O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENADORES.

Sessão de 27 de Janeiro de 1840. (Presidencia do Sr. Leitão.)

Verificada a presença de 43 Srs. Senadores, foi aberta a Sessão passava um quarto da uma hora da tarde.

Leu-se e approvou-se a Acta da precedente.

Mencionou-se a correspondencia; a saber:

1.º Um Officio do Sr. Salinas, participando não ter comparecido até hoje, por falta de saude, o que fará logo que melhore, e o tempo o permittir.

2.° Um dito do Sr. Macario de Castro, expondo que negocios particulares o tem inhibido de se apresentar antes, o que effectuará em Fevereiro proximo.

De ambos ficou a Camara inteirada.

O Sr. Trigueiros: — O Sr. Gomes de Oliveira escreve-me pelo correio de hoje, e pede-ma que eu declare á Camara que, embaraçado por negocios de sua casa, não tem comparecido, mas conta fazê-lo no principio do mez seguinte, foi elle que decidiu que a Mesa contractasse.

Ficaram reservadas, para se remetterem á Commissão que houver de ser a de Petições, duas representações de varios Pharmaceuticos de Chaves e do Funchal.

O Sr. Secretario Bergara: — Em conformidade da decisão da Camara, tomada em Sessão de 23 do corrente mez, por occasião de se tractar do destino dos Projectos sobre a reforma de Pesos e Medidas, a Mesa convidou para reassumirem seus trabalhos, os Membros seguintes, da antiga Commissão exterior: - os Srs. Mattheus Valente de Couto, Cypriano José Soares, Antonio Diniz Valente do Couio, Antonio Aluizio Jervis da Atouguia, Visconde de Villarinho de S. Romão, José Maria das Neves Costa, e Marino Miguel Franzini; convidou mais o Sr. José Feliciano da Silva Costa, que não pertencia áquella Commissão; e finalmente designou para se unirem á mesma Commissão, além dos Srs. Visconde de Sá da Bandeira e Manoel Gonçalves de Miranda (que fizeram parte da antiga Commissão) os Srs. Zagallo, Cordeiro Feyo, e Bergara.

A Camara ficou inteirada, tanto desta como das seguintes participações:

O Sr. Miranda: — Installou-se a Commissão de Marinha e Ultramar, nomeando, Presidente o Sr. Visconde de Sá da Bandeira, e Secretario o Sr. Amaral: a mim fez-me a honra de me nomear seu Relator.

O Sr. Vellez Caldeira: — A Commissão de Legislação acha-se installada, e nomeou, Presidente o Sr. Leitão; Secretario o Sr. Amaral, e a mim Relator.

O Sr. General Zagallo: — Acha-se tambem installada a Commissão de Guerra, que nomeou, Presidente ao Sr. Duque da Terceira, Secretario ao Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa, e Relator a Bernardo Antonio Zagallo.

O Sr. Barão de Villa Nova de Foscôa: — Igualmente se acha installada a Commissão de Fazenda; nomeou seu Presidente o Sr. Visconde do Sobral, Secretario o Sr. Pinto Basto, e Relator a mim.

O Sr. Secretario Bergara leu Um Officio da Empreza do Diario do Governo, no qual expõe os motivos por que não póde continuar com o Contracto celebrado (na Sessão passada) entre ella e por parte do Senado: tendo depois a palavra, para dar algumas informações a este respeito, proseguiu

O Sr. Secretario Bergara: — Peço a palavra a V. Ex.ª para dar alguns esclarecimentos á Camara. A Mesa assentou que devia dar conhecimento deste Officio ao Senado, porque foi elle que decidiu que a Mesa contractasse, com a Empreza do Diario do Governo, a im-