O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1O

Breves reflexões se offereceram ainda, até que o Sr. Presidente propoz: se por agora se sobreestaria no cumprimento da parte do Parecer da Commissão de Poderes, já approvada, e relativa a officiar ao Governo para mandar proceder, em alguns Circulos, a novas eleições para Senadores? Decidiu-se que sim; intendendo-se por esta votação, prejudicada a modificação proposta pelo Sr. Secretario Trigueiros. Não havendo objecto algum a tractar, sobre proposta do Sr. Presidente se resolveu que a primeira Reunião fosse no Sabbado 22 do corrente ao meio dia: fechou-se esta pela uma hora e um quarto. E eu Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio a redigi, e fiz escrever. - Visconde de Semodães, Presidente Provisorio. - José Maria Moreira de Berqara, Secretario Provisprio. Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio.

ACTA DA SEPTIMA REUNIÃO PREPARATORIA, EM 22 DE DEZEMBRO DE 1838.

Sendo um quarto depois do meio dia, o Sr. Presidente disse que estava aberta a Sessão; e feita a chamada pelo Sr. Secretario Bergara, acharam-se presentes: os Srs. Barões de Fonte Nova, e de Villa Nova de Foscòa, Bazilo Cabral, Zagallo, Condes de Avillez, e do Bomfim, Duque da Terceira, Cardozo da Cunha, Salinas, Cordeiro Feio, Pinto Basto Junior, Vellez Caldeira, Castro Pereira, Visconde de Semodães, Bergara, Trigueiros, Visconde de Beire, e Machado. Lida a Acta da antecedente Sessão pelo Secretario Trigueiros, foi approvada. O Sr. Secretario Bergara mencionou a seguinte Correspondencia: 1.° Um Officio do Sr. Salinas, participando que em breve se apresentaria: achando-se já presente este Sr. Senador, mandou-se o Officio para a Secretaria. 2.° Outro do Sr. Visconde de Geraz do Lima, Senador eleito por Vianna, expondo que por molestia se não tem apresentado, e accrescentando que brevemente o fará. 3.° Outro do Sr. Barão do Tojal, Substituto pelo Funchal, accusando a recepção, do que lhe foi dirigido, e dizendo que quanto antes comparecerá. De ambos, ficou a Reunião inteirada. 4.° Um Officio do Sr. Vaz Preto, Senador eleito por Castello-Branco; accusa a recepção daquelle porque é chamado, e expõem os motivos que diz lhe impedem o tomar parte na Representação Nacional. Foi remettido á Commissão de Poderes. O Sr. Senador Vellez Caldeira participou que o Sr. Leitão não comparecia hoje por causa de molestia; e o Sr. Senador Barão de Villa Nova de Foscòa disse que o Sr. Barão de Prime o avisára de que se não tem apresentado por motivo identico, mas que contava fazêlo em breve. A Reunião ficou inteirada. Os Srs. Conde de Avillez, e Bazilio Cabral mandaram para a Mesa os seus Diplomas, este de Senador por Braga, e aquelle de Substituto por Evora. Passaram á Commissão de Poderes. Por esta occasião disse, o Sr. Senador Zagallo lhe parecia do seu dever declarar que ainda não havia recebido o seu Diploma de Substituto por Béja. Não havendo objecto nenhum a tractar, consultou o Sr. Presidente a Reunião sobre o dia e hora, em que devia ter logar a seguinte; resolveu-se que na Quinta feira proxima 27 do corrente ao meio dia, e fechou-se esta pela meia hora da tarde. E eu Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio a redigi, e fiz escrever. - Visconde de Semodães, Presidente Provisorio. - José Maria Moreira de Bergara, Secretario Provisorio. - Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Secretario Provisorio