O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 107

SESSÃO DE 22 DE FEVEREIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Antonio Maria do Couto Monteiro

Secretarios — os dignos pares

Francisco Simões Margiochi
Conde de Ribeira Grande

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta.— Correspondencia.— Presta juramento e toma assento o par eleito o sr. José Carlos Infante Passanha. — O digno par Sequeira Pinto manda para a mesa um requerimento do sr. visconde de Soares Franco, para ser admittido a tomar assento nesta camara por direito de successão. — É enviado á commissão de verificação de poderes. — O sr. presidente interrompe a sessão até ás tres horas da tarde, visto não estar presente o novo governo. — Pouco depois d’essa hora reabre-se a sessão. — O sr. presidente declara que, não estando ainda presente o novo ministerio, não póde continuar a sessão, e que a seguinte se verificará no dia immediato ás tres horas da tarde.

Ás duas horas da tarde, estando presentes 20 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, participando á camara dos dignos pares do reino, que Sua Magestade El-Rei, attendendo ao que lhe representou o ministerio presidido pelo conselheiro d’estado Antonio Maria de Fontes Pereira de Mello, exonerara por decretos datados de 20 do corrente mez o mesmo ministerio, nomeando para os cargos de presidente do conselho de ministros e ministro do reino, o conselheiro José Luciano de Castro; para o ministerio dos negocios ecclesiasticos e de justiça, Francisco Antonio da Veiga Beirão; para o da fazenda, Mariano Cyrillo de Carvalho; para o da guerra, o visconde de S. Januario; para o da marinha e ultramar, Henrique de Macedo Pereira Coutinho; para o dos negocios estrangeiros, Henrique de Barros Gomes; para o das obras publicas, commercio e industria, Emygdio Julio Navarro.

Ficou a camara inteirada.

Outro do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 150 exemplares das contas da gerencia do mesmo ministerio, relativas ao anno economico de 1884-1885, e do exercicio de 1883-1884, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: — Convido os dignos pares os srs. Sequeira Pinto e Holbeche a introduzirem na sala o digno par eleito o sr. Infante Passanha.

Foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. José Carlos Infante Passanha.

O sr. Sequeira Pinto: — Cabe-me a honra de mandar para a mesa, e peço que tenha o competente destino, um requerimento do sr. visconde de Soares Franco para ser admittido n’esta assembléa por direito de successão.

Lido na mesa, foi enviado á commissão de verificação de poderes.

O sr. Presidente: — Como não está presente o novo governo, fica a sessão interrompida até ás tres horas.

Eram duas horas e dez minutos.

Depois das tres horas reabriu-se a sessão.

Occupava o seu logar de primeiro secretario o sr. Eduardo Montufar Barreiros.

O sr. Presidente: — A sessão, que se tinha interrompido, não podo continuar, porque o novo ministerio está na outra camara dando explicações, e consta-me que por esse motivo não lhe será possivel comparecer hoje nesta casa.

Portanto, a primeira sessão terá logar ámanhã, ás tres horas da tarde.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e vinte minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 22 de fevereiro de 1886

Exmos. srs.: Antonio Maria do Couto Monteiro; Duque de Palmella; Marquezes, de Sabugosa, de Vallada; Condes, de Alte, de Bertiandos, de Castro, de Ficalho, de Gouveia, de Linhares, da Ribeira Grande; Bispo de Bethsaida; Viscondes, de Asseca, da Azarujinha, de Bivar, de Borges de Castro, da Gandarinha, de Moreira de Rey, de Paço de Arcos; Barões de Ancede, de Almeida Santos; Agostinho Fevereiro, Adriano Machado, Costa Simões, Sá Brandão, Sousa Pinto, Avila, Barros e Sá, Teixeira, Fontes Pereira de Mello, Santos Viegas, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Palmeirim, Bazilio Cabral, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Palmeiro Pinto, Montufar Barreiros, Costa e Silva, Francisco Cunha, Margiochi, Torres Coelho, Guilhermino de Barros, Palma, Jeronymo Pimentel, Ferreira Lapa, Holbeche, Gomes Lages, Infante Passanha, Castro Guimarães, Pereira da Costa, Ponte Horta, José Maria dos Santos, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Bocage, Lourenço de Carvalho, Lencastre, Daun e Lorena, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu, Pedro Jacomo.

107