O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22

CAMARA DOS DIGNOS PIRES.

EXTRACTO DA SESSÃO DE 24 DE DEZEMBRO DE 1858.

Presidencia do ex.mo Sr. Visconde de Laborim,

Vice-presidente.

Secretarios os Srs. Visconde de Ovar

D. Pedro Brito do Rio

(Assistia o Sr. Ministro da Marinha.)

Pelas duas horas e meia da tarde, tendo-se verificado a presença de 26 Dignos Pares, declarou o Exmo. Sr. Presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Secretario Visconde de Ovar deu conta de Um officio da Ex.ma Baroneza de Chancelleiros, participando o fallecimento de seu esposo o Digno Par Barão do mesmo titulo. Para a secretaria.

O Sr. Barão da Vargem da Ordem—Sr. Presidente, falleceu o Sr. Barão de Chancelleiros, homem honradissimo (apoiados). Em todos os logares que serviu foi sempre o typo da honra e da probidade. Não ha pessoa alguma nesta cidade, e o mesmo será em todo o Portugal, que não lastime a morte d'um cidadão tão probo, de um homem tão honrado, e de um funccionario tão benemerito (muitos apoiados). Eu tive a honra de ser amigo muito particular do Barão de Chancelleiros, e a maior ainda delle ser meu amigo. (O orador sente-se comovido.) Pedi a palavra a V. Ex.ª, porque, a respeito da participação da Sr.ª Baroneza de Chancelleiros desejava que se fizesse, se fosse possivel, alguma cousa mais do que o que se costuma fazer em casos iguaes; e sem propôr agora nenhuma moção, o que deixo á sabedoria da Camara, e nem m'o permittiria 0 estado do meu espirito, limito-me a dizer outra vez que falleceu um dos homens mais honrados, e benemeritos que tem tido Portugal (apoiados repelidos)..Continuou o Sr. Secretário dando conta de Um officio do hospital de S. José, remettendo 50 exemplares de um relatorio ácerca da organisação dos hospitaes provisorios da febre amarella.

Mandaram-se distribuir.

O Sr. Conde de Rio Maior — Pedi a palavra para mandar para a Mesa diversos requerimentos de alguns Officiaes do Exercito relativamente ao projecto que veio da outra Camara sobre indemnisações de postos. Eu peço a V. Ex.ª que estes requerimentos vão á commissão de guerra.

O Sr. Visconde de Benagazil — É igualmente para mandar para a Mesa dez requerimentos de varios Officiaes que pedem a esta Camara que não approve o projecto que veio da outra Casa.

O Sr. Barão da Vargem da Ordem—Se V. Ex.ª me dá licença, mando tambem para a Mesa seis requerimentos em iguaes circumstancias.

O Sr. Presidente—vão todos á commissão de guerra.

O Sr. Visconde d'Athoguia — Mando tambem para a mesa dezenove requerimentos de outros tantos Officiaes, que pedem que não seja approvado o projecto em que são compensados outros Officiaes. Não repito agora o que já disse sobre este mesmo objecto em outra occasião, nem emitto a minha opinião sem ouvir o Governo declarar a esta Camara se ha inconveniente ou não em passar aquelle projecto de lei.

O Sr. Silva Sanches—Sr. Presidente, eu uno os meus votos ao Digno Par, o Sr. Barão da Vargem da Ordem, para lamentar a triste noticia que acabou de ser communicada á Camara, pelo officio da Ex.ma Sr.ª Baroneza de Chancelleiros; e pois que fui collega do illustre fallecido, entendo que faltaria ao meu dever se não levantasse agora a minha voz para testimunhar que elle foi sempre um honradissimo homem (muitos apoiados); e que em todos os cargos que exerceu prestou quantos serviços podia prestar ao seu paiz: o concluo dizendo, que bem merece que na acta se declare—que a Camara, deplorando que a morte privasse o paiz dos serviços daquelle illustre cidadão, ouviu com profundo sentimento a noticia de que elle deixou de existir (apoiados). Se fôr necessario mandarei por escripto a minha proposta.

O Sr. Presidente — Sim senhor, é necessario.

O Sr. Marques de Vallada — Como a respeito do Sr. Barão de Chancelleiros já os Dignos Pares Barão da Vargem e Julio Gomes disseram quanto se devia dizer, não tenho mais nada que accrescentar. Agora peço a V. Ex.ª que, depois deste incidente, me dê a palavra para fazer uma declaração que julgo necessaria.

O Sr. Conde de Thomar quer unicamente acompanhar os Dignos Pares no sentimento que teem expressado pelo infausto acontecimento que acaba de ter logar com a morte do Sr. Barão de Chancelleiros, o que é seguramente uma perda grande para a nação, e para esta Camara (muitos apoiados). Tudo quanto se possa dizer a respeito daquelle tão benemerito collega não seria bastante para se fazer o exacto e completo elogio das suas virtudes e dos seus serviços (apoiados repetidos). Parece-lhe que nisto a Camara toda está de accôrdo (apoiados).! O orador deseja que neste caso se faça o mesmo que se tem feito em casos identicos em que tem tambem desapparecido dentre nós Pares muito distinctos. A Camara tem já tomado resoluções a este respeito, e que formam já um direito consuctidinario: pediria, portanto, ao seu