O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

quenas observações decidiu-se negativamente. Questionou-se, se deveriam ser adoptados os Artigos 4.° e 5.º do Regimento da camara dos Pares, mas não se tomou decisão alguma a este respeito: resolveu-se com tudo esperar até passar uma hora depois desta reunião, e que no caso de não concorrer dentro della numero sufficiente de Senadores, se suspendesse a Sessão até ámanhã pelo meio dia, hora em que devia celebrar-se nova Reunião. Sendo hora e meia da tarde se retiraram os Senadores presentes. E eu José Maria Moreira de Bergara, Senador e Secretario Provisorio a redigi, e fiz escrever. - Visconde de Semodães, Presidente provisorio. - José Maria Moreira de Bergara, Secretario Provisorio. - Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio.

ACTA DA SEGUNDA REUNIÃO PREPARATORIA, EM 11 DE DEZEMBRO DE 1938.

Ao meio dia declarou o Sr. Presidente Visconde de Semodães aberta a Sessão, e sendo feita a chamada pelo Sr. Secretario Bergara, acharam-se presentes os quinze Senadores seguintes; os Srs. Anselmo José Braamcamp, Barão de Villa Nova de Foscôa, Bazilio Cabral Teixeira de Queiroz, Conde do Bomfim, Conde de Villa Real, Duque da Terceira, João Cardozo da Cunha Araujo e Castro, José Cordeiro Feio, José Maria Moreira de Bergara, Manoel Antonio Vellez Caldeira Castello-Branco, Manoel de Castro Pereira de Mesquita, Manoel Duarte Leitão, Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Visconde de Sá da Bandeira, e Visconde de Semodães; em seguida passou-se a ler a Acta da Sessão do dia antecedente, e foi approvada. O Sr. Presidente propoz novamente a questão; se devia ler-se a correspondencia, e decidiu-se que sim, e passando-se á leitura della: Leu-se um Officio do Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa em que partecipa que em breve compareceria; outro do Senador Francisco Manoel Trigozo d'Aragão Morato, expondo os motivos porque não acceitava; propoz o Sr. Presidente, se deveria, ou não chamar-se o Substituto, visto ficar vago este logar, e observando o Secretario Trigueiros, que sería melhor reservar esta decisão para quando se decidisse se a Camara devia, ou não entrar nos actos preparatorios da mesma Camara, assim se decediu. Leu-se depois um Officio do Ministro dos Negocios do Reino, em que dava parte de differentes acontecimentos na eleição dos Senadores e Deputados, remettendo algumas Actas. Passou-se depois a discutir: se com effeito os Senadores presentes deviam começar nos actos preparatorios da Camara; e depois de alguma discussão, propoz o Sr. Senador Leitão que se pozesse á votação, se a Camara, com o numero de Membros presentes, podia constituir-se para os trabalhos preparatorios, decidiu-se que sim; depois entrou em duvida, quaes seriam estes actos, e o Sr. Leitão pediu, que se pozesse á votação se se podiam nomear Commissões; proposto pelo Sr. Presidente, decidiu-se que não. O Sr. Presidente propoz depois que se officiasse aos Senadores Proprietarios para virem tomar assento na Camara, e decidiu-se que sim. Lembrando o Sr. Presidente se deviam chamar-se os Substitutos, não se tomou accôrdo algum. Perguntou o Sr. Presidente se na Quinta feira se deviam reunir; decidiu-se que sim. Sendo uma hora, e tres quartos da tarde se retiraram os Senadores presentes; E eu Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio a redigi, e fiz escrever. - Visconde de Semodães, Presidente