O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42

DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

O Sr. Bergara (Secretario Provisorio) disse que, havendo já feito saber á Junta que o Sr. Duque de Palmella estava impossibilitado de concorrer, por ora, ás Sessões, S. Ex.ª lhe dirigira igual participação, por escripto, em officio recebido hoje na Secretaria.

O Sr. Barão do Tojal: — Eu pedi a palavra meramente para dar uma explicação á Junta, quanto á minha ausencia nas ultimas Sessões. Eu tinha encarregado o meu nobre amigo, o Sr. Vellez Caldeira, de participar as razões por que me via obrigado a faltar, por tres ou quatro dias, porque nunca desejo deixar de cumprir os meus deveres (apoiados). Sr. Presidente, eu vim da minha quinta para Lisboa no dia 31 do mez passado, com o fim de assistir á abertura das Camaras, como o fiz; parti depois no Sabbado immediato, julgando que não faria maior falta, por isso que me constava haver na Capital 37 Senadores, e que alguns mais se esperavam no barco de vapôr que devia chegar do Porto na Segunda feira: comtudo, apesar de me parecer que, sem mim, a Camara se podia constituir, eu me não poria a caminho senão houvesse um motivo que espero mereça a attenção da Junta. Tenho na minha fabrica um machinista, que não entende uma só palavra de Portuguez; é necessario fazer alli alguns modelos, e outras cousas, e por isso a minha presença era lá indispensavel..... Concluo repetindo que, apesar de tudo, eu teria comparecido logo, se podesse antever que fazia falta; mas só hontem é que recebi o officio da Secretaria, e respondo comparecendo hoje, a fim de mostrar a minha pontualidade (apoiado).

A Junta ficou inteirada.

(Pausa).

O Sr. Presidente: — É uma hora e meia, a Junta quer prorogar-se, ou que se levante a Sessão?

(Nova pausa).

O Sr. Presidente: — Segunda feira, ao meio dia, nos reuniremos: está fechada a Sessão.

Errata. — No Diario N.° 10, a pag. 38, col. 3.ª lin. 30, (discurso do Sr. Visconde de Laborim) onde se lê = Entendo que nos Srs. Senadores ausentes se não deve officiar mais, por uma razão distincta: etc. = lêa-se = Entendo que aos Srs. Senadores ausentes se não deve officiar, mas por uma razão distincta: etc.