O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

861

DIÁRIO DO GOVERNO.

lo eu não posso deixar de observar, que, ou seja Monsaraz um panorama, como lhe chamou um dos meus Collegas, ou um rochedo descarnado, como lhe chamou outro, os seus moradores devem ser ouvidos e attendidos, se o seu requerimento fôr bem fundado.

Sr. Presidente, assim como os Impérios, e as Cidades tem as suas tradições, e os seus antigos usos e costumes, tambem as pequenas Villas e até Aldêas os tem, e taes alguns, que sem grande violencia senão podem abolir. Não temos nós, um exemplo bem recente no Reino nosso visinho? As Provincias Vascongadas pegaram em armas para sustentarem os seus antigos fóros contra um governo aliás eminentemente liberal, e só as depozeram com a condição de que elles lhes seriam guardados. O mesmo acontece em todas as Villas e Aldêas.

Indifferentes muitas vezes ás grandes mudanças politicas do Estado, movem-se e correm muitas vezes ás armas, que o furor do momento lhes ministra, se alguem quer mudar-lhe o pelourinho, a Casa da Camara, a festa, ou o Santo de sua devoção. (Apoiados.) Assim, não é de leve, e sem absoluta necessidade, que devem abolir-se as Municipalidades naquellas Villas eis que desde longo tempo os ha via, e por essa razão deve ser attendido, e tomado em toda a consideração o Requerimento dos moradores de Monsaraz, quaesquer que sejam as pertenções dos homens do Municipio de Reguengos; porque este negocio não é entre partes, é de ordem e de administração em conflicto com o» antigos fóros e posse dos morado res de Monsarás.

Quanto ás informações que se pedem approvo o Parecer da Commissão, e não me opponho a que se peçam tambem á Camara de Reguengos, se assim se quer que vá expresso no Officio dirigido ao Governo; porque isto mesmo deveria fazer o Governo, e eu não farei questão do que em rigor não passa de uma redundancia (Vozes: — votos, votos)

A requerimento do Sr. Marquez de Loulé foi a Camara consultada, e decidiu que a materia estava sufficientemente discutida.

Posto a votas o Parecer da Commissão, foi approvado, assim como o seguinte

Additamento.

Requeiro que seja tambem ouvida a Camara Municipal de Reguengos, e mais authoridades administrativas do Concelho. = Vellez Caldeira.

O Sr. Visconde de Sá da Bandeira inscreveu-se para apresentar um Projecto de Lei.

O Sr. Presidente deu para Ordem do dia leituras, e a discussão dos assumptos pertencentes ao Regimento interno da Camara; fechou a Sessão tinham dado tres horas.

Errata. — No Diario N.° 168, a pag. 817, col. 2.ª lin. 11 (discurso do Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa), onde se lê = contestar = emende-se = constatar.