O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

640

DIARIO DO GOVERNO.

Camara pelo Circulo eleitoral de Leiria — pelo 1.º Escrutinio, o Senador Proprietario José de Maria Gomes d'Oliveira — pelo 2.º Escrutinio, o Senador Substituto José Maria Crespo:

José Cordeiro Feyo = José Curry da Camara Cabral = Venancio Pinto do Rego Cêa Trigueiros, Relator.

Concluida a leitura deste Parecer, proseguiu

O Sr. Trigueiros: — Além da molestia de que infelizmente se acha atacado o Sr. Visconde de Laborim, como já referi consta-me, que o Sr. Barão de Argamassa se acha tambem muito doente, e tanto que hoje não compareceu, vindo, por conseguinte a faltar a esta Commissão (que se não póde duvidar que tem um trabalho insano) dous dos seus Membros: por tanto eu pediria á Junta quizesse proceder a eleição ao menos de um mais, porque estou presuadido que o incommodo do Sr. Barão de Argamassa o não impossibilitará muito tempo, o que talvez não aconteça com o Sr. Visconde de Laborim.

O Sr. Vellez Caldeira: — O Sr. Trigueiros que proponha os Membros que a Commissão deseja, segundo o estylo, V. Ex.ª consultará a Junta sobre a sua approvação (Apoiado).

O Sr. Trigueiros — Eu não queria usurpar essa prerogativa á Junta, e até me seria indifferente apontar o nome de qualquer dos illustres Senadores, porque todos acho muito capazes; entretanto lembrarei o Sr. Pereira de Magalhães.

Consultada a Junta decidiu que este Sr. Senador ficasse fazendo parte da Commissão de Poderes.

O Sr. Vellez Caldeira: — Do Parecer da Commissão, que acabâmos de ouvir, se vê que ha uma cousa inevitavel, que é o chamamento do Sr. Antonio de Azevedo Mello e Carvalho, Substituto do Sr. José da Silva Carvalho, que optou a cadeira de Deputado: em consequencia proporia que o mesmo Sr. Substituto fosse chamado desde já.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Esse e outros chamamentos devem todos ter logar depois de proclamados os Senadores: a marcha a seguir, segundo o Regimento, é dar destino ao Parecer da Commissão, isto é, manda-lo imprimir, e marcar dia para a discussão; eu insisto em que assim se cumpra (salvo se se mostrar a necessidade do contrario) porque não vejo motivo nenhum para se alterar esta marcha; nem mesmo ha a allegar a economia de tempo, porque (talvez pelo modo porque o Senado é formado) não temos nada a fazer nestes primeiros dias. Imprima-se por tanto o Parecer, e designe V. Ex.ª dia para a discussão delle; não alteremos a ordem dos trabalhos da Casa.

O Sr. Vellez Caldeira: — O Sr. Barão disse que se devia proceder do modo que expoz, salvo se se lhe mostrasse a necessidade do contrario; a necessidade é o numero de Membros presentes: estamos hoje 31, e quanto maior for aquelle que se aproximar de 36, tanto mais facilmente poderá a Camara começar os seus trabalhos ordinarios, porque este é meu desejo, assim como estou persuadido que será o de todos os que aqui se acham.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Eu quereria condescender com os desejos do meu Dobre amigo, mas é impossivel por ser contra o Regimento, e contra a praxe e nós não devemos alterar nem uma nem outra cousa, porque realmente não estamos no caso de assim o fazermos por necessidade.

Consultada a Junta resolveu contra a proposta do Sr. Vellez Caldeira.

(Pausa.)

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Eu requeiro que se mande imprimir o Parecer da Commissão de Poderes; por mim declaro que não tenho a capacidade sufficiente para formar juizo de todas as eleições, de um para o outro dia.

O Sr. Trigueiros: — O Sr. Barão tem razão até certo ponto; mas como a integra das nossas Sessões se publica no Diario do Governo, lá apparecerão Parecer da Commissão, e evitâmos a despeza de uma impressão separada (apoiados).

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: — Desse modo estou satisfeito, e desisto do requerimento.

O Sr. Vellez Caldeira: — Não acho duvida nenhuma em que se convidem a concorrer á Junta aquelles Srs. que já são Senadores effectivos, assim como os novamente eleitos, que se acham na Capital: senão tem aqui vindo, é porque a sua saude ou negocios importantes lh'o não permitte, e mesmo talvez não soubessem que hoje havia reunião, nem saberão que os papeis que estavam na Camara dos Deputados se acham já desembaraçados: proponho por tanto que a Mesa convide uns e outros para comparecerem na Sessão proxima (apoiados).

Sem discussão assim se decidiu.

O Sr. Barão de Renduffe: — O Sr. Barão de Fonte Nova escreveu-me pelo Correio, pedindo-me participasse á Reunião que, por falta de saude, não tinha seguido viagem no ultimo vapôr que saíu do Porto para Lisboa, mas que conta fazê-lo na semana seguinte. — A Junta ficou inteirado.

O Sr. Presidente disse que a proxima Sessão teria logar na Quarta feira (10 do corrente), deu para Ordem do dia a discussão do Parecer da Commissão de Poderes apresentado na de hoje, e fechou esta pelas duas horas menos um quarto.