O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 34 DE 31 DE JULHO DE 1911 5

de metros cubicos, agua que dá para alimentar nos usos domésticos por um anno todas as cidades, villas e aldeias da Inglaterra, e onde trabalharam ao mesmo tempo 13:000 pessoas de dia e 13:000 pessoas de noite, mostrou-se tão lucrativo nas primeiras colheitas, que logo se resolveu aumentar-lhe a altura para regar então 3:850 kilometros quadrados.

Eu queria que este projecto de lei tivesse a sobriedade de linhas da Reclamation Law de 1902, e trouxesse para o meu país beneficios semelhantes.

O Governo norte-americano vende as terras do dominio publico de acordo com a Homestead Law, mas apenas 16 a 6õ hectares a cada colono, superficie julgada bastante para sustentar uma familia.

O producto d'esta venda constitue um fundo especial para o estudo, construcção e custeio de obras de irrigação o beneficio das terras aridas e semi-aridas.

São gigantescas e muito uteis as obras feitas e em construcção; e hoje este serviço é tão necessario nos Estados Unidos Norte-Americanos, como o dos correios e telegraphos.

Calcula-se que neste proximo terço de seculo, por cada dez annos, os Estados Unidos Norte-Americanos terão uma superficie irrigada por esta forma igual á que actualmente está em irrigação em todo o West, fornecendo novos predios ruraes, novos lares, para milhões de habitantes, e alimento para toda a nação e para exportar ás mãos largas. Por mais de quatro milhões de kilometros quadrados estende-se a região arida e semi-arida Norte-Americana, de alem do meridiano 98.° ao Pacifico.

Esses terrenos vão sendo conquistados pela irrigação, embora não haja chuva senão para uma pequena parte d'elles, e soffrem uma transformação completa pela agua: "cem espigas de trigo substituem uma erveira agreste, e cem cabeças de gado pastam onde antes um antilope ou dois erravam".

No fim de 1908 havia no Far West cerca de 5.270:000 hectares de terra era irrigações um terço a um quarto da que lá poderá ser irrigada para o futuro. Quando os 182:000 kilometros quadrados forem irrigados, poderão comportar 9.000:000 habitantes, e pela irrigação poder-se-ha dar casa e sustento a 20.000:000 habitantes nos Estados Unidos Norte-Americanos.

O custo dos trinta projectos acabados ou em construcção está avaliado em 119:555 contos de reis; o valor da terra, sem bemfeitarias, depois de irrigada, será de 239:435 contos de réis, dando cerca de 100:000 contos de réis de lucro aos agricultores no aumento de valor; e a producção annual não será inferior a 75:000 contos de réis.

Nos serviços da Reclamation empregam-se 16:000 homens e gastam-se cerca de 1:250 contos de réis por mês. Nos primeiros cinco annos gastou-se mais de 33:000 coutos de réis. Segundo Newel, até 1907 o Reclamation service fez cerca de 600 kilometros de estradas, mil pontes com um comprimento total de 8 kilometros, manufacturou varios artigos, inclusivamente tejolo e cimento (sendo uma d'estas fabricas a da albufeira de Roosevelt, que dava 500 barricas por dia e trouxe 600 contos de réis de economia sobre a proposta mais barata para as 340:000 que se gastaram); fez acampamentos e chegou a alimentar 1:000 a 5:000 homens por anno; enifim executou todos os trabalhos relativos aos projectos de irrigação em sitios onde ninguem ou pouca gente vivia.

E assim se executaram as immensas albufeiras, os compridos tunneis, os grandes açudes, e os extensos canaes necessarios para conquistar a região arida e transformar as areias do deserto em terra de promissão.

Foi, ha poucas semanas, em 18 de março proximo passado, que no Arizona sã inaugurou o Roosevelt dam, o qual vae irrigar 972 kilomettos quadrados de terra arida no valle de Salt River. Custou cerca de 300 contos de réis a estrada para o logar da obra, que estava a 100 kilometros da primeira estação de caminho de ferro, e que teve de ser aberta através do deserto e nas encostas perpendiculares de desfiladeiros. A primeira pedra foi collocada em 20 de setembro de 1906, e o trabalho de alvenaria estava pronto em 5 de fevereiro de 1911, com o despendio de 3:500 contos de réis.

Em 30 de junho de 1909 o fundo agricola tinha attingido 58:582 contos de réis e tinha-se despendido 45:750 contos de réis, irrigando-se 172:000 hectares que faziam 7:970 granjas; mas podendo-se aumentar o terreno para 310:000 hectares e as granjas para 12:188. O presidente Taft pediu ao Congresso autorização para emittir até 30:000 contos de réis para completar as 196 obras, devendo estar todos pagos pelos fundos dos projectos no prazo de dez annos.

A grandeza das obras, os resultados esplendidos colhidos, o desembaraço de peias e a iniciativa Norte-Americana assombram a nossa incuria secular. No entanto nós estamos em óptimas circunstancias de aproveitarmos o nosso Alemtejo, que comparado ao deserto americano, é bem mais simples de valorizar pela agua e será mais productor.

E certo que a irrigação é necessaria quando, não sendo superior a 50 centimetros a chuva annual, ha estiagem no tempo da cultura, de abril a setembro. Se o Alemtejo tem chuva annual que, bem repartida, daria para uma agricultura regular, por outro lado o clima é tão seco no verão que nenhuma outra parte da Europa se lhe compara. Terra de pequena altitude, mal favorecida na orla maritima, apresenta-se com um clima de deserto, como se uma restea do calor e da secura do Sahara por ali andasse no mês de agosto, e com uma primavera e verão tão secos que não se pode fazer uma agricultura intensa e estavel sem um previo systema de irrigação.

Não resta duvida nenhuma que num plano bem esboçado de irrigação pode todo o país riba e alemtejano passar a vasta região de prosperidade, e que um systema de albufeiras e de canaes para irrigação e navegação ha de modificar o aspecto desolador d'esta terça parte continental que mal se poderá dizer terra portuguesa, de tão estranha que ella em aspecto de toda a ordem se nos mostra.

Dentro de poucos annos abre-se o Panamá, e nós carecemos de nos prepararmos para tomarmos o logar na vida mundial que a nossa terra riquissima e vasta no continente e nas colónias nos pode assegurar pelos productos e pela posição. Fomos e somos uma nação de riqueza enorme inexplorada: aproveitemos este impulso de momento para nos penitenciarmos, e encaminharmos a nossa actividade para o trabalho reflectido e util.

Este projecto de lei, moldado na legislação Norte-Americana, coaduna-se com as ideias mais justas dos homens de sciencia que pugnam pela conservação dos recursos ua-turaes, e tem por fim especial promover a occupacão e a utilização da terra inculta no nosso país, principalmente do Alemtejo, a repartição do nosso povo de acordo com a riqueza do solo, o desvio da actividade do funccionalismo para a terra, a criação de uma geração nova, activa e despida de preconceitos; o que tudo contribuo poderosamente para o nosso equilibrio economico e financeiro, e para o nosso melhoramento moral e politico. (Em 30 de junho de 1909, havia reservas nacionaes Norte-Americanas numa area de 131.000:000 hectares, de que 1.500:000 em parques nacionaes e 78.600:000 em florestas administradas no interesse do povo. A receita d'estas aumentou de 25:500 contos de réis em 1902, para mais de 1:000 contos de réis em 1906).

Não resolve o nosso problema agrario a grande cultura como a dos dominios da Bonanza ou do Sr. José Maria dos Santos; tristeza nos faz imaginarmos como seria vida desorganizadora e suppliciante a do trabalhador rural,