O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 38

38

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Sexta Sessão Preparatoria, em 10 de Janeiro de 1840.

(Presidencia do Sr. Barão d'Albufeira, Decano.)

Foi aberta a Sessão pela uma hora e um quarto, estando presentes 34 Srs. Senadores.

Lida a Acta da precedente ficou approvada.

O Sr. Bregara participou que o Sr. General Osorio o encarregava de dizer á Junta que, por motivo de molestia, não podia comparecer na Sessão. — Ficou inteirada.

Depois de breve pausa, observou o Sr. Presidente que parecia inutil continuar a Sessão, visto que não havia probabilidade de que a Junta se achasse hoje em numero sufficiente para continuar nos trabalhos; e disse

O Sr. Marquez de Fronteira: — Eu proponho suspensão até ás duas horas.

O Sr. Vellez Caldeira: — Eu vim aqui doente, e muito doente; fiz este sacrificio: portanto, se a prorogação é para trabalhar, estou muito prompto, e voto por ella; mas se é sómente para estarmos á espera mais esse tempo, então nada de novo, e o melhor será que nos vamos embora.

O Sr. Marquez de Fronteira: — Como nem o Sr. Conde de Avillez, nem o Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa mandaram dizer que estavam doentes, ou impedidos de comparecer hoje, ha toda a probabilidade de que ainda venham; e então ficâmos em numero.

O Sr. Cordeiro Feyo: — Apoio a proposta do Sr. Marquez de Fronteira, porque todos nós temos que fazer, e tomâmos o incommodo de aqui vir: eu tenho muitissimo que fazer, mas se se presume que virão esses dous Senhores, estou prompto a esperar (Apoiado).

O Sr. Miranda: — Qualquer que seja o arbitrio que se adoptar, parece-me que será conveniente faze-lo saber aos nossos Collegas que faltam.

O Sr. Aguilar: — Eu tambem digo que esperemos até ás duas horas; mas estou certo que, se agora faltam dous, depois hão de faltar tres ou quatro Senadores: a experiencia é esta.

O Sr. Visconde de Laborim: — Sr. Presidente, alguns dos Srs. Senadores, que acabam de fallar, disseram que soffriam incommodidade em aqui vir; um porque estava molesto, e outro porque tinha afazeres: por consequencia, parece-me que os Srs. Senadores ausentes, conhecendo que esta incommodidade cresce, não deixarão de vir, porque ella ha de ser um incentivo para que não faltem. Por tanto, sendo a prorogação um novo soffrimento, por isso que augmenta o nosso incommodo, estou certo de que será mais um incentivo para esses Senhores cumprirem o seu dever.

O Sr. L. J. Ribeiro: - Eu pedia que se mandassem avisar esses dous Senhores que ha probabilidade de virem, porque a distancia daqui aonde moram não é muito grande; se elles pódem vir ou tem tenção disso, vem, e senão pódem mando-no dizer, e escusâmos de estar aqui inutilmente: nós não temos para onde appellar senão para os Srs. Conde de Avillez, e Barão da Ribeira de Sabrosa, porque o Sr. General Osorio deu parte de doente, e os Srs. Conde do Farrobo, e Barão do Tojal, já se lhes officiou, e provavelmente não vêem. Portanto peço a V. Ex.ª queira propôr á Junta se se hão de mandar avisar os dous Srs. Senadores, a respeito dos quaes alguma probabilidade ha de que ainda compareçam hoje.

O Sr. Bergara: — Eu como Secretario submetto-me ás deliberações que Junta tomar; mas devo observar que por sua ordem tenho avisado alguns Srs. Senadores, de quem não tive resposta, como hontem informei: ora os Srs. que não vieram, creio que já agora não virão, pois sabem perfeitamente que a hora da reunião é ao meio dia. Portanto, qualquer aviso que se lhes faça, não é outra cousa além de trabalho para mim, e incommodo para os Srs. Senadores, que, senão comparecem, é certamente porque estão incommodados de saude, ou tem algum outro motivo plausivel. Por mim declaro que, se faltasse até esta hora, já não comparecia hoje ainda que a Junta me mandasse aviso.

O Sr. Visconde de Laborim: — Apoio a indicação do meu nobre Collega que acaba de fallar. Entendo que nos Srs. Senadores ausentes senão deve officiar mais, por uma razão distincta; vem a ser: faltando esses Srs. sem se lhes officiar, certamente a sua falta não é tão reprehensivel na opinião publica, como se faltassem, havendo-se-lhes efectivamente officiado: por consequencia, officiando nós, é mais uma causa para que a opinião publica olhe para essa falta; e desejando eu poupar aos meus Collegas este dissabor, sou de opinião que se lhes não officie.

Não havendo mais quem pedisse a palavra, e declarando o Sr. L. J. Ribeiro que retirava o seu requerimento, propoz o Sr. Presidente, e a Junta resolveu que a Sessão se prorogasse até ás duas horas: disse logo

O Sr. Presidente: — Está interrompida a Sessão.

O Sr. Visconde de Laborim: — Interrompida? — Perdôe-me V. Ex.ª isso não se venceu: é o mesmo que faltar mais alguem....

O Sr. Presidente (com voz mais forte): — Está interrompida a Sessão.

Era meia hora depois da uma.

Depois das duas horas continuou a Sessão: e verificando-se que havia presente o mesmo numero de Membros que na abertura, disse o Sr. Presidente que a seguinte deveria ter logar ámanhã pelo meio dia, e fechou esta Sessão.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×