O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 DIARIO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

esta observação, porque ouvi mal o Sr. Presidente da primeira commissão.

Se assim é, a Assembleia está no plenissimo direito de mandar verificar as eleições, para que nesta Câmara só entre quem tem direito de entrar.

(O orador não reviu).

O Sr. Presidente: - Parecia-me conveniente que o Sr. Jacinto Nunes mandasse para a mesa a sua proposta para ter amanhã segunda leitura.

Faltam apenas seis minutos para se encerrar a sessão. Estão inscritos tres Srs. Deputados que pediram a palavra para antes de se encerrar a sessão. Consulto, portanto, a Camara sobre se permitte que a sessão seja prorogada até que falem esses Srs. Deputados.

A Câmara resolveu affirmativamente.

O Sr. Ramos da Costa: - Pedi a palavra para mandas para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro:

1.° Que me seja fornecida pelo Ministerio das Finanças uma relação dos terrenos da margem direita do Tejo, desde Santa Apolonia até Olivaes que tenham sido alienados cm conformidade com a lei, indicando-se nesta relação os nomes dos compradores, os preços da acquisição e as datas das vendas;

2.° Que pelo Ministerio do Fomento me seja fornecida uma relação dos cidadãos a quem foram concedidas licenças para fazer construcções em terrenos do Estado, situados na margem direita do Rio Tejo. indicando-se na mesma relação as condições em que foram concedidas as mesmas licenças. = Francisco de Salles Ramos da Costa.

Mandou-se expedir.

O Sr. António Granjo: - Esta Assembleia tem-se manifestado de diversos modos para ver se consegue que os membros das commissões deem garantias, como é da maior conveniencia, de nina tal ou qual assiduidade. Já um Sr. Deputado pediu que se distribuisse uma relação dos nomes dos Srs. Deputados com as suas respectivas profissões, e outro Sr. Deputado requereu que se procedesse á inscrição voluntaria.

A minha proposta tem por fim garantir uma tal ou qual assiduidade aos trabalhos das commissões, visto que os Srs. Deputados que desempenharem varias funcções não podem presuntivamente concorrer a esses trabalhos de forma assidua.

(O Orador não reviu).

A proposta ficou para segunda leitura.

O Sr. Maia Pinto: - Peço a palavra para invocação do regimento.

O Sr. Presidente: - Tem V. Exa. a palavra.

O Sr. Maia Pinto: - Peço a V. Exa. para ler o artigo 50.° do Regimento. Todos os assuntos trazidos á Assembleia neste momento são innoportunos. Perante o Regimento não ha tempo de tratar d'elles.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Bissaia Barreto.

O Sr. Bissaia Barreto: - Desisto da palavra.

O Sr. Presidente: - Proceder-se-ha amanhã ao escrutinio das eleições das commissões de obras publicas e guerra. A próxima sessão realizar-se-ha amanhã, 27, á hora regimental, com a mesma ordem do dia - eleição de commissões.

Está encerrada a sessão.

Eram 6 horas da tarde.

Os REDACTORES:

(Antes da ordem do dia) = Alves Pereira.
(Na ordem do dia) = Affonso Lopes Vieira.