O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Primeira Junta Preparatoria, em 3 de Janeiro de 1840.

Tres quartos depois do meio dia occupou a Cadeira da Presidencia o Sr. Barão de Albufeira, Decano.

Havendo-se verificado que os Srs. Bergara e Trigueiros eram os dous Senadores mais moços, foram convidados pelo Sr. Presidente para tomarem os logares dos Secretarios; o que fizeram.

O Sr. Secretario Provisorio Bergara fez a chamada, declarando que se achavam presentes 32 Srs. Senadores.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Tenho a honra de mandar para a Mesa a Acta Eleitoral do Circulo do Porto, donde consta a eleição do Sr. Taveira. Posto que a Casa se não acha ainda constituida, não ha embaraço em que ahi fique depositada para depois ser remettida á Commissão de Poderes logo que ella esteja nomeada (Apoiados).

Pediria tambem a V. Ex.ª quisesse fazer remetter para a Imprensa o resumo do que hoje passar nesta Sessão, para que ámanhã possa apparecer no Diario, e depois ser remettida para o Correio. Nas Provincias do Norte tem-se acreditado que esta reunião não teria logar; e eu sei de alguns illustres Senadores que deferiram a sua viagem para Lisboa por esse motivo: e então acho que seria de muita conveniencia que pelo Correio de amanha em todo o Paiz se venha a saber que effectivamente nos reunimos aqui hoje (Apoiados).

O Sr. Vellez Caldeira: — Eu desejava igualmente que V. Ex.ª fizesse avisar os Srs. Senadores que estão em Lisboa, e aqui senão acham presentes (talvez por não saberem a hora da reunião), para que possam concorrer ámanhã (Apoiados).

O Sr. Bergara: — Pedi a palavra para dizer que a Camara se póde constituir, uma vez que compareçam cinco ou seis Senhores que faltam, mas estão em Lisboa. Além destes ha mais um Sr. Senador eleito por Goa; e eu requeiro se lhe officie para elle comparecer, e estou certo que o fará logo: peço que disto se faça menção na Acta.

O Sr. Presidente consultou a Junta, que annuiu a todas estas propostas.

Perguntando depois se a Sessão se levantaria, ou se á Junta parecia dever continuar ainda reunida por mais algum tempo, disse

O Sr. Duque da Terceira: — Como faltam só quatro Senhores para o numero suficiente, poderia suspender-se á Sessão; se a sua demora fôr muito grande, nesse caso retirâmo-nos (Apoiado).

Convindo a Junta, suspendeu-se a Sessão: tinha dado uma hora.

Tres quartos depois disse o Sr. Presidente, que a Sessão continuava. Tendo-se verificado não haver ainda o numero legal de Membros presentes, fechou o Sr. Presidente a Sessão, declarando, com o acôrdo da Junta, que a seguinte deveria ter logar ámanhã pelo meio dia.