O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

55

DIARIO DO GOVERNO.

peita a tomar agora outra, isso é materia tão delicada que neste momento nem fallo nella; qualquer que seja a resolução do Senado, de bom grado me submetterei.

Consultada a Camara, resolveu que o Officio do Vice-Almirante Noronha ficasse depositado na Secretaria.

O Sr. Secretario Bergara chamou a attenção da Camara sobre a conclusão do mesmo Officio, que pede a sua publicação; e disse

O Sr. Visconde de Laborim: — Parece-me que a pertenção do Sr. Noronha é muito justa, menos em querer que nós façamos publicar essa Carta; que ella se publique, repito que acho muito justo, mas que sejamos nós que a publiquemos, acho que não é digno deste Senado, porque seria o mesmo que constituirmo-nos procuradores do Sr. Noronha. Por tanto voto contra a impressão por deliberação nossa.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Eu espero que o Sr. Noronha ficará satisfeito quando souber o que acabou de dizer o Sr. Barão de Villa Nova de Foscôa; que o seu logar foi substituido nesta Camara por aquellas duas razões, sendo a principal a necessidade que o Senado tinha de se constituir, e não o poder fazer sem chamar os Substitutos; por quanto não era de esperar que esta Camara negasse o reconhecimento dos muitos e valiosos serviços que o Sr. Noronha tem feito ao seu Paiz (Apoiados geraes).

O Sr. Bergara: — Eu o que pedi foi um esclarecimento, na qualidade de Secretario, por entender que a Camara não quereria deixar sobre mim tal responsabilidade.

(Vozes: — É verdade).

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Lendo o Diario do Governo acabo de vêr que na outra Casa se me fez uma accusação grave; e como não posso ir alli justificar-me, devo aqui dizer o seguinte: — O Sr. Midosi foi transferido para a Legação de Athenas, porque na Côrte de Bruxelas o não queriam receber, — assim o declararam á Côrte de Sua Magestade a Rainha de Portugal; e não é de estilo que o Ministro dos Negocios Estrangeiros mande um Diplomatico para qualquer Côrte, sabendo que lá é rejeitado. O Sr. Midosi, quando foi para Inglaterra, já sabia isto de minha bocca, e tanto que eu mesmo lhe propuz, por equidade, a transferencia da Legação de Bruxellas para a de Athenas.

O Sr. Visconde de Laborim pediu que o Sr. Secretario informasse a Camara sobre o resultado que tinha havido dos Officios, porque na Sessão passada foram chamados alguns Srs. Senadores que ainda não concorreram ao Senado, nem deram a sua escusa: e sendo respondido pelo Sr. Bergara, declarou o mesmo Sr. Visconde que desde já se fazia cargo de apresentar um Requerimento sobre o assumpto.

Passou-se á Ordem do dia, continuando a eleição dos Membros que, com o Sr. Presidente, devem apresentar o Projecto de resposta ao Discurso do Throno. Corrido o segundo escrutinio, foram apurados (em 36 listas) os Srs. Visconde de Sá por 18 votos, e Trigueiros com 17. — (Os outros dous votados hontem foram os Srs. Barão da R. de Sabrosa, e Duque de Palmella.)

O Sr. Visconde de Laborim propoz que antes de se proceder á eleição das Commissões geraes da Casa, a Camara resolvesse se essa eleição deveria ter logar por escrutinio, ou por votação sobre listas apresentadas pela Mesa.

Esta proposta provocou breves reflexões ácerca da verdadeira intelligencia de certas disposições do Regimento; depois das quaes o Sr. Presidente propoz, e a Camara resolveu que a eleição das preditas Commissões fosse feita por escrutinio.

Para a Commissão de Administração Publica, (que deve constar de sete Membros) em 36 listas, obtiveram

Os Srs. Barão de Prime......... 32 votos

P. de Magalhães................ 20

Como unicamente se apurassem estes dous Membros, houve segundo escrutinio, do mesmo numero de listas, em que tiveram

Os Srs. Castro Pereira......... 30 votos

B. de V. N. de Foscôa.......... 19

Braamcamp...................... 18

Pacheco Telles................ 13

T. de Almeida................. 15

Trigueiros.................... 15

Ficaram apurados os primeiros quatro Membros, e dando-se a circumstancia de impate a respeito dos dous ultimos, não houve resolução alguma pela Camara se não achar já em numero sufficiente.

Dada para Ordem do dia a continuação da eleição das Commissões, foi levantada a Sessão: faltava um quarto para as quatro horas da tarde.