O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 DIARIO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

Entretanto, levanto aqui em nome do Sr. Bernardino Machado - e não o podia deixar de fazer sem faltar ás regras mais elementares da solidariedade d'este Gabinete - as palavras que S. Exa. proferiu, porquanto a attitude do Sr. Ministro interino da Justiça não traduz, por forma alguma, menos consideração para com o illustre Deputado.

S. Exa. deve saber que o Sr. Ministro interino da Justiça tem um grande excesso de trabalho, como, de resto, succede em todas as pastas, em que ha uma acumulação de serviço excessivo, que não permitte satisfazer rapidamente todos os desejos dos dignos Deputados.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: - A nota de interpellação do Sr. Manuel Bravo teia a data recente de 6 de julho.

O Sr. Manuel Bravo: - Já na segunda feira da semana passada pedi a palavra para quando estivesse presente o Sr. Ministro interino da Justiça. S. Exa. esteve varias vezes na Assembleia; quando, porem, chegava a hora em que eu queria interrogar S. Exa. a respeito de assuntos de ordem publica, retirava-se e chegava depois, mais tarde, quando eu já não podia falar. Como não queria causar embaraços, nem ser impertinente, exigindo a presença do Sr. Ministro, conservava-me silencioso.

Mandei, depois, a nota de interpellação para a mesa, - e tendo sabido que S. Exa. tem tido tempo para se declarar habilitado a responder a essa nota, pois gasta o tempo a passear nos corredores, causa-me estranheza que S. Exa. não tenha tido comigo aquella consideração que julgo dever-lhe, para marcar o dia da interpellação.

O Sr. Jacinto Nunes: - Pedi a palavra unicamente para perguntar ao Sr. Presidente se já lhe foi remettida pela Direcção Geral das Alfandegas ou pelo Ministerio das Finanças uma nota que pedi sobre a exportação da cortiça em todos os seus estados.

Ha quinze dias que requer essa nota e...

O Sr. Presidente: - Na mesa não se demoram papeis.

Se houvesse recebido os documentos a que se refere o illustre Deputado, já elles teriam sido entregues a S. Exa.

O Sr. Jacinto Nunes: - Chamo, então, a attenção do Sr. Ministro das Finanças.

Ha quinze dias que pedi essa nota sobre a exportação da cortiça em todos os seus estados: virgem, em prancha, em bruto, em serradura, um aparas, em quadros e em rolhas; mais ainda, e com especificação do seu peso, valor e países para onde foi exportada. Preciso d'essa nota com urgencia.

(O orador não reviu).

O Sr. Ministro das Finanças (José Relvas: Pedi a palavra simplesmente para dizer ao illustre Deputado que darei ordens terminantes a fim de que o pedido de S. Exa. seja attendido o mais brevemente possivel.

(O orador não reviu).

O Sr. Alfredo Balduino de Seabra: - Pedi a palavra simplesmente para fazer a seguinte observação:

Ha dias o Sr. Ministro dos Estrangeiros disse, nesta sala, que entrara em negociações com o Governo Espanhol sobre a forma de vigiar os conspiradores que se encontram perto da fronteira.

Ora S. Exa., ao dar essa noticia fê-lo certamente, com o intuito de espalhar o sossego em todo o país. Por outro lado o Sr. Ministro da Guerra continua a pôr tropas em movimento. Assim acho inopportuna a marcha da força de caçadores e que hontem seguiu para o norte.

Por essa forma, se por um lado se procura sossegar o espirito publico com palavras, por outro estabelece-se o desassossego com a marcha das tropas.

(O orador não reviu).

O Sr. Presidente: - Amanhã ha sessão, ás 2 horas da tarde, sendo a ordem a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 6 horas e 30 minutos da tarde.

Documentos mandados para a mesa nesta sessão

Representações

Da classe dos escultores de imagens religiosas do Porto, pedindo que seja modificado o artigo 29.° do decreto com força de lei, da separação do Estado das Igrejas.

A commissão ecclesiastica.

Dos amanuenses da Secretaria Geral das Bibliotecas e Archivos Nacionaes, empregados subalternos e menores da Biblioteca Nacional de Lisboa, pedindo melhoria de situação.

A commissão de petições.

Da Associação de Classe dos Operarios Marceneiros, com séde em Lisboa, pedindo que seja decretado o horario de oito horas de trabalho, e chamando a attenção para a falta do hygiene nas officinas.

Á commissão da hygiene.

Petições

Do selleiro-correciro do esquadrão de cavallaria n.° 2, Pedro dos Santos, reclamando contra a exiguidade do pret dos artifices.

Á commissão de petições.

Os REDACTORES:

(Antes da ordem do dia) = F. Alves Pereira.
(Na ordem do dia) = Mello Barreto.