O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 30 DE 25 DE JULHO DE 1911 5

em geral, todos os modernos processos industriaes da mecanica moderna, só beneficiam os patrões e os capitalistas. Lassalle condensou esses phenomenos nesta frase: lei de bronze dos salarios. A verdade é, porem, que o capital sem trabalho fica desvalorizado. Fechado em cofres-fortes, immobilizado, é improductivo. Como ha pouco escrevia o illustre Ministro do Fomento, o capital é uma cousa inerte, se o não vivificar o trabalho.

O desenvolvimento do proletariado e a concentração das industrias ha de fatalmente fazer baquear os privilegios dominantes.

A plutocracia dos réis do petróleo, do ouro, da prata, do carvão, dos caminhos de ferro, etc., nos Estado Unidos do Norte, é considerada uma grande preparação para o desideratum socialista. A socialização ou apropriação serão mais fáceis, visto que a concentração das riquezas se faz na mão de uma pequena minoria, por isso mesmo mais facil de vencer.

Os socialistas esperam que os meios materiaes da produccão hão-de, por fim, concentrar-se nas municipalidades ou communas - para beneficio de todos. Esta revolução vae-se operando evolutiva e tacitamente, tal qual como a que subverteu o feudalismo. Somente ella é muito lenta, impondo-se a legisladores e estadistas conjurá-la, na sua violencia, por meio de reformas immediatas, no alto intuito de evitarem uma grande e sangrenta catastrophe.

A questão social é puramente economica. Outros a consideram ha muito politica tambem. Por isso Marx e Engels, desde a Revolução Francesa de 48, gritaram: "Proletarios de todos os países! Uni-vos, se quereis triumphar!

Marx fundou, em 1864, a Associação Internacional dos Trabalhadores. O nome de "democracia social" começou a usar se em 1869, e o partido socialista a ser poderoso na Allemanha em 1875.

O ultimo quartel do seculo XIX deu á Allemanha: as leis repressivas de 1878, a sua revogação em 1890, as tres leis de seguros, e o progresso estupendo das industrias. Bismark, alarmado com os candidatos socialistas, fez votar, em 1878, uma lei de poderes excepcionaes Ausnahmegesetz), e obrigou a imprensa socialista a refugiar-se na Suissa. Não pôde, todavia, suffocar a voz de Liebknecht, nem a de Bebei, por lhe ter fracassado a tentativa de privar das suas immunidades os membros do Reichstag. Esmoreceu a repressão doze annos depois, a ponto de se tolerarem as reuniões dos proletarios.

Em 1891, o Reichstag recusou-se a prorogar, por mais cinco annos, as leia obnoxias de 1878, e em 1899 rejeitou as que prohibiam a fusão das uniões de trabalhadores naturaes alliados dos socialistas democraticos.

Em 1878, os socialistas tiveram apenas 437 votos para o Reichstag. Em 1898, mais de dois milhões de votos! Em 1877 era apenas de doze o numero dos Deputados socialistas. Em 1898 era de cincoenta e seis!

Bismark, como elle proprio reconheceu na discussão parlamentar de 6 de setembro de 1878, fora amigo e admirador de Lassalle. Não antipathizava com as suas theorias abstractas, nem lhe repugnava empregá-las por parte do Estado. Por isso planeou uma serie de medidas, para segurar os proletarios contra a doença, os accidentes de trabalho, e a velhice. Os seus projectos converteram-se em leis, respectivamente em 1883, 1884 e 1891. Riram-se os socialistas, a principio, de taes providencias. Mas, depois, acceitaram-nas, considerando, não sem razão, o principe de Bismark como seu descipulo ou correligionario.

A social democracia allema teve facil accesso na Bélgica e na Hollanda, países favoritos para os congressos socialistas. A Confederação Suissa não tinha seguro obrigatorio contra a doença e accidentes de trabalho, porque fora rejeitado pelo referendum em maio de 1900.

Tem um dia legal de trabalho - onze horas - cumprindo notar que ha mais socialismo nos cantões allemães.

Na Dinamarca, especialmente em Copenhague, o socialismo allemão tem alguma influencia. Tambem influenciou a Suecia, e mais especialmente a Noruega. Mas em nenhuma constitue poder politico. Na Áustria, o partido socialista contava no Reischsvath, em 1897, doze membros.

Quanto á França, tem marchado muito á retaguarda, a respeito de leis trabalho, pensões para a vilhice, etc.; mas decretou indemnização aos trabalhadores em lé88, e já, desde 1885 para cá, foi copiosa a ponto de produzir todas as leis seguintes:

Lei de 1886, criando as caixas de reforma na velhice; de 1887, sobre a protecção ás crianças desamparadas; de 1890 sobre os livretes operarios, o contrato de aluguer, e as relações dos agentes de caminhos de ferro com as companhias; de 1891, criando a regulamentação do trabalho dos menores e das mulheres; de 1892, sobre a conciliação e a arbitragem; de 1893, sobre a assistencia medica gratuita; de 1894, organizando a caixa de soccorros obrigatorios; de 1894, sobre habitações baratas; de 1895, sobre a protecção dos salarios; de 1898, sobre as associações de soccorros mutuos e os accidentes de trabalho; de 1899, sobre o conselho superior do trabalho; de 1900, sobre o trabalho das mulheres e dos menores nos estabelecimentos industriaes; de 1901, sobre o contrato de associação; de 1904, sobre a collocação dos operarios dos dois sexos; de 1905, modificando a lei de 1888 sobre os delegados mineiros, sobre a duração do trabalho nas minas, sobre a assistencia obrigatoria dos velhos e dos enfermos incuraveis, e, por fim, sobre as caixas de pensões e reforma dos operarios, autorização ás mulheres para disporem das suas economias e producto do seu trabalho, etc.

Na Inglaterra, os congressos da União dos Trabalhadores, as sociedades cooperativas e as commerciaes teem desempenhado papel socialista importante. A agitação dos desempregados produziu desturbios em Londres (1886 e 1887). Na politica municipal a Sociedade Fabiana, fundada em 1884, tem importancia. Não quer que o Estado monopolize ai industrias em prejuizo dos empregados particulares, ou iniciativas individuaes, alem do necessario para garantir o pão do povo. Completamente independentes, alguns dos seus membros radicaes acceitam as condições impostas pela natureza humana, pelo caracter nacional, e pelas circunstancias politicas do povo inglês.

Em 1879 Mill publicou uns ensaios sobre o socialismo que causaram impressão.

Os escritos de Henry George (1880), principalmente Os problemas Sociaes, e as suas conferencias volantes na Grã-Bretanha (1881-1882), despertaram grande enthusias-mo para a nacionalização da grande propriedade rustica, medida já preconizada por Spencer em 1775, James Mill em 1821, Dove em 1850, Herbert Spencer em 1851, e Robert Wallace em 1882. A Liga Territorial Irlandesa tambem contava advogados d'essa providencia. Mas a lei de Gladstone (1891) tinha um significado meramente individualista, se bem que socialista sobre varios aspectos.

Os socialistas formaram em 1880 a Federação Democratica (William Morris, e Hyndeman). O seu orgão - A Justiça - subsistiu. Em 1884 Morris funda A Republica mas abandonou a Liga em 1890.

O livro de Rellamy, Olhando para trás, fez alguma impressão, mas não tanto como a Merrie England, escrita em 1894 por Blatchford, de quem foi editor o orgão socialista The Clarion. Embora não houvesse até então partido socialista forte, como na Allemanha, tinha-se operado já grande mudança, no espirito dos politicos ingleses, e bem a revelou o famoso discurso de João Bright em