O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SUPPLEMENTO AO N.º 12 DO DIARIO DO GOVERNO.

CAMARA DOS SENADORES.

Oitava Sessão Preparatoria, em 13 de Janeiro de 1840.

(Presidencia do Sr. Barão d'Albufeira, Decano).

Foi aberta a Sessão um quarto depois da uma hora da tarde: estavam presentes 37 Srs. Senadores.

Leu-se e approvou-se a Acta da antecedente.

O Sr. Pereira de Magalhães: — Fui encarregado de participar a esta Junta, que o Sr. Raivoso foi atacado de uma dôr tão forte que o obriga a estar na cama; por isso não póde comparecer. — Inteirada.

O Sr. Vellez Caldeira: — Sr. Presidente, para aproveitarmos tempo parece-me que podiamos mandar os diplomas, que estão sobre a Mesa, á Commissão de Poderes, a qual póde ser a antiga ou nomear-se de novo.

O Sr. Visconde de Porto Covo: — A Camara não está constituida, e a Junta Preparatoria só no principio da Legislatura é que póde usar desse direito: nós não podêmos fazer trabalho algum antes de se eleger a Mesa, o contrario seria transtornar tudo que se acha estabelecido. Ainda se não decidiu se nesta Sessão devem permanecer as Commissões eleitas na do anno passado, por isso não posso combinar com o que propõe o Sr. Vellez Caldeira, e até seria um máo precedente se adoptassemos a sua proposta. Vamos eleger a Mesa, que é a primeira cousa a fazer, e depois tractaremos do mais.

O Sr. Visconde de Laborim: — A antiga Commissão de Poderes já não existe, e se nós annuirmos ao que propoz o illustre Senador vamos estabelecer o precedente de uma Commissão permanente, o que é contra o Regimento. Por consequencia, opponho-me com todas as minhas forças.

O Sr. Vellez Caldeira: — Eu não disse que os diplomas fossem á Commissão antiga, nem que ella fosse permanente. O que eu entendo é, que se não pódem privar os Senadores novamente eleitos do direito que tem a votar: a Camara deve ser constituida hoje, mas deve-o ser com todos os Membros que pódem fazer parte della. Por tanto a primeira cousa que ha a praticar, antes mesmo da eleição da Mesa, e examinar os diplomas de dous Senadores eleitos que se acham neste edificio, fóra da Sala, isto é, verificar o direito que elles têem a tomar assento nesta Casa. Nós, os que aqui estamos, já os nossos diplomas foram verificados na Sessão passada, e agora verifiquem-se os dos que forem apparecendo.

O Sr. L. J. Ribeiro: — Não entrarei na questão sobre qual deve ser a Commissão a que se hajam de mandar os diplomas, se á de Poderes do anno passado, se a outra que se eleja agora; pedi a palavra simplesmente para dar uma explicação, a fim de evitar a má intelligencia que se tem dado a uma palavra. Tem-se dito constantemente que o Senado não está constituido; eu entendo porém que elle o está desde a primeira Sessão da anno passado, e se acaso se não tem tocado ha mais tempo nesta questão, foi talvez por nosso proprio decoro (apoiados). Que diz a Constituição, no caso da Regencia Provisoria não decretar a reunião extraordinaria das Côrtes? Incumbe ao Presidente do Senado a obrigação de as convocar. Por isto, entendo eu, que o Senado está sempre constituido logo que elegeu a primeira Mesa; e a Constituição, dando ao seu Presidente uma attribuição tão forte, não podia deixar de ter em vista o mesmo principio. Em consequencia entendo tambem, e parece-me que todos entenderão commigo, que em quanto não houver numero suficiente de Senadores para a eleição, continua o Presidente da Sessão passada... (Vozes: — nada, nada). Toco esta especie para

evitar o equivoco de que o Senado não está constituido: está constituido, o que não tinha até hoje, era numero de Membros para eleger a Mesa. Quanto á questão de qual deva ser a Commissão de Poderes, é-me indifferente, uma ou outra, posto que não acho grande inconveniente em que seja a mesma do anno passado. O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Para mim é agora indifferente que se nomeie, uma nova Commissão de Poderes, ou que sirva a da Sessão passada; mas a Camara dos Deputados deu-nos o exemplo, mandando á antiga Commissão o diploma de um Membro novamente eleito: por tanto acho igual que se decida deste ou daquelle modo, é questão de cassa caprina.

O Sr. Presidente: — A Camara dos Deputados decidiu assim, mas estando já constituida; não sei se nós poderemos tomar igual decisão, quando esta Camara não está ainda constituida.

O Sr. Cardoso da Cunha: — A Camara não está constituida, mas a Junta Preparatoria está constituida, e esta é authorisada para nomear a Commissão de verificação de Poderes. Diz o Artigo 4.° do Regimento: a Junta Preparatoria passará então a eleger duas Commissões, uma de cinco e outra de tres Membros. A primeira informará sobre a validade das eleições, e verificará os diplomas e identidade dos Senadores em geral; a segunda verificará sómente os diplomas dos que compõem a primeira. Este Artigo foi approvado com uma emenda do Sr. Caldeira, que era concebida deste modo (leu-a). Logo não se póde pôr em dúvida uma decisão da Camara, tal é esta disposição do Regimento segundo a qual a Junta Preparatoria não sómente póde mas deve nomear a Commissão que verifique os poderes dos Senadores novamente eleitos, depois do que é que tem logar a eleição da Mesa definitiva.

O Sr. Miranda: — Eu pedi a palavra sobre a ordem, porque me parece que estamos perdendo o tempo inutilmente. O principio que acaba de apresentar o meu illustre Collega, é um principio de necessidade, applicavel quando a Camara se constitue pela primeira vez; agora não póde ter logar, e sobre isso haveria muito que dizer. Por conseguinte a minha opinião é que passemos á eleição da Mesa, e depois continuamos em nossos trabalhos com toda a regularidade.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Sr. Presidente, em quanto se não leu o artigo 4.° do Regimento, todas as reflexões eram justas e admissiveis; mas depois da leitura da Lei, e vidente que nós estamos authorisados a nomear a Commissão de verificação de Poderes, nem era possivel deixar de o fazer assim, quando não nunca o Senado se constituiria. Accresse que esta é a marcha seguida em todos os tempos que em Portugal tem havido Corpo Legislativo desde 1820 até hoje: e então como senão ha de fazer agora; quando nós temos presentes 37 Srs. Senadores, isto é mais um do que o numero preciso para deliberar. Porque razão havemos nós de excluir desta Sessão a dous Senadores eleitos, que ha dez dias, andam á roda desta Sala sem poderem entrar nella? Nós não temos mais direito do que elles, para estar nesta Sala; e porque não hão-de ter voto na primeira eleição? Em quanto á Commissão para verificar os Poderes, convenho em que seja nova, ou tambem que seja a do anno passado; convenho em tudo, com tanto que estes dous Senadores não sejam excluidos por vontade nossa, e digo por vontade nossa, porque em presença do Regimento só deste modo o seram. Cumpramos o nosso dever, que é eleger o Mesa com o maior numero de Senadores que fôr possivel, porque isto e o que se pratica em toda a parte: em Inglaterra para tomar certas resoluções, como quando vague o logar de um Deputado, nunca se conta a Casa é verdade (sussuro). Aqui me diz o Sr. Duque da Terceira que a Camara dos Pares em certos casos delibera com cinco. Por tanto estamos 37 Senadores em Junta Preparatória, não ha difficuldade em que elejamos a Commissão para verificar os diplomas de dous homens que hão de ser nossos Collegas daqui a um quarto de hora: mandem-se ir os diplomas á Commissão do anno passado, ou haja nova eleição; mas haja uma Commissão.

O Sr. Leitão: — Pedi a palavra para dizer que concordo com o que disse o Sr. Luiz José Ribeiro: o Senado não póde dizer-se que não está constituido; está constituido desde a Sessão passada, e não só pelas razões que elle deu mas ainda por outra, porque é expresso na Constituição que depois de findarem as Sessões Legislativas nenhuma das Camaras se poderá reunir excepto o Senado como Tribunal de Justiça; donde se vê que a Mesa não acaba porque póde o Senado ter de se reunir ainda que para um só caso. O mais regular seria estar o Sr. Vice-Presidente presidindo. Por tanto estou precisamente pelo que disse o Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: não podêmos dizer que não estamos constituidos, não só pelas razões que se deram, mas pela que acabo de apresentar. Quanto á outra questão suscitada pelo Sr. Caldeira, não quero entrar nella; já o Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa disse que a questão que o Senado tem a decidir é se nós temos direito a demorar os Cidadãos eleitos Senadores, que aqui se apresentam para tomar logar; se temos esse direito, bem, mas se o não temos, não podêmos privalos da prerogativa que lhes é inherente, qual a de concorrerem nas votações, a que se houver de proceder. Devemos por tanto principiar os nossos trabalhos por verificar os seus diplomas, a fim de lhes dar assento, no caso de os acharmos regulares.

O Sr. Presidente: — Os Srs. Senadores que são de opinião, que a Camara está constituida desde o anno passado, e que a ultima Mesa deve tomar os seus logares, queiram levantar-se....

O Sr. Vellez Caldeira: — Perdôe V. Ex.ª: isso foram razões com que se quiz apoiar a necessidade de proceder, antes de tudo, á verificação dos diplomas dos Senadores eleitos, uns argumentaram com o Regimento, outros quizeram impugnalo. O Sr. Miranda, cuja probidade respeito, disse que o artigo citado era para a Junta Preparatoria da primeira Sessão da Legislatura: perdôe S. Ex.ª; é applicavel igualmente ao caso em que nos achamos, foi a respeito delle que se decidio, que a Junta Preparatoria tractaria de nomear a Commissão para a verificação dos poderes dos Membros novamente eleitos: estou persuadido que o Sr. Miranda tambem assim entenderá o Regimento. Ora o que disseram os Srs. Leitão, e Luiz José Ribeiro não foram propostas, mas razões para apoiar o meu requerimento, que por tanto ainda está em pé.

O Sr. Presidente: — As razões produzidas por alguns Srs. Senadores foram tão fortes que a Mesa se julgaria intrusa se continuasse depois dellas expendidas: por tanto a Mesa não quer concorrer da sua parte, para tornar nullos quaesquer actos em que intrevenha.

O Sr. Vellez Caldeira: — Essa proposta é de V. Ex.ª, ou de algum outro Sr. Senador?

O Sr. Presidente: — É feita por mim porque, em vista do que se tem dito, entro em dúvida se estou neste logar legalmente.

O Sr. Visconde de Laborim: — Creio que o reparo do Sr. Senador, consiste em se persuadir que V. Ex.ª, como Presidente, não póde fazer essa indicação; para obviar a qualquer dúvida, declaro que eu a faço minha.

O Sr. Presidente: — Estando eu convencido de que me não achava neste logar legitimamente, era do meu dever fazer essa pergunta aos Srs. Senadores (Apoiados).

Propoz então, se a Camara dos Senadores se julgava constituida desde a Sessão passada? Resolveu afirmativamente.

O Sr. Presidente Decano, convidou então