O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 95

SESSÃO DE 20 DE JANEIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. José de Mello Gouveia

Secretarios - os dignos pares

Eduardo Montufar Barreiros
Francisco Simões Margiochi

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - Toma posse do seu logar na camara o digno par eleito, o sr. Pedro Jacome Correia - O digno par, o sr. Silvestre Ribeiro, justifica o sr. general Maldonado pela falta do seu comparecimento ás sessões. - Ordem do dia. Apresentação de pareceres e diplomas referentes a pares electivos. N'este sentido, os dignos pares Sequeira Pinto, Henrique de Macedo, Mendonça Cortez e Francisco Costa enviam diversos pareceres. - Levanta-se a sessão.

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 19 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

O sr. Presidente: - Acha-se nos corredores da sala o sr. Pedro Jacome Correia.

Convido os dignos pares os srs. visconde de Paço de Arcos e Francisco Costa a introduzirem s. exa. na sala.

Em seguida foi s. ex. introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: - Vae ler-se a correspondencia.

O sr. Secretario: - Leu o seguinte:

Um officio do ministerio da fazenda, remettendo 150 exemplares da conta geral do estado na metropole na gerencia de 1884-1885, comprehendendo as dos exercicios de 1883-1884, finda em 31 de dezembro de 1884, e provisoria de 1884-1885 no dia 30 de junho de 1885, e tambem as dos findos de 1877-1878 a 1882-1883, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: - Não ha mais correspondencia.

Tem a palavra o sr. - José Silvestre Ribeiro.

O sr. José Silvestre Ribeiro: - O digno par, o sr. Maldonado, encarregou-me de participar a v. exa. e á camara que tem faltado ás sessões por motivo de doença.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Sequeira Pinto: - Mando para a mesa o parecer da com missão de verificação de poderes, relativo á eleição do digno par eleito, o sr. Fevereiro.

(S. exa. não reviu.)

Foi a imprimir.

O sr. Henrique de Macedo: - Mando tambem para a mesa tres pareceres da primeira commissão de verificação de poderes, que dizem respeito á eleição dos dignos pares, os srs. Fernando Palha, Ferreira de Mesquita e Lourenço de Carvalho.

(S. ex. não reviu.)

Foram a imprimir.

Tambem os dignos pares, os srs. Mendonça Cortez e Francisco Costa) enviaram, para a mesa os pareceres referentes á eleição dos srs. Julio Marques de Vilhena e José Ribeiro dos Santos.

Foram a imprimir.

O sr. Presidente: - A ordem do dia para hoje, como a camara sabe, era a apresentação de diplomas e pareceres das commissões de verificação de poderes.

Se algum digno par tem algum diploma ou mais algum parecer para mandar para a mesa, tenha a bondade de o fazer.

(Pausa.)

O sr. Presidente: - A primeira sessão terá logar no proximo sabbado, 23 do corrente, sendo a ordem do dia a discussão e votação dos pareceres que vão a imprimir para serem distribuidos pelas casas dos dignos pares, e a apresentação de quaesquer outros pareceres e diplomas.

Está levantada a sessão. (S. exa. não reviu.)

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 20 de janeiro de 1886

Exmos. srs.: José de Mello Gouveia; conde de Alte; viscondes, de Alves de Sá, de Paço de Arcos; Sá Brandão, Avila, Antonio José Teixeira, Costa Lobo, Cau da Costa, Sousa Lobo, Palmeirim, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Costa e Silva, Francisco Cunha, Margiochi, Henrique de Macedo, Holbeche, Mendonça Cortez, Andrada Pinto, Castro Guimarães, Pereira da Costa, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Lopo Vaz, Seixas, Pedro Jacome.

93