 490 Applicando ao boticário militar, Antonio Posselius, as disposições das cartas de lei de 19 de outubro de 1840 e de 11 de agosto de 1836.

» 491 Concedendo uma indemnisação pecuniaria ao tenente coronel João Harper.

» 492 Confirmando diversas pensões.

» 494 Considerando estrada real directa, logo que se dêem certas circumstancias, a estrada do caes do Pinhão a Mirandella, por Alijó e Abreiro.

» 496 Confirmando a pensão concedida a D. Maria José Velloso de Horta.

» 497 Confirmando a pensão concedida ao bacharel Jacinto Luiz do Amaral Frazão.

» 498 Considerando estabelecimento municipal a bibliotheca publica do Porto.

» 499 Sobre o recenseamento geral da população de todo o reino continental e insular.

» 500

» 501

» 502

» 503

» 505

» 506

» 507

» 507-A

» 507-B Confirmando Diversas pensões.

» 510 Auctorisando a promoção no posto de tenente coronel ao major Joaquim Antonio Marques.

» 511 Confirmando a' pensão concedida ao presbytero

Antonio José da Costa.

» 512 Confirmando a concessão de um subsidio annual ao beneficiado Izidoro Antonio Rodrigues.

Projectos de lei que. tiveram origem na camara dos dignos pares, e que foram propostos á dos senhores deputados

N.° 342 Prescrevendo o modo como deve ser feito o reconhecimento de Sua Alteza o Principe Real o Senhor D. Carlos, successor do throno d'este reino, e dos futuros Príncipes Reaes.

» 445 Auctorisando o governo a applicar até á somma de 60:000$000 réis com a immediata reconstrucção da sala das sessões da camara dos dignos pares.

Projectos de lei que tiveram origem na camara dos dignos pares e que na mesma ficaram pendentes

N.° 1 Proposta do digno par Ferrão, creando em todas as comarcas do reino e ilhas adjacentes registos prediaes.

» 2 Do dito, declarando • infracção de dever politico o abandono dos direitos e obrigações inherentes á qualidade do par do reino.

» 3 Do digno par visconde de Fonte Arcada, inhibindo que os membros do corpo legislativo tenham parte, por qualquer fórma, em contratos publicos.

» 7 Do digno par Ferrão, regulando a inviolabilidade da segurança individual, contemplada no artigo 145.° da carta constitucional. N.° 10 Do digno par conde do Bomfim, dando novo quadro aos officiaes da armada, regulando os seus vencimentos, reformas, condecorações e pensões.

» 12 Do digno par visconde da Luz, augmentando o quadro do exercito com duas baterias de artilheria de posição e tres batalhões de caçadores.

» 13 Do dito, applicando as disposições da lei de 17 de julho de 1855 aos officiaes do exercito e da armada, que estiveram homisiados, degradados, presos e deportados durante o governo do usurpador.

» 14 Do dito, sobre pensões.

» 15 Do dito, abonando pela tarifa -de 1814 e outras subsequentes os soldos dos officiaes do exercito que passassem á inactividade temporaria, a fim de esperarem cabimento para a reforma.

» 19 Do digno par Ferrão, confirmando o decreto de 22 de junho de 1861, que dissolveu a communidade das irmãs da caridade.

» 22 Do digno par conde do Bomfim, sobre a reorganisação do exercito.

» 26 Do dito, auctorisando o governo a contrahir um emprestimo para satisfazer o augmento de vencimento ào exercito.

» 69 Do digno par Baldy, augmentando 40 réis diarios no vencimento das praças de pret do exercito em activo serviço.

» 116 Do digno par visconde da Luz, restabelecendo as inspecções geraes das armas de infanteria e cavallaria do exercito.

» 119 Do digno par Ferrão, declarando o artigo 352.° do codigo penal.

» 128 Do dito, sobre a construcção de uma casa central de reclusão especial, em fórma de prisão penitenciaria.

» 129 Do digno par Baldy, estabelecendo nos corpos de artilheria escolas regimentaes.

» 130 Do dito, creando o posto de almoxarife de artilheria.

» 131 Do digno par visconde de Gouveia, tornando extensivas as disposições do decreto com força de ¦ lei de 23 de outubro de 1851 a todos os individuos que pertencendo antes da usurpação ao exercito ou á armada como praças de pret, ou officiaes de milicias, foram depois promovidos a officiaes pelo governo illegitimo.

» 132 Do digno par conde do Bomfim, estabelecendo o quadro dos officiaes de manobra da armada.

» 133 Do dito, isentando de decimas as gratificações dos commandantes dos navios do estado, e a do commandante do corpo de marinheiros da armada.

» 140 Do digno par visconde de Gouveia, sobre os tribunaes de policia correccional e de instrucção de processo criminal.

» 141 Do dito, elevando o censo para os jurados nas ' causas criminaes.

» 142 Do dito, extinguindo os juizes ordinarios e os juizes eleitos.

» 143 Do dito, estabelecendo as habilitações que devem ter os individuos que forem providos nos officios de tabellião de notas, escrivão de juiz de direito e de qualquer tribunal de 2.ª instancia, contador e distribuidor dos mesmos.

» 151 Do dito, creando na academia polytechnica do Porto as cadeiras do mineralogia, de chimica organíca, de mechanica e de geometria descriptiva.

» 164 Da commissão de administração publica, dividindo em tres classes as administrações dos bairros de Lisboa e Porto, e dos concelhos do continente do reino e ilhas adjacentes.

» 168 Proposta do digno par conde do Bomfim, augmentando o soldo aos officiaes do exercito, e empregados civis com graduações militares, em serviço activo no ministerio da guerra, e igualmente o pret ás praças do exercito.

» 225 Proposta do digno par Ferrão, permittindo a prova da individualidade pessoal por meio do documentos e portarias de identidade e residencia.

» 229 Do dito, auctorisando o governo a mandar pôr em execução o - codigo regulamentar, de credito predial.

» 264 Do digno par visconde da Luz, creando no commando do corpo do estado maior do exercito um. logar de secretario.

» 267 Do digno par Miguel Osorio Cabral de Castro, sobre liberdade de imprensa.

» 351 Proposta do digno par Rebello da Silva, creando inspectores dos corpos de infanteria, caçadores e cavallaria do exercito.

» 355 Proposta do digno par Miguel Osorio Cabral de Castro, creando em todos os districtos administrativos do reino e ilhas escolas de desenhos.

» 362 Proposta do digno par Rebello da Silva, sobre serem os escrivães da camara ecclesiastica apresentados pelos bispos, e nomeados pelo governo.

» 382 Proposta do digno par marquez de Sá da Bandeira, abolindo o estado de escravidão nas ilhas de S. Thomé e Principe.

» 389 Proposta do digno par Vaz Preto Geraldes, alterando a lei de 11 de abril de 1845, sobre pariato.

» 413 Proposta do digno par marquez de Vallada, auctorisando o governo a indemnisar quaesquer cidadãos portuguezes, que tenham perdido officios, que houvessem adquirido por contrato oneroso.

N.° 423 Proposta do digno par Canto e Castro, applicando aos empregados das secretarias dos governos civis do reino e ilhas as disposições do artigo 24.° e seus paragraphos do decreto orgânico da secretaria dos negocios do reino. Secretaria da camara dos dignos pares do reino, em 28 de junho de 1864.= Diogo Augusto de Castro Constâncio.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×